A praia de Jericoacoara é um verdadeiro paraíso com águas cristalinas.
A praia de Jericoacoara é um verdadeiro paraíso com águas cristalinas.| Foto: Divulgação
  • Por Beach Park
  • 20/10/2021 09:50

Se tem uma coisa que o Brasil tem são belezas naturais, que valem a pena explorar, conhecer e se encantar. São roteiros para todos os gostos, dos mais aventureiros aos mais tropicais.

E para quem gosta de brisa e água fresca, não precisa sair do país para conhecer alguns paraísos. Aqui mesmo, no Nordeste, encontramos várias das mais belas praias brasileiras.

Algumas delas estão no Ceará. Por quase toda orla do estado, podemos curtir a beleza das falésias, uma brisa deliciosa, dunas e um mar com temperatura irresistível, durante praticamente todo o ano.

Ou seja, a costa cearense é um destino irresistível de janeiro a dezembro. Neste artigo, iremos apresentar para você 4 paraísos que vale a pena conhecer no litoral do Ceará.

Praia de Jericoacoara

Localizada no litoral oeste do Ceará, mais precisamente no município de Jijoca de Jericoacoara, este é um dos principais cartões postais do estado.

As dunas, praias e lagoas fazem desse paraíso cearense um dos destinos mais procurados por turistas do mundo inteiro, em qualquer época do ano.

Conhecida popularmente por Jeri, a pacata vila de pescadores cresceu, mas sem perder suas belezas naturais, que convivem harmoniosamente com hotéis, pousadas, restaurantes e bares.

Jericoacoara está localizada a cerca de 300 km de Fortaleza e, da capital para lá, você pode chegar de ônibus ou através de carros contratados.

Melhor momento para ir:

Como em todo litoral nordestino, o tempo é o menor dos seus problemas em Jeri. Isso porque, durante o ano inteiro, a região é ensolarada, com clima quente e úmido.

Mesmo que entre os meses de fevereiro e maio possam ocorrer algumas chuvas esporádicas, elas não são suficientes para estragar sua viagem tropical.

Para quem gosta de aproveitar a brisa para curtir esportes radicais, os ventos fortes do segundo semestre são perfeitos para praticar windsurfe e kitesurfe.

Alguns dos locais que valem a pena conhecer:

A paisagem natural desse paraíso é um dos seus principais atrativos. Por isso mesmo, você não pode deixar de conhecer alguns destinos encantadores e inesquecíveis.

PEDRA FURADA: esse é um dos principais cartões postais de Jeri. O grande arco, esculpido pela ação das ondas, está situado na Região Rochosa de Jericoacoara, a cerca de 45 minutos de caminhada a partir da vila.

POÇO DA PRINCESA: com aproximadamente 1,70 metro de profundidade, essa pequena piscina natural encravada em uma rocha está localizada próximo à Pedra Furada.

DUNA DO PÔR-DO-SOL: aqui é o melhor local para apreciar tanto o amanhecer como o entardecer. O tamanho desse acidente geográfico dentro do Parque Nacional de Jericoacoara impressiona.

PRAIA PRINCIPAL: aqui é o canto certo para você relaxar e apreciar a paisagem. As águas são rasas e os ventos, constantes, com jangadas e pequenas lagoas de cenário. Ainda dá para aproveitar as espreguiçadeiras dos bares ao redor.

PRAIA DA MALHADA: esta praia é menos movimentada e rodeada de pedras. Ela é conhecida por sua exuberância e paisagem única. Também é muito procurada para a prática do surfe.

SERROTE: esse é um dos poucos lugares no Parque Nacional onde existe vegetação arbustiva, de formação cristalina. Esse local protege o vilarejo dos ventos e das areias das dunas.

FAROL: localizado no ponto mais alto do Serrote, a 98 metros acima do nível do mar, o farol é um mirante natural que propicia uma vista em 360° da região.

MANGUE SECO: esse local chama atenção por sua vegetação, onde vivem caranguejos e marias-farinhas. Em suas águas, também é possível ter contato mais de perto com os incríveis cavalos-marinhos.

LAGOA DO PARAÍSO: com águas doces, cristalinas e mornas, em tons de azul e verde, a lagoa de Jijoca (como também é conhecida) é o refúgio perfeito para se divertir ou apenas descansar nas redes de tucum armadas dentro d’água.

BURACO AZUL: essa é a mais recente sensação da região, que nada mais é do que um grande reservatório de água azul-turquesa, localizado no distrito de Caiçara, no município de Cruz, a cerca de 18 km ao leste de Jeri.

Conheça o maior parque aquático da América Latina.

Praia de Canoa Quebrada

Canoa Quebrada é um dos principais destinos do litoral cearense.
Canoa Quebrada é um dos principais destinos do litoral cearense.| Crédito: Shutterstock

Se você deseja fugir da correria do dia a dia para se divertir e relaxar em um paraíso de águas cristalinas, Canoa Quebrada é o local certo para você.

Um dos destinos mais procurados do Ceará, esse vilarejo fica localizado no município de Aracati, a cerca de 2h30 da capital Fortaleza.

Se durante o dia Canoa é perfeita para aproveitar o sol e a brisa do mar, durante a noite a vila se agita. Aliás, foram essas características que fizeram deste local um dos destinos mais badalados do litoral cearense.

Canoa Quebrada é uma antiga vila de pescadores que, graças à sua beleza natural e à hospitalidade do seu povo, tornou-se reduto dos hippies e dos alternativos na década de 70.

Foi só uma questão de tempo para que visitantes de todo o país e do mundo descobrissem esse paraíso cearense. O resultado é que, hoje, são muitos os atrativos da praia.

Uns procuram a boa gastronomia e a badalação noturna, enquanto outras pessoas procuram descanso à beira-mar. Tem lugar para todo mundo.

Principais atrativos de Canoa Quebrada para você conhecer:

Paredões e mar

Canoa Quebrada possui alguns quilômetros de falésias vermelhas, com mais de 30 metros de altura. Um imponente cenário natural que impressiona.

Quem visita este paraíso cearense não consegue esquecer seu mar de águas mornas e cristalinas. Combinando com esse cenário, os quiosques da orla oferecem deliciosas opções para comer e beber.

E para quem deseja contemplar a paisagem de cima, uma boa dica é percorrer a passarela de madeira erguida sobre as falésias. Ela também vai te levar até o mirante, onde você terá uma vista privilegiada do Oceano Atlântico.

Natureza e aventura:

Canoa também é perfeita para praticar esportes radicais. Os ventos tranquilos e constantes fazem de lá um dos melhores lugares para a prática de parapente.

E quando você estiver lá no alto, poderá admirar um espetáculo à parte: o contraste entre o turquesa do mar e o vermelho das falésias.

Se você preferir algo mais tranquilo, pode aproveitar para fazer um passeio de jangada, um programa típico da região e ideal para aqueles dias em que as águas estão mais tranquilas.

Mas se o que você deseja é fazer algo na terra firme, que tal dar um giro pelas praias da região em um buggy? Esse trajeto inclui vilarejos como Majorlândia e Ponta Grossa.

Arte na rua:

Talvez um dos pontos mais conhecidos em Canoa seja a figura da estrela envolta pela lua crescente, esculpida em uma de suas falésias.

A origem desse símbolo, um ponto de parada obrigatória para fazer uma foto clássica da viagem, tem várias teorias.

Uma delas, a mais conhecida, é a de que um casal de turistas estrangeiros pediu para o artesão Chico Eliziário (1916-1990) fazer anéis com osso de tartaruga.

Assim, o enfeite fez tanto sucesso que Chico recebeu pedidos de vários moradores e visitantes e, com isso, o símbolo tornou-se uma marca do lugar.

Anos mais tarde, o artesão esculpiu a figura na falésia, que se tornou cartão-postal de Canoa Quebrada.

Vistas privilegiadas:

Após um dia de muitas aventuras pelas praias da região, que tal relaxar curtindo o fim de tarde na duna do pôr do sol? Esse é aquele lugar para garantir belas fotos.

E nas noites mais claras, sem nuvens, outro atrativo é o céu estrelado, cenário perfeito para curtir a dois. Inclusive, com direito a lenda e tudo: os namorados que assistem juntos esse espetáculo natural, acabam casando depois.

Gastronomia deliciosa:

Canoa, como todo vilarejo litorâneo, tem sua gastronomia dedicada ao mar, com os cardápios dos restaurantes, bares e barracas repletos de peixes, camarões e lagostas.

À noite, vale a pena curtir o agito e a culinária variada dos restaurantes, muitos deles na famosa Broadway, principal rua de Canoa.

Praia de Águas Belas

Pertinho de Fortaleza, a praia de Águas Belas é aquele cenário tropical que encanta quem passa por lá, seja pela cor da água, por suas piscinas naturais que se formam na maré baixa, ou pelas dunas branquinhas que se misturam aos coqueirais.

Localizada no município de Cascavel, a praia é conhecida por suas paisagens incríveis. Além disso, Águas Belas tem para te oferecer uma boa infraestrutura, com barracas de praia e hospedagens.

O que fazer por lá:

Esse é o destino perfeito para você relaxar muito, aproveitando as piscinas naturais no ponto de encontro entre o rio Mal Cozinhado com o mar.

Águas Tranquilas é o destino ideal para quem viaja com crianças, já que o mar é mais calmo e não forma ondas grandes.

Outra coisa boa para aproveitar por lá é simplesmente ficar à toa nas barracas de praia, que ficam de frente para o azul fascinante do oceano.

Assim como em outras praias do litoral cearense, o passeio de buggy é algo que você precisa fazer. E como o sol no Ceará dura o ano inteiro, o passeio de barco pelo rio Mal Cozinhado também é imperdível.

Praia de Porto das Dunas

Sabe aquele destino repleto de belezas e atividades ligadas à natureza? Assim é a praia de Porto das Dunas, com suas águas mornas.

Localizada no município de Aquiraz, a apenas 22 km do centro de Fortaleza, Porto das Dunas possui ótimas opções de divertimento e prática de esportes, como surf, kitesurf e windsurf.

E como se não bastasse sua beleza paradisíaca, a região ainda abriga o maior parque aquático da América Latina, o Beach Park.

Com atrações para a família inteira se divertir muito, com toda segurança e qualidade, o Beach Park é um atrativo à parte (e que atrativo).

São mais de 18 atrações, classificadas em radicais, moderadas e para toda a família. Mais de 7.793.000 litros de água vão garantir muita diversão e adrenalina para você e sua família.

O Beach Park reúne em uma estrutura de mais de 200.000 m², um parque, três resorts e um hotel, além de um agradável espaço na praia, pé na areia, onde você e sua família podem ter uma inesquecível experiência gastronômica.

Então, agora que você já sabe que não precisa sair do Brasil para conhecer o paraíso, que tal programar suas férias inesquecíveis no litoral cearense? E, claro, se divertir muito no Beach Park.

Clique aqui e entenda por que, nas próximas férias, você precisa se esbaldar nas atrações do Beach Park.