Escovar os dentes após todas as refeições, com escova e creme dental de boa qualidade, é indispensável para manter sua saúde bucal em dia.
Escovar os dentes após todas as refeições, com escova e creme dental de boa qualidade, é indispensável para manter sua saúde bucal em dia.| Foto: Shutterstock
  • Por bluem
  • 20/03/2024 11:01

Você já deve ter ouvido aquele ditado que diz que "a saúde começa pela boca". Ele simboliza tanto o papel da alimentação, como também a importância da saúde bucal para o bem-estar de todo o organismo. Afinal, manter a higiene oral é indispensável não apenas para você ter um sorriso bonito e um bom hálito, mas também para você ser uma pessoa saudável.

A saúde bucal tem impacto direto no seu bem-estar, qualidade de vida e na saúde geral. Ela ajuda a prevenir infecções, doenças em outras partes do corpo e o agravamento de condições não relacionadas, como a diabetes e artrite reumatoide. Além disso, os próprios problemas de saúde bucal — como o tártaro, cáries e gengivite — já causam muitos incômodos.

A boa notícia é que todos esses problemas podem ser prevenidos com uma boa higiene oral. Nesse cenário, adquirir bons produtos para tratamento dental é um investimento que tem retorno direto na sua qualidade de vida e na sua saúde. Afinal, você evita vários outros gastos médicos, como vamos explicar melhor a seguir.

Conheça os melhores produtos de saúde bucal no site da blue®m

O que é saúde bucal?

O conceito de saúde bucal da Federação Dentária Internacional (FDI) a define como algo que é "multifacetado" e que inclui habilidades como falar, sorrir, cheirar, saborear, morder, engolir e expressar emoções com o rosto. Além disso, a pessoa com boa saúde bucal deve ser capaz de fazer tudo isso com confiança, sem dor e desconforto.

Em resumo, a saúde bucal vai muito além de um sorriso bonito e de um bom hálito. Ela inclui os dentes, gengivas, lábios, língua, palato (céu da boca), mucosas e todas as atividades que nos exigem uma boca saudável. Afinal, como se alimentar bem, falar e sorrir sem uma boca saudável, não é mesmo?

Dessa maneira, um problema de saúde bucal pode afetar todos os aspectos da sua vida, da alimentação até os relacionamentos e a vida profissional.

Além disso, a boca é a "porta de entrada" do nosso organismo — e ela está ligada com vários outros órgãos importantes. Como vamos explicar a seguir, a falta de cuidado com sua higiene oral pode ocasionar até problemas cardiovasculares e agravar doenças como a diabetes.

Quais são os principais problemas de saúde bucal?

De acordo com os números divulgados pela Federação Dentária Internacional (FDI), cerca de 3,5 bilhões de pessoas no mundo têm algum problema de saúde bucal — sendo que 2,3 bilhões sofrem com cárie. Os problemas de gengiva estão entre as doenças mais comuns no mundo, afetando quase 50% da população mundial.

O órgão afirma ainda que o câncer oral é um dos dez tipos mais comuns. Todos os anos, entre 300 e 700 mil casos são registrados pelo mundo. No Brasil, são mais de 14 mil novos casos anuais e 4 mil mortes — a maioria entre homens.

Pensando nisso, é interessante refletir sobre os principais problemas de saúde bucal como uma forma de conscientizar as pessoas sobre a necessidade da higiene oral.

  • Mau hálito: Embora esse problema possa ter outras origens, a mais comum é a falta de higiene oral, que causa o acúmulo de placa bacteriana na boca. Um dos primeiros sintomas do excesso dessas bactérias é o mau cheiro que elas causam, que pode até atrapalhar seus relacionamentos pessoais e a vida profissional.
  • Cáries: As cáries são a destruição do tecido dentário, que pode gerar manchas e até buracos nos dentes. A partir disso, a pessoa com cárie sente dor, pode ter infecções e, em muitos casos, precisa extrair o dente para evitar problemas mais graves.
  • Aftas: Esse é outro problema que pode ser causado por razões diversas, mas também pela falta de cuidados de saúde bucal. Essas feridas na mucosa da boca causam muita dor, especialmente quando você vai escovar os dentes ou comer. 
  • Gengivite: A inflamação das gengivas pode causar dores, inchaço, sangramentos e o próprio mau hálito. Se não for tratada, pode evoluir para condições mais graves, como a periodontite, além de ser um caminho para as bactérias se disseminarem no corpo.

Quando as bactérias criadas pela falta de cuidados bucais se espalham pelo corpo, uma série de problemas de saúde mais graves podem ocorrer.

Entre esses problemas está a endocardite bacteriana. Ela acontece quando uma bactéria cai na corrente sanguínea e chega até o coração, comprometendo o seu funcionamento. Com isso, outros problemas cardiovasculares podem surgir ou serem agravados.

Do mesmo modo, bactérias que chegam à corrente sanguínea podem parar em outros órgãos, como os pulmões, onde causam infecções e até pneumonia. Quando chegam até as veias que irrigam o pênis, essas bactérias podem ser as responsáveis pela impotência sexual.

Além disso, quem vive com artrite reumatoide e diabetes pode ter suas condições pioradas pela falta de higiene oral. É uma questão lógica, uma vez que a boca está relacionada com os outros órgãos. Portanto, cuidar da saúde bucal é cuidar também da sua saúde.

Como cuidar da sua higiene oral, no dia a dia?

Quando entendemos todos esses aspectos de saúde que estão ligados à boca, fica claro que investir na saúde bucal é investir na saúde e qualidade de vida como um todo. Pensando nisso, todos os recursos que você direciona para a saúde bucal retornam para você, inclusive porque você deixa de gastar com outros problemas de saúde.

Dito isso, os principais cuidados de saúde bucal que você deve manter diariamente são:

  • Escovar os dentes depois de todas as refeições, com uma escova ultramacia e um bom creme dental.
  • Utilizar fio dental, ao menos uma vez por dia, para retirar todos os restos de comida.
  • Usar enxaguatório bucal regularmente, para eliminar ainda mais as bactérias e deixar o hálito ainda mais refrescante.

Além disso, é interessante manter uma dieta saudável, com menos açúcares e álcool. Ambos são prejudiciais para a saúde bucal, assim como o tabagismo.

Como você pode observar, não existe tanto segredo. Manter uma boa saúde bucal é algo relativamente simples. O que muitas pessoas não se atentam é que não basta apenas escovar os dentes de qualquer jeito, com qualquer escova e qualquer creme dental. Comprar produtos de alta qualidade pode até custar mais que os produtos vendidos em supermercados — mas é um investimento na sua saúde.

Escolher a melhor escova de dentes para você e usá-la da forma correta — escovando todas as superfícies com movimentos suaves e circulares — faz toda a diferença.

Da mesma maneira, os componentes químicos do creme dental e enxaguante bucal que você utiliza influenciam bastante na sua saúde bucal. O flúor, triclosan e clorexidina são prejudiciais para sua saúde e estão presentes em muitos produtos para tratamento dental que você encontra no supermercado.

Os produtos blue®m não possuem esses componentes nocivos em suas fórmulas, que contam com uma tecnologia exclusiva muito benéfico que faz muito bem para a saúde bucal: o oxigênio ativo.

Trata-se de uma descoberta do Dr. Peter Blijdorp, um famoso cirurgião neerlandês e fundador da blue®m. Ele ajuda a eliminar as bactérias que causam os vários problemas que listamos ao longo do artigo, além de inibir a sua proliferação.

O oxigênio ativo está presente no creme dental, enxaguante bucal e espuma oral blue®m — que são produtos ideais para seus cuidados diários de higiene oral. Além disso, o oxigênio ativo também é encontrado nos produtos para tratamento dental blue®m, como o gel oral e o fluido bucal — auxiliando em situações especiais, como a cicatrização após cirurgias.

Sendo assim, investir em produtos blue®m não apenas vai manter sua boca mais saudável, com um bom hálito e um sorriso bonito, como também vai fazer bem para toda a sua saúde.

Cuide da sua higiene oral e da sua saúde bucal com os produtos blue®m

Siga a blue®m nas redes sociais
Facebook
Instagram
Youtube
LinkedIn

Contato
Telefone
0800 944 5060
contato@bluem.com.br