Local: Petrolina/PE. Cliente: WEG/CHESF. Potência: 2.508 kWp. Realização em 2018.
Local: Petrolina/PE. Cliente: WEG/CHESF. Potência: 2.508 kWp. Realização em 2018.| Foto: Borne Engenharia
  • Por Borne Engenharia
  • 11/10/2019 20:23

O mercado de energia fotovoltaica no Brasil passa por um momento de crescimento e valorização. Um projeto em discussão no Senado quer incentivar o uso de energia solar nos próximos 10 anos, a fim de que essa matriz energética corresponda a, pelo menos, 7% da capacidade de geração de energia no país.

Várias iniciativas estão em andamento para expandir o uso da energia solar no Brasil, e uma das empresas engajadas nesta causa é a curitibana Borne Energia, que vem conquistando um crescimento exponencial e um reconhecimento nacional no mercado de soluções energéticas sustentáveis.

De acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), atualmente, o Brasil utiliza a tecnologia das usinas fotovoltaicas com capacidade instalada de 2,3 GW para a geração de energia solar. A maior parte dos parques solares do país está instalada na Bahia, que concentra 25% da geração de energia fotovoltaica, uma fonte sustentável e ecológica. O objetivo é garantir que essa mesma realidade seja viabilizada em outras regiões.

Para isso, a Borne Energia vem investindo em tecnologia de ponta e soluções energéticas que entreguem economia, rentabilidade, eficiência e segurança aos consumidores. A empresa busca otimizar os recursos econômicos e ambientais de seus clientes, com foco principalmente em projetos de geração de energia por fontes renováveis, dentre as quais a energia solar fotovoltaica se destaca.

Lucas Pereira, diretor executivo da empresa, afirma que sustentabilidade nunca foi tão lucrativa e que investimentos em geração de energia solar cresceram dois dígitos ou mais todos os anos no Brasil, desde que ela foi regulamentada pela ANEEL há quase 10 anos.

Hoje, a Borne Energia possui um dos maiores acervos técnicos do Paraná no setor de usinas solares fotovoltaicas. A empresa acumula mais de 25 anos de experiência no setor elétrico brasileiro e foi fundada por profissionais que tiveram uma profunda vivência em multinacionais de países que são referência no mercado de energia, como Alemanha e Estados Unidos, por exemplo.

Com toda essa expertise e know-how, a Borne Energia se firmou como a única empresa de engenharia oficialmente indicada como integradora de soluções em energia solar da WEG na região de Curitiba, multinacional brasileira especializada em sistemas elétricos e soluções para geração, transmissão e distribuição de energia, instalada em Santa Catarina e reconhecida como uma das maiores fornecedoras de equipamentos para geração de energia hidráulica, solar e eólica do Brasil.

Projetos personalizados de geração de energia solar fotovoltaica

Um dos principais diferenciais da Borne Energia é o conhecimento técnico e regulatório, utilizado principalmente em projetos de médio e grande porte. Com as soluções da empresa, os consumidores conquistam uma economia real nas contas de energia, recuperando o capital investido rapidamente.

Hoje, a energia das usinas fotovoltaicas é a forma mais acessível de geração para o cliente final, além de ser uma solução ambientalmente e socialmente responsável. As características climáticas do Brasil, com uma alta incidência de raios solares na maior parte do ano, também favorece este tipo de investimento, já que configura uma fonte renovável e inesgotável de energia.

A instalação dos painéis fotovoltaicos pode ser feita em residências, empresas, centros comerciais e em outros espaços interessados em gerar sua própria energia de forma limpa e sustentável. O projeto é realizado para suprir a demanda de energia de cada cliente de forma personalizada, além de levar em consideração fatores como o nível de insolação da região e a eficiência dos painéis e tecnologias aplicados.

A energia solar é uma excelente alternativa para os lares e empresas brasileiros, pois não utiliza combustíveis, não gera gases de efeito estufa, é totalmente limpa e renovável, além de gerar até 95% de economia nas contas de energia. Para saber mais sobre o assunto e fazer um projeto de energia fotovoltaica, acesse o site da Borne Energia!