Ribeirão Claro, no Norte do Paraná, destaca-se por sua vocação rural.
Ribeirão Claro, no Norte do Paraná, destaca-se por sua vocação rural.| Foto: Shutterstock
  • Por Bourbon
  • 13/12/2022 12:22

Se você quer entrar em contato com a natureza, conhecer culturas e experimentar novas aventuras na sua próxima viagem, o Norte Pioneiro do Paraná é o destino ideal. Localizada na divisa com o estado de São Paulo, a região possui 46 municípios que, graças às suas terras férteis, se desenvolveram em torno do café.

São muitas áreas verdes, paisagens deslumbrantes, cachoeiras, rios, termas, represas, museus e outros atrativos que fazem do norte do Paraná um paraíso para quem gosta de turismo rural, religioso, de aventura, cultura e ecoturismo.

Descubra o Norte Pioneiro do Paraná

O Norte do Paraná foi uma das principais portas de entrada para a colonização do estado no século XIX graças à atividade cafeeira, fundamental para desenvolver a economia da região até hoje.

Seguindo o cheiro do café, imigrantes de diferentes países chegaram por lá, sobretudo espanhóis, italianos, japoneses, ucranianos, russos e alemães, além de famílias brasileiras de São Paulo e Minas Gerais.

O resultado disso foi uma rica mistura de culturas e crenças de diferentes povos com a natureza fértil e belezas naturais para alegria de quem decide explorar e descobrir os municípios do do Norte do Paraná.

Principais cidades do Norte do Paraná 

A região onde predomina a terra roxa, responsável pela história de grandes safras do café brasileiro e que até hoje desenvolve a produtividade agro, também é fértil para o turismo em cidades como Cambará, Jacarezinho, Bandeirantes, Ribeirão Claro, entre outras.

Cambará

Originalmente criado como distrito subordinado ao município de Jacarezinho, Cambará está acostumada a receber turistas atraídos por sua diversão, aventura, ecologia e eventos gastronômicos.

Com uma população estimada em 25.250 habitantes, Cambará tem motivos de sobra para você aparecer por lá:

  • Parques Ecológicos Alambari I e II;
  • Mirante do Cristo Redentor;
  • Praça Miguel Dinizo; 
  • Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças;
  • Antiga Estação Ferroviária;
  • Construções históricas;
  • Festivais gastronômicos: festas do Milho Verde, do Porco no Tacho, da Costela ao Fogo de Chão, entre outras.

Jacarezinho

Igreja de São Sebastião, em Jacarezinho.
Igreja de São Sebastião, em Jacarezinho.| Shutterstock

Local de belezas naturais e religiosas, Jacarezinho é o destino perfeito para quem quer descansar e se conectar com o espiritual. A cidade é conhecida como a Capital Estudantil do Norte Pioneiro, por causa dos colégios e faculdades que atraem jovens de todo país.

Jacarezinho faz fronteira com a cidade paulista de Ourinhos e com os municípios paranaenses de Cambará, Barra do Jacaré, Santo Antônio da Platina e Ribeirão Claro.

Bandeirantes

Este é um lugar de natureza exuberante, fé e tradições. Bandeirantes se destaca por sua terra fértil e pelo povo que veio de diferentes partes do Brasil e do mundo. No turismo da cidade destacam-se os segmentos ecológico, religioso, rural e o enoturismo.

Entre os lugares mais visitados estão:

  • Castelo La Dorni; 
  • Encontro das Águas; 
  • Parque do Povo;
  • Santuário Santa Terezinha e São Miguel Arcanjo;
  • Estância Santa Maria;
  • Festas: do Milho, da Uva, Jogos Florais, Rodeio, Oktoberfest, Baile das Bahamas, Cavalgadas e outras.

Ribeirão Claro

Assim como outras cidades do Norte do Paraná, Ribeirão Claro tem o passado marcado pelo cultivo do café. Atualmente, com mais de 10 mil habitantes, o município conserva a vocação rural e produz também milho, leite, compotas e geléias.

Ribeirão Claro se destaca ainda pelas fábricas de móveis e laticínios. No turismo vale à pena explorar os segmentos rural, ecológico, religioso, o enoturismo e visitar locais como: Balneário da Cachoeira, Fazenda Monte Belo, Fazenda Pinhalzinho, Fazenda São João - Morro do Gavião e a Rampa Pedra do Índio.

O que fazer no Norte do Paraná?

O Norte Pioneiro do Paraná é uma região encantadora e acolhedora, pronta para proporcionar dias inesquecíveis, com roteiros que agradam todos os estilos de turistas.

Turismo rural

Em alguns municípios do Norte Pioneiro dá para conhecer de perto o processo de fabricação do café, colocar a mão na massa e ajudar na lida do campo. Mas, se você prefere curtir o ar puro e sossego da natureza, tem fazendas, sítios e pesque-pagues na região para aproveitar o dia e se deliciar com a culinária rural e colonial.

Turismo cultural

Os costumes dos diferentes povos trazidos pela colonização misturada ao passado cafeeiro fazem do Norte do Paraná um fonte de história e cultura. Se você deseja conhecer esse patrimônio de perto, visite os museus, centros culturais, arquivos históricos, festivais, a antiga sede da Estação Rodoviária, em Cambará, o parque da Mina Velha, em Ibati, e o Museu da Imigração Japonesa, em Assaí, que é considerado o primeiro Castelo Japonês do Brasil.

Turismo religioso

O Norte do Paraná também é referência no turismo religioso, com igrejas e santuários que destacam-se também pela beleza arquitetônica e requinte. Conheça o Santuário de São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes, e o Santuário Diocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida e Santo Inocêncio, em Tomazina, considerado a “Capela Sistina do Norte Pioneiro Paranaense”.

Outros atrativos espirituais imperdíveis são a Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças, em Cambará, a Catedral Imaculada Conceição, de Jacarezinho, a tradicional festa de Bom Jesus da Cana Verde, de Siqueira Campos, o templo budista Shoshinji, em Assaí, e os dois Circuitos das Capelas (católicas e evangélicas), nas áreas rurais de Ibiporã.

O Morro do Gavião, em Ribeirão Claro, é perfeito para diversas atividades ao ar livre.
O Morro do Gavião, em Ribeirão Claro, é perfeito para diversas atividades ao ar livre.| Shutterstock

Ecoturismo

A natureza do Norte Pioneiro do Paraná é responsável por alguns dos momentos mais inesquecíveis da viagem. São rios, cachoeiras, praias artificiais, parques ecológicos e recantos verdes para banhos refrescantes, lazer, diversão e descanso.

Turismo de aventura 

Se você procura por aventura, frio na barriga e muita emoção, o Norte Pioneiro do Paraná é a região ideal para prática de esportes radicais como tirolesa e rapel, além de pesca esportiva, passeios de lancha e catamarã.

São formações rochosas, como o Morro do Gavião, em Ribeirão Claro, lagos como o da Represa de Chavantes, que é considerada a Angra Doce do Paraná, cachoeiras impressionantes, trilhas e um céu convidativo para vôos.

Gastronomia

Vinícola, fábrica de cerveja, cachaçaria, fazendas de café, pizza na fazenda, festivais gastronômicos, a Feira da Lua (em Cambará) e restaurantes onde se destacam os sabores da gastronomia mineira, japonesa e italiana, além das receitas à base de peixe por causa de importantes rios da região.

Onde se hospedar no Norte do Paraná?

O Hotel Bourbon de Cambará tem a maior e mais moderna estrutura de hospedagem, gastronomia e eventos da região.
O Hotel Bourbon de Cambará tem a maior e mais moderna estrutura de hospedagem, gastronomia e eventos da região.| Divulgação

Assim como os atrativos turísticos da região, a rede hoteleira do Norte do Paraná é ampla, com acomodações para todos os estilos. Se você deseja conforto, o Bourbon Cambará Hotel oferece a mesma qualidade dos hotéis da rede.

O Bourbon da Região Pioneira do Norte está localizado na cidade de Cambará, que é de onde vem a família fundadora da Rede e, por isso, esse é um dos hotéis mais especiais da companhia.

O Bourbon Cambará Hotel tem a maior e mais moderna estrutura de hospedagem, gastronomia e eventos da região, localizado estrategicamente no centro da cidade, perto das principais lojas do comércio, bancos, bares e restaurantes.

Conheça o Instituto Bourbon

Com a missão de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e ética, por meio de ações educacionais, culturais, esportivas e de saúde para a comunidade de Cambará e região, o Instituto Bourbon de Responsabilidade Socioambiental promove ações nas Escolas Vezozzo, da Vila Rotary de Cambará.

Como chegar em Cambará

As rodovias BR- 153 e BR-369 são a melhor maneira de chegar a Cambará. O aeroporto mais próximo é o de Londrina, que fica a cerca de 140 km da cidade. Já para a capital Curitiba, o município do Norte paranaense fica a 402 km.

Clique aqui e conheça todos os benefícios do Bourbon Cambará Hotel para sua viagem ao Norte Pioneiro do Paraná.