Além da vista externa, o interior da estufa do Jardim Botânico de Curitiba reserva uma beleza à parte.
Além da vista externa, o interior da estufa do Jardim Botânico de Curitiba reserva uma beleza à parte.| Foto: Shutterstock
  • Por Bourbon
  • 09/09/2022 12:08

Está planejando visitar Curitiba? É sempre bom levar em consideração que o clima da cidade não é nada estável. Dependendo da época do ano, o dia pode começar nublado com 10ºC, depois ir esquentando até os 25 ºC e ainda esfriar tudo de novo quando escurecer. Mas, então, o que fazer em Curitiba?

Existem períodos do ano que são mais frios e outros mais nublados. Por isso, é sempre bom ficar de olho na previsão do tempo em Curitiba antes de planejar sua viagem.

Previsão do tempo em Curitiba

Confira algumas características que compõem o clima curitibano:

  • O verão é ameno, com temperatura máxima que dificilmente passa dos 30ºC;
  • Essa estação também é de clima instável, sendo os meses de janeiro e fevereiro os mais chuvosos;
  • De maio a agosto a temperatura máxima não passa de 21ºC.
  • O mês mais frio é julho, com média entre 10ºC e 19ºC. Pode apresentar alguns dias com temperaturas mínimas mais baixas, principalmente acompanhado de uma geada nos meses de inverno.
  • O período mais seco é entre março e outubro, sendo agosto o mês com menor índice de chuvas.

Agora que você já sabe de todas estas informações, pode planejar da melhor maneira possível suas férias em Curitiba.

De qualquer forma, se for pego de surpresa, confira aqui as nossas dicas do que fazer em Curitiba com chuva ou sol.

O que fazer em Curitiba com sol

Uma das primeiras imagens que vem à cabeça quando se fala de Curitiba são os belos parques e paisagens verdes, não é mesmo?

Então se o tempo estiver favorável, você não pode deixar de conhecer alguns parques da cidade, como:

Jardim Botânico

O cartão postal da cidade conta com uma estufa que abriga plantas típicas da região e uma bela vista do parque. Também conta com a galeria das Quatro Estações que permite um passeio sensorial.

Dentro do Jardim Botânico você encontra uma unidade Café-escola do Senac, que fica ao lado da estufa. Além do delicioso café, no cardápio contém pratos especiais com comidas típicas da nossa região, como escondidinho de barreado, palha italiana paranaense e coxinha de farofa da Lapa.

Parque Barigui

Um belo dia de sol combina com um passeio no Parque Barigui. Além de ser um parque lindo, é bastante convidativo para um passeio de bicicleta, patinete, patins ou até mesmo uma caminhada.

Se for seu dia de sorte, pode até ver de perto as famosas capivaras que vivem no parque. E sempre chamam a atenção dos passantes!

No Parque Tanguá você poderá aproveitar um lindo pôr do sol.
No Parque Tanguá você poderá aproveitar um lindo pôr do sol.| Crédito: Shutterstock

Parque Tanguá

Você é um apreciador do pôr do sol? Então precisa visitar o Parque Tanguá no fim do dia. O Parque foi construído em uma pedreira desativada e rende imagens lindas seja no mirante, nas áreas verde, trilha ou na parede rochosa.

Zoológico de Curitiba

O zoológico da cidade tem visitação gratuita, de terça a domingo, das 10h às 16h. O espaço é bastante amplo e pode receber mais de 1,5 mil visitantes ao mesmo tempo. São 1,8 mil animais de 175 espécies diferentes.

Mas nem só de parques vive essa cidade!

Se preferir dar uma passeada para fazer compras, o calçadão da Rua XV de Novembro é o lugar certo, também conhecido como Rua das Flores. A rua é exclusiva para pedestres e tem diversas opções de lojas e lanchonetes.

O início da rua XV encontra com a Praça Osório que, em determinadas épocas do ano (Inverno, Primavera, Páscoa e Natal), recebe uma feira ao ar livre que fica aberta todos os dias, com barraquinhas de artesanato local e comidas típicas. Ponto certo para um quentão em dias frios, com ótimas opções para um dia de sol, seja de verão ou inverno.

O que fazer em Curitiba com chuva

Se é dia de chuva, você também pode aproveitar para conhecer Curitiba. A cidade oferece museus e restaurantes que vão te deixar bem confortável para continuar seu passeio.

Museu do Olho

O Museu Oscar Niemeyer (MON) tem mais de 35 mil metros quadrados, é o maior museu de arte da América Latina.

O acervo conta com obras de Tarsila do Amaral, Alfredo Andersen, Paulo Leminski, Poty Lazaroto e muito mais.

É uma verdadeira aula de arte e cultura ,um ótimo investimento no conhecimento cultural para toda a família.

Em dia de chuva, o MON é uma ótima opção.
Em dia de chuva, o MON é uma ótima opção.| Crédito: Shutterstock

Mercado Municipal de Curitiba

No Mercado Municipal de Curitiba é possível fazer um passeio de encher os olhos. No local, é possível encontrar todo tipo de frutas, verduras, grãos, peixes, carnes, inclusive ingredientes mais exóticos de diversas partes do mundo.

Há também uma praça de alimentação com ótimas opções de refeições.

Almoço ou jantar em Santa Felicidade

O bairro Santa Felicidade foi povoado por imigrantes italianos que mantiveram suas tradições culinárias até hoje no local. Na rua Manoel Ribas, você encontra diversos restaurantes que oferecem todos os dias frango frito, polenta, risoto, massas e outras delícias típicas.

Destaque para o Restaurante Madalosso, com capacidade de receber mais de 4 mil pessoas de uma vez só.

Torre panorâmica

Literalmente, um dos pontos altos da visita à Curitiba acontece na Torre Panorâmica! Localizada no bairro Mercês, este ponto turístico é uma torre de telefonia que tem mais de 100 metros de altura e lá de cima é possível ter uma vista de 360º da cidade.

Lá dentro é possível visitar um painel do artista paranaense Poty Lazzarotto retratando a história da cidade.

A cidade ainda oferece diversas opções de museus, restaurantes e shoppings que podem tornar seu passeio por Curitiba super divertido. Aproveite!

Onde se hospedar em Curitiba?

Sofisticação e conforto, você encontra no Hotel Bourbon Curitiba.
Sofisticação e conforto, você encontra no Hotel Bourbon Curitiba.| Crédito: Divulgação

O Bourbon Curitiba Convention Hotel é um dos mais tradicionais da capital paranaense. Localizado no Centro da cidade, em frente à Biblioteca Pública do Paraná e próximo a vários pontos turísticos. Também de fácil acesso a bairros vizinhos.

Com mais de 30 anos de história, o hotel  conta com uma ótima estrutura em seus 170 apartamentos e oferece piscina climatizada aos hóspedes, fitness center, spa e restaurantes premiados como o Tom Espaço Gastronômico, que serve a famosa feijoada aos sábados e o Kibô Japanese, espaço intimista com o melhor da culinária japonesa..

Aliás, a melhor feijoada de Curitiba é do Hotel Bourbon, segundo as revistas Veja e Gula. Não deixe de experimentar!

Além de receber hóspedes, o Bourbon Curitiba Convention conta com uma ótima estrutura  para receber eventos, com 9 salas moduláveis e 3 foyers que atendem com qualidade e conforto seu evento corporativo ou social.

Conheça o Hotel Bourbon de Curitiba.