Todas as grandes marcas também são reconhecidas por suas cores e elementos visuais.
Todas as grandes marcas também são reconhecidas por suas cores e elementos visuais.| Foto: ShutterStock
  • Por BDDB Branding Design
  • 07/06/2021 18:47

Todos temos conjuntos de características que nos tornamos únicos e reconhecidos pelos demais. Elas vão desde a aparência física até traços da personalidade. E com marcas e empresas não é diferente.

O que é identidade visual?

A identidade visual nada mais é do que um conjunto de elementos gráficos e visuais - cores, logotipo, tipografia, grafismo e slogan - que refletem um nome, ideia, produto, empresa ou serviço. Eles são responsáveis por identificar e dar personalidade à marca.

Nesse combo, também entram os aspectos não tangíveis, como a missão, valores e princípios. Juntos, eles tornam a marca conhecida e, consequentemente, reconhecida nos momentos de compra e tomadas de decisão.

Qual a importância da identidade visual?

Uma identidade visual arquitetada e marcante é uma estratégia essencial para a marca, isso porque ela leva ao reconhecimento e ao valor da marca. O principal fator de importância é que, com ela, é possível definir de forma visual, prática e “à primeira vista” quem é a empresa.

Se a marca não tem uma identidade visual que se comunique bem com seu público, pode passar a impressão de ser uma empresa de pouca credibilidade. Ou seja, a identidade visual gera sentimento de identificação e confiança.

Grandes nomes do mercado são representados por imagens e cores que despertam a lembrança cognitiva dos consumidores, até mesmo de forma inconsciente. Um M amarelo com um fundo vermelho, uma maçã mordida ou até mesmo a cor azul-turquesa com certeza devem te remeter a algumas marcas.

O que torna uma identidade visual ruim?

É fundamental evitar cometer erros de identidade visual para que a credibilidade da empresa não seja afetada. Listamos 6 erros que não devem ser cometidos:

  1. Excesso de cores e efeitos;
  2. Falta de clareza;
  3. Escolher fontes complexas;
  4. Falta de objetivo;
  5. Logotipos irremediáveis;
  6. Incompatibilidade com diferentes plataformas.

Diferença entre Identidade visual e branding

Por mais que estejam ligados entre si, identidade visual e branding tem conceitos diferentes e é essencial saber distinguir.

Como explicado anteriormente, a identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que ajudam a caracterizar a personalidade. Enquanto que o branding é o posicionamento estratégico e o gerenciamento da marca. Refere-se a um conjunto de ações que ajudam a fidelizar e encantar o cliente.

Quero uma identidade visual ou uma consultoria em branding para a minha marca, como eu faço?

Se essa leitura despertou o desejo de criar uma identidade visual ou redesenhar a sua marca, indico que procure um profissional da área. O mesmo vale para consultoria em branding. A BDDB possui uma equipe preparada para auxiliar em todo o processo.

A BDDB.ag é uma agência de design com foco em gestão de marcabranding estratégico e presença digital.

A agência possui uma metodologia única chamada Brand Power e procura trabalhar o SEXY CANVA das marcas, tornando-as relevantes e cativantes para seus públicos alvo através de cor, forma, cheiro, gosto e experimentações que estimulam todos os sentidos e ativam neurotransmissores importantes para tomada de decisão.

Fundada em 2002, a BDDB.ag tem experiência e juventude para atuar com negócios com propósito. A equipe é composta de 14 profissionais experientes. Entre os clientes, marcas nacionais e multinacionais como: Casex Innovation in Healthcare, Banco HNSG, Hospital São Vicente,YAMAHA DO BRASIL, BANCO CNH, STCP Engenharia, ROCKFELLER Idiomas e outras.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas possam aprender sobre identidade visual.

Aproveite e acesse nosso site para conhecer nosso trabalho, e quem sabe não nos tornarmos parceiros?

Para mais informações, fale conosco.

BDDB
+55 41 2170-9197
+55 41 9855-7878
thiago@bddb.com.br Av. Rep. Argentina, 1228, Sala 2608 Água Verde - Curitiba – PR