Farofa 5 Grão com pimenta calabresa
Farofa 5 Grão com pimenta calabresa| Foto: Divulgação
  • Por Caldo Bom
  • 18/12/2020 15:54

Ela não chega a ser a protagonista, mas muitos pratos principais só são complementados por ela. Até mesmo no recheio de muitas aves ela é satisfação garantida. Estamos falando da farofa, iguaria feita de farinha frita na manteiga ou gordura e enriquecida com outros ingredientes.

Mas falando assim, nem de longe chegamos perto da riqueza desse prato. Ainda mais nesta época de festividades, em que ele ganha destaque nas ceias. O que falar de um porco assado lentamente tendo como acompanhamento uma farofa bem temperada?

As receitas de chefs famosos

A história nos conta que a farofa teria sido inventada pelos índios antes mesmo da colonização portuguesa. Naquela época, a mandioca e o milho já eram comuns em terras brasileiras, e a farinha teria vindo deles. Depois, misturada a algum tipo de gordura, acabou resultando na farofa.

De lá pra cá, a popularidade do prato só cresceu. Até mesmo chefs conhecidos têm uma receita de farofa ou a incluem nos cardápios dos seus restaurantes.A Casa do Porco, restaurante paulistano que sempre está entre os melhores restaurantes da América Latina e do mundo, tem em seu menu a farofa de cebola – que acompanha o famoso Porco San Zé – e a farofa da casa, que é a guarnição das linguiças.

Alex Atala, que foi o precursor da culinária brasileira no mundo, tem entre suas receitas uma farofa de maracujá, que leva farinha de milho em flocos grandes, manteiga, um toque de açúcar, cebola, sal e a polpa dos maracujás com as sementes. Uma dica do chef é acrescentar a farinha como último ingrediente para manter a crocância.

Farinha de Milho Amarela
Farinha de Milho Amarela| Divulgação

Outra chef renomada, Helena Rizzo, tem em seu restaurante Maní, um prato de peixe na folha de bananeira, purê de banana-da-terra, salada de feijão-manteiguinha e farofa de castanha-do-pará. O conhecido PF do restaurante também tem a farofa como um dos componentes.

Dicas para acertar

Como são muitas as opções de preparo para o prato, é normal que você se sinta sem saber como começar na hora de prepará-lo, afinal, o leque de ingredientes que podem ser acrescentados é amplo. Por isso, vamos indicar cinco dicas essenciais para incrementar as receitas festivas com diferentes tipos de farofa:

O tipo de gordura

Democrática que é, a farofa aceita qualquer tipo de gordura. A manteiga deixa o prato bem úmido – além de mais saboroso. Outra sugestão é fritar alguns embutidos antes, como bacon e linguiça, e aproveitar a gordura deixada por eles na panela. Se você prefere uma gordura mais saudável, vá de óleo de coco, que não perde suas propriedades mesmo sendo aquecido. Agora se a ideia é uma farofa bem amarelinha e com um sabor característico, invista no azeite de dendê.

Milho ou mandioca?

Se você está na dúvida sobre qual farinha utilizar em sua farofa, tenha em mente que não há certo ou errado. Aposte na preferência pessoal, pois a principal diferença reside mesmo é na textura. A farofa de mandioca é feita a partir da mandioca desidratada e moída. Ela tem uma grande quantidade de fibras e vitamina C, além de não ter glúten. Já a farofa de milho é obtida com a moagem dos grãos. Também não tem glúten e oferece tudo de bom que o milho tem – rico em zinco, ferro e em fibras. Caso você fique indeciso, vale usar as duas juntas sem problemas. No mercado, a Caldo Bom oferece um mix pronto de mandioca e milho.

Colocar água ou não

Caso a farofa fique um pouco seca, o ideal é não inserir água. Uma opção é colocar um pouco de caldo de frango ou legumes para umedecer a receita. Pouca quantidade: uma colher de sopa em uma receita para quatro pessoas. Até mesmo aquele molho gostoso para servir com o peru pode ser misturado à farinha. Mas cuidado, com líquido em excesso, a farofa vira um pirão.

A crocância

A farofa tradicionalmente é rica em texturas. E essa crocância só acrescenta ainda mais sabor ao prato. E para tornar o produto ainda mais interessante, você pode investir em castanhas – tradicionais nesta época de Natal e Ano Novo, amêndoas laminadas e nozes. A Caldo Bom ainda oferece uma versões prontas, sendo uma com batata palha e outra sabor bacon com croutons.

Farofa bacon com croutons
Farofa bacon com croutons| Divulgação

Deixe mais nutritiva

Por ser versátil, a farofa pode ganhar itens como legumes e verduras – que tal cenoura ralada, alho-poró, ervas frescas ou secas? O ovo também pode ser inserido cozido ao final do preparo ou cru na hora de refogar os demais ingredientes. Outra opção são as farofas prontas que já vem com grãos, como linhaça marrom, linhaça dourada, chia, gergelim, amaranto, além de batata doce. Todas elas são produzidas pela Caldo Bom, que ainda oferece opções saborizadas: 5 grãos com ervas provençais (ótimas para aquele salmão do Ano Novo), 5 grãos com lemon pepper (ideal para acompanhar o pernil de porco) e 5 grãos com pimenta calabresa (que tal como recheio do peru ou chester?).

A marca Caldo Bom apresenta um rol amplo de farinhas e farofas para suas ceias de final de ano. Somente em farofas, são dez produtos. Entre as farinhas, sete delas podem ir no preparo de farofas. No site da marca, além dos produtos, você encontra receitas deliciosas. Confira.