A versatilidade e o visual contemporâneo dos produtos da Bentec ficam por conta de uma variada gama de cores e materiais
A versatilidade e o visual contemporâneo dos produtos da Bentec ficam por conta de uma variada gama de cores e materiais| Foto: Divulgação/ Bentec
  • Por Bentec Joinville
  • 05/04/2021 00:00

A indústria moveleira vive, hoje, o que chamamos de Indústria 4.0, marcada pelo acréscimo da tecnologia, mudanças constantes e revolução digital. O conceito, que faz referência às recentes inovações tecnológicas, tem como objetivo deixar claro que é possível otimizar os processos industriais. Assim, máquinas passam a operar de maneira inteligente e são capazes de se comunicar entre si, aprendendo com os próprios erros e acertos.

Na indústria moveleira, isso é sinônimo de processos de fabricação cada vez mais autônomos, eficientes e personalizados. Mas é claro que todas essas mudanças de paradigma exigem uma readequação por parte das fábricas do setor, inclusive nos processos produtivos.

No Brasil, contudo, isso ainda caminha lentamente para muitas empresas. De acordo com estudo realizado em 2017, em iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), menos de 25% das empresas do país utilizavam as tecnologias da Geração Digital, sendo que apenas 1,6% do painel já adotava tecnologias da Geração Digital 4.0.

Fazendo parte desse número tão pequeno está a Bentec, fabricante moveleira sediada em Bento Gonçalves (RS) e com franquia em Joinville (SC). “A Indústria 4.0 tem a ver em observar o processo, automatizá-lo e padronizar para garantir a excelência”, explica o gerente comercial da marca, Diogo Ferreira Pinheiro. Por conta disso, investimentos em tecnologia de ponta, matéria-prima de alta qualidade e design arrojado são contínuos por lá. A Bentec trabalha com maquinários italianos e alemães, os tipos mais avançados do mercado. Eles são utilizados de maneira complementar, visto que cada um possui um foco: enquanto o maquinário italiano preocupa-se mais com os detalhes e com o acabamento, o alemão ganha destaca por sua rapidez e produtividade.

“A Itália e Alemanha são duas escolas que determinam o processo de fabricação de uma indústria de móveis. Pensar em uma empresa que prima por tecnologia, produção e por estar à frente, no segmento moveleiro, automaticamente, vincula-se a essas duas escolas”, resume Pinheiro. “A escola alemã traz produtividade e a italiana, sofisticação. Uma indústria como a nossa, que se coloca como uma marcenaria industrial, é fundamental a integração dessas duas tecnologias. É a integração do feito individualmente, mas utilizando sistemas e automação que permitam controle e garantia de qualidade.

A fabricante conta com maquinário e qualidade de indústria, mas que não deixa de atender o personalizado, adequando, assim, o projeto em 100% dos anseios dos clientes
A fabricante conta com maquinário e qualidade de indústria, mas que não deixa de atender o personalizado, adequando, assim, o projeto em 100% dos anseios dos clientes| Divulgação/ Bentec

Individualidade e escala produtiva

O diferencial da Bentec quanto à produção é ter sofisticação e garantir atenção aos mínimos detalhes. Mesmo com a individualidade do projeto, não há perda em volume, ou seja, eles continuam tendo a capacidade de entrega de diversos produtos ao mesmo tempo.

“Quando se trabalha em escala industrial, entende-se que muitas vezes o que é feito uma vez não é viável para ser feito em grande escala. O que buscamos em feiras na Alemanha e China, por exemplo, são recursos para quebrar esses paradigmas. Transformar aquilo que é complicado ou difícil de ser feito em algo que é efetivo de produzir e traga um resultado estético de acordo com as diretrizes da marca”, pontua Pinheiro.

Alinhada às tendências mundiais do segmento, a marca incorpora o conceito de móveis planejados – mas se difere pela individualidade. Móveis planejados, comumente são feitos em módulos com medidas padrão que se encaixam e recebem acabamentos específicos. Na Bentec, entretanto, não há módulos prontos. “Nosso cliente tem a possibilidade e poder de escolha. Entregamos um produto que é construído posterior ao projeto ser feito.”

O gerente comercial explica que não há nenhuma peça recortada na fábrica sem que antes ela seja desenhada especialmente para aquele projeto. “Cada peça nasce com nome e CPF para ser utilizada em uma determinada situação específica. Assim, os lojistas têm autonomia de atender o consumidor respeitando a individualidade de cada um.”

Critério da indústria para a escolha dos fornecedores de matéria-prima consiste na garantia de remanejamento florestal
Critério da indústria para a escolha dos fornecedores de matéria-prima consiste na garantia de remanejamento florestal| Divulgação/ Bentec

Outra preocupação está no quesito entrega. Cada chapa de uma peça é embalada individualmente, o que garante total proteção no transporte. “Fazendo uma analogia, assim com uma joia é embalada individualmente, trouxemos essa filosofia para dentro da indústria. Por isso, cuidamos de cada peça em particular, para que a percepção e experiência do cliente seja a melhor possível.” Na Bentec, todas as peças cortadas saem da máquina com um código de barras, que funciona como registro de processo e, também, chave de movimentação durante toda a cadeia produtiva.

45 anos de atuação

A posição que a Bentec ocupa atualmente no mercado é fruto de mais de quatro décadas de investimentos constantes em tecnologia, no aprimoramento de serviços e no esforço em atender clientes e parceiros com empatia e transparência. Para Pinheiro, o melhor dentro da Bentec, certamente, são as pessoas.

“Uma das joias mais preciosas que a empresa tem a entregar é o fato de os donos terem o cuidado e a disponibilidade de estar sempre com olhos e ouvidos para conversarem com os lojistas e consumidores. Focados em fazer o melhor internamente para entregar o melhor para o mercado”, finaliza o gerente comercial.

Em março, a empresa completa 45 anos de atuação. Como marco, haverá o lançamento de dois selos comemorativos: “Produzido na serra gaúcha” e “Selo 45 anos Bentec”.