A moqueca (foto) é um dos pratos típicos da gastronomia local.
A moqueca (foto) é um dos pratos típicos da gastronomia local.| Foto: Divulgação
  • Por Beach Park
  • 16/11/2021 13:51

A comida também é um modo de conhecer uma cidade, um país ou uma cultura. Se uma viagem de férias já é marcante para nossa vida, quando os sabores locais fazem parte do roteiro, a memória afetiva fica ainda mais forte.

O Ceará é assim, um estado cheio de atrativos, seja por suas belas praias e belezas naturais, por sua variedade cultural, pelo maior parque aquático da América Latina, ou simplesmente porque tem uma culinária irresistível.

Se você ainda não conhece esse estado nordestino, talvez esta seja a hora de programar as próximas férias com sua família e aproveitar a gastronomia cearense.

Comidas do Ceará

A culinária do Ceará tem na sua herança traços da cozinha indígena, portuguesa e africana: baião de dois, carne do sol, cheiro verde, rapadura, caju, queijo coalho, peixe, crustáceos, caldos, tapioca e paçoca.

Apesar das transformações da vida urbana e mesmo com as mudanças dos cenários e paisagens das cidades, ao longo dos anos, os sabores, aromas e características da gastronomia mantêm-se presentes e marcantes.

Embora algumas receitas tenham passado por uma “modernização” ou adaptação, a criatividade cearense consegue potencializar ainda mais os pratos, mantendo os mesmos ingredientes tradicionais.

Receitas para experimentar já

Quando pensamos sobre o que comer no Ceará, precisamos estar preparados para uma mesa farta de frutos do mar e temperos marcantes. Uma mistura irresistível dos sabores portugueses, indígenas e africanos.

Mas não é só do mar que vem as especialidades da cozinha cearense. Você também vai encontrar baião de dois, carne de sol, tapioca, castanha de caju, rapadura e queijo coalho.

Além disso, a comida não é tão picante, mas cheia de sabores marcantes, graças ao pimentão, a pimenta de cheiro e ao coentro.

Caranguejada

A quinta-feira do caranguejo é uma tradição no Ceará.
A quinta-feira do caranguejo é uma tradição no Ceará.| Foto: Divulgação

Quem precisa esperar pela sexta-feira para curtir um happy hour após o trabalho quando existe a quinta do caranguejo para aproveitar com a família ou amigos?

Tradição entre os cearenses, esse é um dia sagrado para comer caranguejo por lá, mas claro, você pode fazer isso em qualquer dia da semana.

Com a carne desfiada e acompanhada por molhos ou inteiro para ser "quebrado", com muito caldo, leite de coco e tempero, o caranguejo pode ser servido de muitas formas, todas deliciosas.

Carne de sol com baião de dois

| Foto: Divulgação

Essa é uma receita tradicional no Nordeste, que tem suas raízes no Ceará. Embora você encontre no cardápio de alguns restaurantes de São Paulo, nada como comer um belo prato de baião de dois com carne de sol em terras nordestinas.

No prato, você vai encontrar feijão e arroz já cozidos, juntos e misturados. Às vezes o arroz é cozinhado dentro do próprio feijão, que de preferência deve ser o de corda.

Esse casamento perfeito do arroz com feijão fica ainda mais saboroso quando adicionamos carne seca, linguiça calabresa, bacon ou torresmo, além de cheiro verde e o queijo coalho em cubinhos.

E para acompanhar, um pedaço suculento de carne de sol, também conhecida como carne do sertão.  Não sei se você sabe, ela leva esse nome porque, antigamente, era feita em duas etapas: salgava ligeiramente e secava as peças ao sol.

A carne de sol pode ser servida como bife, isquinhas ou desfiada, puxada na manteiga de garrafa ou da terra (como é conhecida no Nordeste).

Peixada cearense

A diferença da Peixada Cearense para a moqueca está no complementos: ovos cozidos, pirão, farinha de mandioca.
A diferença da Peixada Cearense para a moqueca está no complementos: ovos cozidos, pirão, farinha de mandioca.| Foto: Divulgação

Símbolo da culinária do Ceará, a peixada é um cozido de peixe servido com pirão. Esse prato é tão tradicional que está presente no cardápio de praticamente todos os restaurantes, dos mais modestos aos mais requintados.

Aliás, a peixada é comumente encontrada nos estados litorâneos, mas cada um tem a sua variação. No Ceará, o prato é feito com algum peixe comum na região, como robalo, badejo ou namorado.

No preparo, o toque da gastronomia cearense é dado com suco de caju. O ideal é apreciar a peixada com o pirão feito com o caldo do peixe, engrossado com farinha de mandioca – herança indígena e africana.

Arrumadinho com cuscuz e pimenta biquinho

| Foto: Shutterstock

Receita típica do Nordeste, o arrumadinho é daqueles pratos capazes de fazer um "carinho" no estômago de tão delicioso que é. A ideia é reunir no mesmo lugar alguns dos sabores mais marcantes da gastronomia nordestina.

Aliás, por isso é chamado de arrumadinho, porque cada um dos alimentos que compõem o prato são preparados separadamente e organizados lado a lado na hora de servir.

Uma das versões do arrumadinho cearense leva carne-seca acebolada com manteiga de garrafa, cuscuz de milho, vinagrete e feijão-fradinho. Mas se você preferir, pode fazer com carne-de-sol, cuscuz e feijão verde.

Isso tudo sem esquecer de colocar a pimenta biquinho, com seu sabor doce e marcante, que não arde nem um pouco.

Grelha de frutos do mar

Os amantes de frutos do mar não resistem a um prato como esse.
Os amantes de frutos do mar não resistem a um prato como esse.| Foto: Divulgação

Se tem uma coisa boa para fazer no Ceará é comer, muito bem, a propósito. E quando pensamos em frutos do mar, o estado é referência nesse tipo de gastronomia.

Nem precisa estar em um restaurante perto da praia para saborear as delícias que vêm da água salgada, como o camarão, a lagosta e o caranguejo.

E se você acha que só dá para preparar os frutos do mar fritos, refogados ou ensopados, conheça também a versão grelhada, mais leve, menos carregada no tempero, mas com muito sabor.

Casquinha de caranguejo com farofa crocante

| Foto: Shutterstock

Você já percebeu que o caranguejo tem lugar de destaque na gastronomia cearense, tem até um dia da semana dedicado ao crustáceo (a quinta-feira).

E uma das várias formas de saboreá-lo é desfiado e refogado, acompanhado de uma farofa crocante e cheia de sabor.

Neste prato você não precisa ter o trabalho de quebrar o caranguejo para retirar a carne das suas patolas, porque ela já vem desfiada, temperada e servida na casca do próprio bicho (já limpinha, claro).

Para acompanhar, por cima da carne de caranguejo, uma farofa crocante, que pode ser feita com alho, farinha de mandioca, manteiga de garrafa e azeite de dendê.

Clique aqui e fique por dentro de tudo que acontece no Beach Park!

Culinária de praia o ano inteiro

No Ceará, é verão o ano inteiro. Afinal, estamos falando do Nordeste, onde o Sol marca presença até mesmo no inverno e sempre é possível curtir uma praia e as delícias da gastronomia local.

O Beach Park, maior parque aquático da América Latina, é um dos melhores locais do estado para se divertir com a família e aproveitar para comer muito bem, mesmo durante a semana e na baixa estação.

Restaurante de Praia

Este restaurante localizado na Praia de Porto das Dunas é um daqueles lugares para enfiar o pé na areia e desfrutar das delícias da gastronomia cearense, seja qual for o dia da semana, à beira mar.

O espaço é aberto ao público (mesmo para quem não está frequentando o parque) e tem diversas delícias regionais no cardápio. Inclusive, vale a pena experimentar o famoso caranguejo do Beach Park.

Brava Bubble Lounge

Para quem prefere exclusividade, este é o local ideal. Espreguiçadeiras, puffs e sofás compõem o ambiente descontraído e privativo.

Aqui é possível aproveitar o delicioso cardápio típico de barraca de praia, além da carta de vinhos assinada pela Brava Wine, com conforto e estilo.

De frutos do mar a deliciosos pratos da culinária regional, no Brava Bubble Lounge é só escolher e aproveitar a refeição à beira-mar.

Coqueiral Bar e Restaurante

Este é um daqueles lugares perfeitos para apreciar o fim de tarde e o pôr do Sol, claro, combinando com comida boa e curtindo aquela sensação de estar no paraíso.

O Coqueiral Bar e Restaurante, localizado na Vila Azul do Mar, no Beach Park, também é aberto ao público, com seu cardápio dedicado aos pratos típicos do Nordeste, capaz de agradar a qualquer paladar.

Pizzaria da Vila

A praia também é lugar de comer uma boa pizza, seja com a família ou em um jantar romântico. A Pizzaria da Vila é um espaço aconchegante e cheio de detalhes regionais que trazem um pouco da cultura cearense.

Os sabores são diversos e a variedade do cardápio vai de calzone de caranguejo à burrata.

Conheça o Beach Park

O Beach Park é o maior parque aquático da América Latina, com atrações para toda a família.
O Beach Park é o maior parque aquático da América Latina, com atrações para toda a família.| Foto: Divulgação

Diferente de outros parques aquáticos do mundo, construídos longe da praia, fora das cidades e junto às estradas, o Beach Park tem o DNA tropical.

Localizado na praia de Porto das Dunas, a 17 km de Fortaleza, capital do Ceará, o complexo turístico Beach Park conta com uma estrutura de mais de 200.000 m², unindo parque aquático, três resorts e um hotel, além de um agradável espaço na praia, onde você e sua família podem ter uma inesquecível experiência gastronômica.

Esse é o cenário perfeito para viver momentos de pura diversão e muita alegria, daqueles que não dá para esquecer.

Conheça toda estrutura do Beach Park e programe aquela viagem com sua família!