A linha blue®m nasceu de pesquisas em tecnologia e inovação na odontologia — e a empresa continua investindo nesse sentido.
A linha blue®m nasceu de pesquisas em tecnologia e inovação na odontologia — e a empresa continua investindo nesse sentido.| Foto: Divulgação
  • Por bluem
  • 19/04/2024 19:08

Quando pensamos em tecnologia e inovação, é mais comum associar essas ideias à internet, robótica, inteligência artificial e aos aparelhos eletrônicos que parecem mudar diariamente — celulares, computadores, automóveis… Mas a tecnologia e inovação na odontologia também trazem produtos revolucionários para atos tão prosaicos quanto escovar os dentes.

Todos os dias, incontáveis especialistas em odontologia se encontram em laboraratórios pelo mundo para pesquisar novos tratamentos, materiais e substâncias que possam oferecer mais saúde e qualidade de vida para os pacientes.

Uma dessas especialistas é a Dra. Tatiana Deliberador. Ela é pós-doutora em periodontia pela Forp-USP (Universidade de São Paulo), leciona em faculdades de odontologia e mantém seu consultório odontológico em Curitiba. Além disso, ela é responsável pelas áreas acadêmica e científica da blue®m no Brasil, além de fazer parte do board internacional da empresa.

Então, além de fazer parte desse processo, a dra. Tatiana tem contato frequente com dezenas de especialistas que fazem da tecnologia e inovação na odontologia uma realidade para os pacientes. Ela contou um pouco sobre esse processo com exclusividade à Gazeta do Povo.

blue®m: produtos de saúde bucal com o melhor da tecnologia e inovação em odontologia

Tecnologia e inovação na odontologia para mais qualidade de vida

Muitas pessoas talvez não se deem conta disso, mas a odontologia é uma área que está em constante processo de inovação — sempre buscando tratamentos, materiais e tecnologias que possam melhorar a saúde bucal dos pacientes. Tanto que pode ser complicado diferenciar os ideais de odontologia do futuro daquilo que está sendo feito no presente.

Para a dra. Tatiana, as descobertas atuais estão trazendo mais ferramentas digitais para os especialistas planejarem os tratamentos odontológicos, como novos softwares. "A ideia é que o tratamento tenha mais previsibilidade e segurança", explica a doutora. Assim, aquele medo que muitas pessoas sentem ao sentar na cadeira do dentista pode ficar no passado.

Além de crescer no mundo digital, que é o estereótipo da tecnologia, a odontologia também está inovando cada vez mais nos cuidados com o meio-ambiente e a qualidade de vida. Esta é uma preocupação que ela percebe também como parte da indústria, no board internacional da blue®m: "ela preza muito pela qualidade de vida dos pacientes".

A blue®m, fabricante neerlandesa de produtos de saúde bucal, diferencia-se por sua fórmula exclusiva com oxigênio ativo — e também está conectada às tendências, ao oferecer produtos que priorizam a qualidade de vida dos pacientes. Segundo a dra. Tatiana, os produtos blue®m são mais naturais, pensando em evitar qualquer tipo de reação alérgica. Atuando em mais de 50 países, a empresa não tem nenhum relato de reação alérgia a seus produtos no mundo.

Porém, além de investir em tecnologia e inovação atualmente, a blue®m é uma empresa que nasceu a partir desses conceitos. Na realidade, a tecnologia e inovação na odontologia são parte da essência da fabricante neerlandesa.

Nascida a partir da tecnologia e inovação na odontologia

A tecnologia de oxigênio ativo da blue®m é criação do Dr. Peter Blijdorp. Atuando como cirurgião bucomaxilofacial nos Países Baixos, o Dr. Peter sonhava em encontrar um produto que ajudasse na cicatrização e diminuísse a dor pós-operatória de seus pacientes. E desde os anos 1970, ele começou a estudar qual seria a melhor composição para esses produtos.

A utilização do oxigênio com esse intuito é muito comum na área médica: a ozonioterapia e as câmaras hiperbáricas, usadas no processo de fechamento de feridas, são exemplos disso. Mas uma câmara hiperbárica era (e ainda é) inacessível para a maioria dos pacientes — sendo um método restrito aos hospitais, para procedimentos médicos, sem uso na odontologia.

Assim sendo, o Dr. Peter trabalhou por mais de 20 anos em uma fórmula que conseguisse — através de um produto facilmente aplicável — liberar esse oxigênio ativo. Ou seja, trazer esse benefício da câmera hiperbárica para a realidade dos pacientes odontológicos.

Em 2010, o primeiro produto blue®m chegou ao mercado nos Países Baixos: o gel oral com aplicação tópica de oxigênio ativo. Ou seja, o profissional pode aplicar o oxigênio facilmente e o próprio paciente pode levar a substância para aplicar em casa, continuando o processo. E assim, a terapia do oxigênio finalmente se tornou acessível na odontologia.

Com o sucesso dessa primeira inovação, a linha blue®m continuou crescendo. Hoje, ela conta com diversos produtos para uso tanto em tratamentos odontológicos e quanto em cuidados diários de saúde bucal. Assim, a tecnologia e inovação na odontologia chega aos lares.

A Dra. Tatiana destaca dois produtos, que qualquer pessoa pode adquirir no site da blue®m e em farmácias. A espuma bucal, útil para higienizar próteses, aparelhos móveis e alinhadores transparentes — tão comuns atualmente.

Já o fluido oral se destaca por fornecer ainda mais oxigênio, sendo indicado para os pacientes oncológicos. "Pacientes que fazem quimio e radioterapia desenvolvem mucosite (lesões nas mucosas). Nosso fluido, por ter uma fórmula mais viscosa, não arde ao bochechar. E ao liberar o dobro de oxigênio, ele ajuda muito na qualidade de vida desses pacientes", explica Tatiana.

Pesquisas que comprovam a eficácia dos produtos blue®m

Os produtos blue®m auxiliam na cicatrização, tem ação bactericida, não geram reações alérgicas, não tem componentes tóxicos em sua fórmula e podem ser usados diariamente nos cuidados de higiene bucal. Se essa promessa parece boa demais para ser verdade, saiba que a empresa trabalha bastante na comprovação científica da eficácia de seus produtos.

A dra. Tatiana Deliberador conta que a principal inovação da blue®m — a terapia do oxigênio ativo com aplicação tópica — não surgiu na academia, mas sim da prática do Dr. Peter. Porém muitos outros clínicos resolveram testar o tratamento e comprovaram a eficácia na prática.

A partir disso, surgiu a necessidade de comprovar isso cientificamente, com método. Desde os primeiros estudos na Europa, já foram publicados mais de 50 artigos, com diferentes produtos — além de várias outras pesquisas em andamento. Muitas delas no Brasil.

Desde que a blue®m chegou oficialmente ao Brasil, em 2016, muitos pesquisadores tiveram interesse em testar os produtos do ponto de vista científico — e a empresa colabora com essas iniciativas de tecnologia e inovação na odontologia.

Uma pesquisa feita pela própria dra. Tatiana com seus alunos comprovou a ação cicatrizante do gel oral blue®m. "Ele estimula uma cicatrização melhor e mais rápida, além de reduzir o processo inflamatório", conta ela. O artigo foi publicado pelo Journal of Wound Care.

Em outro estudo, da Unesp (Universidade Estadual Paulista), a professora Letícia Theodoro e seus alunos aplicaram os produtos blue®m em pacientes diabéticos com periodontite. O tratamento desses pacientes costuma ser mais difícil, especialmente na cicatrização. Por isso, a equipe da prof. Letícia testou três métodos de terapias coadjuvantes depois do tratamento convencional para periodontite: a laserterapia, o gel oral blue®m e a associação do laser com o gel. Os melhores resultados vieram da associação, mostrando que o gel oral contribui para a cicatrização mesmo nesses casos mais difíceis.

Além disso, ela menciona outro estudo recentemente publicado, realizado por um especialista em halitose do Rio Grande do Sul. A associação entre o creme oral e o enxaguatório bucal blue®m por duas semanas diminuiu a halitose dos pacientes em 80%.

Essas são apenas algumas pesquisas, é claro. Há muitos outros artigos já publicados, além de estudos em curso, para publicação futura. O objetivo é encontrar cada vez mais tratamentos e casos em que a tecnologia blue®m pode ser utilizada.

Mas por que uma empresa que já surgiu com uma fórmula tão inovadora e já possui uma linha completa de produtos continua investindo em tecnologia e inovação na odontologia? "Para levar o que existe de melhor para os profissionais e pacientes", responde a dra. Tatiana.

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