As facetas dentárias são uma ótima técnica para ficar com o “sorriso dos sonhos”, mas elas exigem alguns cuidados especiais.
As facetas dentárias são uma ótima técnica para ficar com o “sorriso dos sonhos”, mas elas exigem alguns cuidados especiais.| Foto: Shutterstock
  • Por bluem
  • 20/03/2024 11:37

As facetas dentárias ou lentes de contato dentais estão entre os tratamentos odontológicos mais procurados nos consultórios. Esse sucesso todo se deve ao seu potencial de transformar o sorriso de uma pessoa: as facetas são próteses muito finas que, ao serem coladas sobre os dentes, mudam sua cor, forma e textura.

Elas podem ser fabricadas com vários materiais, mas os principais tipos de facetas dentárias são as de resina e porcelana.

As lentes de contato dentais de porcelana costumam ser mais resistentes, mas são mais caras que as facetas dentárias de resina. Além disso, é interessante notar que existem vários tipos de porcelana e resina nos consultórios dentários — cada um com suas características. Decidir entre um ou outro tipo depende das análises e recomendações do seu dentista.

O que não muda — seja sua prótese de porcelana ou resina — é a necessidade de cuidados de saúde bucal para conservá-la. Por mais resistentes que os materiais sejam, você precisa mantê-los muito bem para que suas facetas dentárias não fiquem sem cor e sem brilho.

Nos próximos parágrafos traremos mais detalhes sobre esses cuidados.

Conheça os melhores produtos para cuidar de suas facetas dentárias no site da blue®m

As facetas dentárias exigem cuidados especiais

Apesar de não serem seus dentes verdadeiros — ou justamente por não serem — as facetas dentárias exigem alguns cuidados específicos. Alguns hábitos e a falta de higiene oral podem fazer com que as resinas e porcelanas se deteriorem com mais rapidez.

De maneira geral, as facetas dentárias de resina duram em torno de cinco anos e as lentes de contato de porcelana podem durar até dez ou 15 anos. Sem os devidos cuidados, as facetas dentárias e lentes de contato podem perder a cor e o brilho originais, ficando amareladas ou com manchas escuras. Em outros casos, as facetas podem se partir ou até soltar.

Em todos esses casos, o objetivo principal das facetas dentárias — manter um sorriso bonito e saudável — é seriamente comprometido. A boa notícia é que os cuidados com as facetas dentárias não são complicados quando você se compromete com sua saúde bucal. Confira as principais dicas a seguir.

Cuide da sua alimentação

Em primeiro lugar, você deve tomar cuidado com as substâncias que você coloca em contato com as suas facetas. As frutas cítricas, por exemplo, podem acelerar o desgaste das facetas dentárias de resina, enquanto os alimentos muito duros e pegajosos podem até quebrá-las.

Evite também aqueles alimentos que escurecem ou causam manchas nos dentes. Café, vinho tinto, molho de soja, chá e refrigerante de cola estão entre os exemplos mais conhecidos.

Evite o tabagismo

Assim como o tabagismo pode escurecer e deteriorar seus dentes, ele também pode diminuir a durabilidade de suas facetas dentárias. Isso porque a nicotina presente nos cigarros tem o poder de escurecer e deteriorar o esmalte dos dentes, bem como as resinas e porcelanas.

Por isso, se você costuma fumar, tente diminuir — ou, se possível, eliminar completamente — a presença do cigarro na sua rotina.

Preste atenção aos seus hábitos

Outros hábitos diários que podem prejudicar a preservação de suas facetas dentárias incluem o bruxismo (ato de ranger ou pressionar os dentes, especialmente quando se está dormindo). Se você costuma fazer isso, é essencial buscar tratamento adequado, o que pode envolver um tratamento para ansiedade e placas para bruxismo, que diminuem o desgaste dos dentes.

Além disso, evite usar seus dentes para abrir coisas, morder canetas e roer unhas. Por mais inocentes que esses hábitos pareçam, você pode quebrar suas facetas dentárias ou fazer com que elas se descolem.

Escove os dentes e passe fio dental diariamente

Manter sua higiene oral também é muito importante para preservar as facetas dentárias. Por isso, escove bem os dentes após todas as refeições, especialmente se consumir algum alimento prejudicial (como os que descrevemos acima). Além disso, use o fio dental ao menos uma vez por dia.

A grande questão para quem tem facetas dentárias é escolher a melhor escova de dentes. A escova deve ser ultramacia, para evitar danos à resina ou porcelana — ela pode ficar opaca se você usar escovas com cerdas rígidas. Além disso, evite cremes dentais muito abrasivos.

Use enxaguante bucal com frequência

Esse é outro hábito importante, tanto para quem tem facetas, quanto para quem não as têm. Um bom enxaguatório bucal pode eliminar ainda mais bactérias, prolongando a limpeza da sua boca e evitando a deterioração das facetas dentárias.

Assim como no creme dental, evite componentes prejudiciais à saúde bucal — como o flúor, o triclosan e a clorexidina. Eles são muito comuns nos produtos para tratamento dental que nós encontramos nos supermercados, mas os produtos blue®m são totalmente livres deles.

Além disso, todos os produtos blue®m — creme dental, enxaguante bucal e espuma oral — possuem uma fórmula única com oxigênio ativo. Ele é extremamente eficaz na remoção das bactérias causadoras do mau hálito e da placa bacteriana, permitindo uma limpeza profunda sem ingredientes abrasivos que danificam as resinas ou porcelanas.

Por isso, os produtos blue®m são ideais para você utilizar diariamente no cuidado com suas facetas dentárias.

Por fim, procure um dentista com urgência caso perceba qualquer alteração em suas facetas dentárias — e não se esqueça de frequentar o consultório odontológico regularmente, mesmo que nada aconteça. Os cuidados de saúde bucal são indispensáveis, com ou sem facetas.

Cuide de suas facetas dentárias com os produtos blue®m, os únicos com oxigênio ativo

Siga a blue®m nas redes sociais
Facebook
Instagram
Youtube
LinkedIn

Contato
Telefone
0800 944 5060
contato@bluem.com.br