Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Dicas para encontrar o tapete ideal para a sua sala de estar.
Dicas para encontrar o tapete ideal para a sua sala de estar.| Foto: Henrique Padilha. Projeto: Detinha Nascimento. Vitrine Botteh
  • Por Botteh
  • 23/08/2021 10:49

Os tapetes são peças-chave na decoração de qualquer ambiente. São diversos modelos e tipos diferentes deste objeto de decoração milenar. Por isso, muitas vezes, basta trocar o estilo ou o modelo do tapete para ter um ambiente completamente diferente.

É possível inserir um tapete em, praticamente, qualquer aposento. Em cada um ele trará um diferencial, tanto na decoração, quanto na funcionalidade do cômodo. Isso porque, além dos atributos visuais, eles atuam como isolante térmico e sonoro. Eles protegem o piso, contribuem com a demarcação de ambientes — ideal para residências com plano aberto, onde a disposição da mobília ajuda a definir os aposentos — e, claro, trazem conforto.

Encontre os melhores tapetes para a sua casa na Botteh

Principalmente em ambientes de descanso, como a sala de estar, por exemplo, é quase que unanimidade a presença de um tapete.

Mas como saber o modelo ou formato ideal para a sua sala? Existem alguns aspectos a serem analisados na hora da escolha, como o tamanho, o formato, o ambiente em si, o material, a estampa e a harmonia.

O que é importante levar em consideração na hora de escolher o seu tapete?

  1. Tamanho
    A dimensão do tapete deve estar de acordo com o tamanho do ambiente. Peças maiores dão mais amplitude para o aposento. Além disso, móveis como mesas de centro, laterais e sofás devem ficar em cima do tapete para ganhar espaço.

    Para ter certeza de que o tamanho é apropriado e segurança na hora de comprar, não se esqueça de medir a sua sala.
  2. Formato
    Para a sala de estar, os mais recomendados são os tapetes retangulares, pois  delimitam o ambiente e proporcionam uma sensação de amplitude. Porém, peças redondas e ovais podem ser utilizadas em locais pontuais com o objetivo de evidenciar algum item específico da decoração.
  3. Material e textura
    É possível optar por materiais naturais ou sintéticos. Os materiais naturais — que podem ser lã, algodão, pele, entre outros — trazem mais sofisticação e possuem maior durabilidade do que os sintéticos.

    A textura pode variar do gosto e/ou do cômodo. Não é aconselhável, por exemplo, que seja utilizado um tapete peludo na sala de jantar, pelo fato de ser mais difícil de higienizar. Mas, para ambientes como a sala de estar, é possível escolher a textura que mais te agrada, seja ela mais firme, felpuda, lisa ou áspera.
  4. Estampa e estilo
    Essas talvez sejam as características mais difíceis de escolher, porque você vai se deparar com diversas estampas e estilos diferentes. A primeira dica para escolher a estampa é: tenha em mente a cor da decoração da sua sala. O ideal é que as cores bases da peça harmonizem com o restante do cômodo.

    O segundo ponto é: qual é o estilo da sua sala? A estampa precisa estar de acordo com o design do ambiente. Se a decoração for clássica, é seguro apostar em tapetes mais lisos e texturizados, assim como os de estilo persa, por exemplo, que trazem luxo e sofisticação.

    Caso o ambiente seja moderno, é possível apostar em estampas mais extravagantes, coloridas ou de couro, algo com personalidade e que sirva como um ponto focal da sala.

Faça uma simulação e saiba qual o tapete ideal para os ambientes da sua casa.

Botteh Handmade Rugs

Com diversas opções lindas de tapetes, a Botteh é o lugar perfeito para você escolher o modelo que mais combina com a sua sala de estar. A loja possui peças feitas a mão e com designs trazidos diretamente da Índia, Paquistão, Tibet, Nepal e Irã.

A Botteh está presente nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba e possui um serviço personalizado para atender com excelência os clientes. Além de mais de 17.000 opções de tapetes a pronta entrega, a marca conta com um atendimento online com profissionais especializados.

Clique e encontre o seu novo tapete na Botteh!