Imagem panorâmica da vista do Acqua Park
Fortaleza é dona de diversos pontos turísticos que merecem a sua atenção, com possibilidades para pessoas de todas as idades.| Foto: Tadeu Brunelli/TBFOTO
  • Por Beach Park
  • 18/03/2024 15:39

Fortaleza é um ótimo destino para quem está em busca de descanso e descontração. Dona de lindas praias, muitas atividades culturais envolventes e uma culinária deliciosa, quem viaja para lá nunca mais esquece e sempre volta mais vezes.

A capital do Ceará é famosa por suas orlas urbanas, como a Praia do Futuro, além de ser o portão de entrada para outras deslumbrantes paisagens do estado, como Canoa Quebrada e Jericoacoara.

O clima da região é tipicamente tropical, quente e úmido. Com uma brisa agradável vinda do oceano, é o destino ideal para quem busca relaxar nas areias ou em uma boa piscina.

Além do seu litoral, a cidade é conhecida por sua vibrante vida noturna, com várias opções de bares, clubes e restaurantes, onde é possível saborear a deliciosa culinária local. O artesanato também merece destaque, com o Mercado Central sendo um ótimo lugar para comprar lembranças.

Se você está planejando viajar para a capital do Ceará e quer saber um pouco mais sobre suas atrações, confira neste artigo nossas melhores dicas para deixar seu roteiro muito mais completo!

3 ideias do que fazer em Fortaleza

Confira os principais pontos de entretenimento da capital cearense.

1. Conheça os pontos turísticos

Fortaleza é dona de diversos pontos turísticos que merecem a sua atenção, com possibilidades para pessoas de todas as idades. 

Em primeiro lugar, está o Beach Park. O destino turístico fica a 20 minutos do aeroporto de Fortaleza. Além do Aqua Park, o segundo melhor parque aquático do mundo de acordo com o TripAdvisor (2023), que conta com mais de 30 atrações e áreas de lazer para toda a família, o Beach Park também possui 4 resorts, um Restaurante de Praia, escola de esportes aquáticos e um centro de convivência aberto ao público, a Vila Azul do Mar.

Quando você quiser passear pelo lindo litoral de Fortaleza, a Praia do Futuro também é um destaque na região. Famosa por suas barracas espaçosas e bem estruturadas, elas oferecem comodidade, segurança e uma variedade de serviços, como restaurantes com pratos típicos da culinária cearense, shows ao vivo e espaços para crianças.

Para os momentos de entretenimento, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um importante centro cultural. Com uma vasta programação que inclui cinema, teatro, shows, exposições e mais, o ponto é uma referência na cidade, ideal para quem quer conhecer mais sobre a arte regional.

2. Visite as atrações locais

Os amantes de arte têm um prato cheio em Fortaleza. Ao visitá-la, não deixe de conhecer o Theatro José de Alencar. O espaço é uma maravilha, que combina estilos Art Nouveau e neoclássico. 

Ao entardecer, programe-se para acompanhar o pôr do sol na Ponte dos Ingleses. Também conhecida como Ponte Metálica, a obra arquitetônica é um antigo cais na Praia de Iracema. É uma ótima opção para para tirar fotos panorâmicas e observar os golfinhos que às vezes aparecem por lá no final da tarde.

Para os apreciadores da natureza, o Parque Ecológico do Cocó reserva a maior área verde de Fortaleza, e é um dos maiores parques urbanos do Brasil. O local tem trilhas ecológicas, áreas para piqueniques, espaços para práticas esportivas e tranquilidade longe da agitação urbana.

3. Experimente a gastronomia

A culinária de Fortaleza, e do Ceará de modo geral, é rica e variada. Repleta de aromas únicos que refletem a história e a cultura da região, os sabores costumam ser bastante marcantes e agradam a todos os paladares.

A comida regional possui influências da culinária indígena e da portuguesa. Ingredientes como a mandioca e o milho são heranças indígenas, enquanto o uso de azeite de dendê e o bacalhau, muito presentes no menu do dia a dia, são influências portuguesas adaptadas ao gosto da população.

Por ser um território litorâneo, Fortaleza tem uma abundância de pratos à base de frutos do mar. Camarões, peixes e caranguejos são muito utilizados, sendo preparados de diversas formas, desde cozidos e fritos, até em moquecas e ensopados.

Um dos pratos mais emblemáticos é o baião de dois, conhecido por todo o Brasil. O prato leva uma mistura de arroz, feijão-verde ou de-corda, queijo coalho e carne de sol ou charque. Muitas vezes ele é acompanhado de manteiga da terra, também chamada de manteiga de garrafa. 

Para refrescar-se, o comércio oferece uma bebida muito popular, a cajuína. Ela é feita a partir do suco de caju, clarificado e esterilizado. É servida gelada e é conhecida por sua cor dourada e sabor refrescante. 

No Restaurante de Praia do Beach Park você encontra saborosas opções gastronômicas com caranguejo, marisco, peixes, camarão e ingredientes frescos e de excepcional procedência para deliciar todos os paladares.

Onde ficar em Fortaleza

Dona de atrações imperdíveis e para toda a família, Fortaleza é o destino ideal para a sua próxima viagem. Para aproveitar todas as atividades da capital cearense, é fundamental hospedar-se com conforto para garantir excelentes horas de descanso.

O Beach Park oferece quatro resorts para seus hóspedes: Suites, Acqua, Wellness e Oceani. Todas as opções são perfeitas para relaxar, descansar e deliciar-se com excelente gastronomia.

Acesse o site do Beack Park para saber mais e fazer sua reserva!