O que é e por que utilizar storytelling nas redes sociais?
| Foto: ShutterStock
  • Por BDDB Branding Design
  • 11/06/2021 17:09

O ato de contar histórias sempre fez parte da nossa vida e cultura. Mesmo na Idade das Pedras, nós humanos sabíamos como contar histórias que despertavam o interesse. A técnica de transformar as mensagens em algo impactante e inesquecível não poderia ser deixada de lado em estratégias de marketing, não é mesmo? Nesse segmento, ela é chamada de “storytelling” em tradução livre “contando histórias”. Esse recurso é aplicável em inúmeras ações, incluindo nas redes sociais.

O storytelling visa contar uma história que desperte identificação e emoções nos seguidores. A técnica é usada para conseguir moldar o relacionamento com o cliente e se aproximar dele.

Nas redes sociais, o storytelling é um recurso capaz de encantar e engajar a audiência, destacando o perfil no meio de tantos outros e humanizando a marca. O fato é que o storytelling tem três poderes: atrair atenção da audiência, gerar compreensão e tornar memorável. Quando contamos uma história, as pessoas prestam mais atenção, colocam-se no lugar dos protagonistas, pensam em soluções para as crises, ou seja, praticamente vivem a história.

A estratégia pode trazer resultados bem satisfatórios.

Mas como usar o Storytelling nas redes sociais?

Ter estratégias de storytelling nas redes sociais é praticamente uma obrigação das empresas que buscam engajamento e estabilização de marca. E para conseguir bons resultados é preciso ter muita criatividade para cativar os seguidores por meio das histórias.

Os principais elementos de um bom storytelling são: o cenário, a mensagem a ser transmitida, um personagem forte que percorre uma jornada e o desafio que o motiva. Nas redes sociais os conteúdos devem ser mais dinâmicos, por esse motivo, o recurso pode ser aplicado de forma simplificada. Vamos conhecer algumas ideias para utilização do recurso nas redes sociais:

  1. Conte sobre as origens da marca;
  2. Mostre histórias de colaboradores e consumidores;
  3. Inclua valor no conteúdo. Diga quais causas apoia;
  4. Traga histórias em formato de vídeo.

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