Com a realidade virtual, o estudante reproduz situações da vida real e potencializa o aprendizado de novos idiomas.
Com a realidade virtual, o estudante reproduz situações da vida real e potencializa o aprendizado de novos idiomas.| Foto: Divulgação
  • Por Beetools
  • 04/06/2021 16:53

O processo de digitalização na área da educação já era uma tendência antes mesmo da chegada da pandemia no mundo. Interagir com a tecnologia e agregar experiência ao aprendizado, por meio de metodologias diferenciadas, eram projetos que já estavam sendo aplicados por muitas escolas e instituições de ensino. É o caso da Beetools, startup de educação que nasceu em 2017 com o propósito de revolucionar o ensino de idiomas no país.

Sabendo que o formato tradicional de aprendizagem já não é mais efetivo para os alunos de hoje, a escola desenvolveu, há quatro anos, um método ativo que estimula o conhecimento através da experiência e da prática, além de ajudar a desenvolver habilidades sociocomportamentais dos estudantes. “Enquanto grande parte das escolas precisaram se digitalizar às pressas para atender as novas demandas trazidas pela covid-19, a Beetools, que já era digital, conseguiu expandir os seus cursos e engajar mais alunos ao método”, explica a Head of Academic da edtech, Adriana Masson.

Segundo especialistas, o uso da tecnologia possibilita o aprendizado com mais agilidade e eficiência, além da construção de novos conhecimentos e experiências sem precisar sair de casa, por exemplo. Foi a partir desse conceito que a Beetools incorporou o recurso de realidade virtual em suas aulas, proporcionando aos alunos a experiência de conhecer os Estados Unidos em cada aula, por meio da tecnologia. “Ao fazer a inscrição, os alunos recebem um par de óculos para usarem em casa e, com isso, fazem um mini-intercâmbio para outros países, vivendo situações do cotidiano estrangeiro para aprender a falar inglês”, conta Adriana.

Viva uma experiência imersiva e aprenda inglês com a Beetools.

Experiência real de aprendizado

Com a realidade virtual, os alunos conseguem, com mais facilidade, aproximar a prática da teoria, deixando o ensino mais ativo e sedimentado, uma vez que o cérebro entende essa experiência como real. Para Malcolm Vinicios Antunes, Assistente de Recursos Humanos e aluno da Beetools, os óculos de realidade virtual ajuda na imersão das aulas, sendo um grande diferencial e um dos principais motivos que o fez escolher o curso.

“Faz toda a diferença, pois deixa de ser um aprendizado monótono e repetitivo, mas incentiva o estudo. Com certeza, troca o modelo de tradução repetitiva por um ambiente mais descontraído e cheio de referências. O aluno trata a língua com um senso crítico desencadeado pelo sistema e pelos professores, motivando que o mesmo vá atrás de desenvolver seu conhecimento”, relata Malcolm.

Método ativo de ensino estimula o aprendizado através da experiência e da prática, além de capacitar as pessoas de forma mais inteligente e divertida
Método ativo de ensino estimula o aprendizado através da experiência e da prática, além de capacitar as pessoas de forma mais inteligente e divertida| Crédito: Divulgação

Tecnologia a favor do aprendizado

Para substituir parte das aulas expositivas, a Beetools também utiliza plataformas de conteúdo digital de qualidade como a inteligência artificial, big data, gamificação, além da realidade virtual.  Chamada de BRAIn (Beetools Responsive Artificial Intelligence), a tecnologia utilizada pela startup também contribuí com o processo de aprendizagem, fornecendo ao aluno um feedback da sua pronúncia e transmitindo as informações para os professores, que passam a ter uma visão em tempo real do desempenho dos alunos.

A Head of Academic ainda ressalta que essas ferramentas, além de auxiliarem no acompanhamento da evolução dos alunos, potencializam o ritmo de aprendizagem de cada um. “Acreditamos que podemos transformar o aprendizado de inglês para todas as pessoas com as tecnologias mais inovadoras do mundo. A sala de aula não é mais o limite para o aprendizado. Com esses recursos, o aprendizado se torna mais rico, seguro e interessante”, completa Adriana Masson.

Já habituada com o uso de equipamentos tecnológicos, a adolescente Eduarda de Carvalho Lorenzzoni conta que o conceito aplicado pela Beetools gera comprometimento e engajamento dos alunos com o ensino. “Esse método me trouxe muito mais vontade de fazer as atividades e também melhorou muito o meu aprendizado. A grande vantagem é que, com as plataformas, posso fazer as aulas em qualquer lugar e a qualquer momento, por exemplo, se eu precisar viajar ainda consigo fazer as interações pelo aplicativo”, comenta a aluna.

A edtech ainda conta com um material didático 100% online, com exercícios disponíveis pelo aplicativo e recompensa em moedas digitais para cada interação, podendo trocar em benefícios exclusivos da Beetools.

Viu só como aprender inglês pode ser uma experiência incrível? Faça uma aula experimental com a Beetools.