Cambará tem história, diversão e natureza
Cambará tem história, diversão e natureza| Foto: Divulgação
  • Por Bourbon
  • 17/08/2022 12:52

Você não precisa sair do estado para conhecer locais novos e surpreendentes, o Paraná tem muita cidade bonita e com história que vale a pena visitar. Você já ouviu falar de Cambará?

Um pouco de história de Cambará

A cidade de Cambará fica no nordeste do Paraná, lá na divisa com São Paulo. Os primeiros moradores se instalaram próximo ao rio Alambari há quase um século e foi em 1924 que Cambará se separou de Jacarezinho e se tornou um município independente.

A cidade recebeu imigrantes de diversos países, principalmente japoneses, espanhóis, italianos, russos, ucranianos e árabes, e também recebeu muitas famílias vindas de Minas Gerais e São Paulo.

Toda essa união de povos tornou Cambará cheia de história e um povo muito acolhedor. O resultado dessa mistura étnica e cultural também está presente nas construções antigas e tradições locais.

Cambará se destaca na agricultura, inicialmente pela produção de café, milho e soja, e também na criação de porcos. A cidade ficou conhecida como Portal de Ouro do Paraná, referência à vista dourada das plantações de milho de quem vinha de São Paulo, em direção ao Paraná.

O que fazer em Cambará?

Quem gosta de festa e comida boa Cambará é quase que parada obrigatória! Tem festas especiais em boa parte do ano, confira como é a programação:

Festa do Porco no Tacho

Com ajuda de voluntários para a organização e preparo da comida, essa já é uma festa tradicional na região e acontece entre os meses de maio e junho no Sítio Ecológico Scandolo, por iniciativa do Lar Anália Franco e da loja maçônica Luz do Oriente II.

Mais do que reunir a população, a Festa do Porco no Tacho é também um evento beneficente, que recolhe doações para crianças carentes da cidade.

Festa do Milho Verde

Ocorre geralmente entre junho e julho para celebrar a farta colheita de milho. A festa é organizada pela comunidade católica da região.

Festa da Leitoa à Paraguaia

Promovida pelos integrantes da loja maçônica Jacques de Molay, de Cambará, e organizada em conjunto com famílias e comerciantes da região, a festa é um evento tradicional da cidade. Realizada também no mês de julho, o objetivo do evento é preservar a receita e os sabores deste prato tão típico da região.

Festa da Costela Fogo de chão

Em agosto tem costela para um público esperado de 800 pessoas, com comida e muita música boa!

Churrascão da APAE

Em novembro e dezembro a APAE de Cambará organiza aquele tradicional churrasco de dar água na boca que já se tornou tradicional na região.

Além desses eventos tradicionais promovidos pelos moradores, vale a pena conhecer os pontos turísticos da cidade como os parques ecológicos Alambari I e II, o mirante do Cristo Redentor, a praça Miguel Dinizo que abriga árvores centenárias e conhecer a antiga estação ferroviária de Cambará.

Há também sítios abertos a receber visitantes que gostam de turismo rural.

Como chegar em Cambará?

A melhor forma de se chegar ao Cambará é pelas rodovias BR- 153 e BR-369. A cidade fica a 140 km de Londrina e a 402 km de Curitiba.

Onde se hospedar em Cambará?

A cidade ainda guarda uma outra história: o fundador da rede de hotéis e resorts Bourbon, Alceu Vezozzo, nasceu em Cambará. Por isso, a cidade abriga um dos hotéis mais especiais da companhia.

O Bourbon Cambará oferece o conforto e a qualidade dos hotéis da rede.
O Bourbon Cambará oferece o conforto e a qualidade dos hotéis da rede. | Divulgação

O Bourbon Cambará é um ícone na cidade. O espaço conta com:

  • 80 apartamentos com a qualidade Bourbon;
  • 2 restaurantes;
  • Academia;
  • Business center e 2 salas de eventos modulares com capacidade para 300 pessoas.

Conheça o Bourbon Cambará, seu próximo destino!

Além do hotel, o fundador da rede também criou uma forma de retribuir a educação e o cuidado que recebeu de sua cidade natal.

Instituto Bourbon

A iniciativa nasceu em 2002, quando o Dr. Alceu Vezozzo e a Prefeitura da cidade construíram 80 casas populares para famílias de baixa renda, a Vila Rotary.

Além disso, desenvolveram o complexo escolar, que conta com praça, biblioteca digital, ginásio poliesportivo e três instituições:

  • Escola Municipal Caetano Vezozzo;
  • Colégio Estadual Angelina Ricci Vezozzo
  • Escola Profissionalizante Professor Milton de Faria Ribeiro, que possui 1600 m² e atende mais de 900 alunos, entre jovens e adultos.
A cada ano, o Instituto Bourbon cresce o número de jovens e crianças atendidas pelos projetos e cursos.
A cada ano, o Instituto Bourbon cresce o número de jovens e crianças atendidas pelos projetos e cursos.| Divulgação

Hoje, o Instituto Bourbon oferece mais de 20 cursos nas áreas de beleza, saúde, gastronomia, informática, entre outros. E o melhor: 40% dos alunos certificados já estão atuando no mercado de trabalho.

Clique e conheça os projetos apoiados pelo Instituto.