Salada de Feijão Branco Caldo Bom
Salada de Feijão Branco Caldo Bom| Foto: Divulgação
  • Por Caldo Bom
  • 12/01/2021 15:27

Depois dos excessos das festas do fim do ano, que tal combinar as altas temperaturas do verão com uma alimentação saudável para fazer uma limpeza no organismo? Em um momento como esse, as saladas podem ser uma ótima aliada.  E se engana quem pensa que elas se resumem a folhas.

São inúmeras as composições, que incluem vegetais, frutas para aumentar a refrescância e leguminosas ricas em proteína. É o caso das saladas com grão-de-bico, por exemplo, ingrediente que certamente potencializa o valor nutritivo do prato, sem perder a leveza e o poder de desintoxicação.

Servidas como entradas ou mesmo prato principal, o importante é que as saladas apresentem variações nos ingredientes e, sobretudo, sejam frescas. Esse tipo de escolha saudável vai ao encontro do estilo de vida que vem conquistando espaço na vida das pessoas atualmente. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, em outubro de 2020, as duas prioridades do brasileiro para este novo ano são cuidar da saúde (35% das pessoas) e emagrecer/fazer exercícios (26% das respostas).

Para atingir esse objetivo, nada melhor do que boas ideias para serem colocadas em prática à mesa. Por isso, confira algumas receitas deliciosas e aproveite todos os benefícios que uma refeição balanceada oferece à saúde:

Salada de quinoa

Rica em proteínas, a quinoa em grãos é um alimento completo. Pode, inclusive, substituir a farinha branca e o arroz. Ela também é fonte de minerais e vitaminas, rica em fibras, cálcio e ferro, sendo uma ótima opção para enriquecer a dieta.

Para a salada, ela pode ser usada como um complemento, ou em uma versão mais sofisticada: a salada de quinoa com frutas silvestres. De fácil preparo, é deliciosa. Aprenda:

  • Cozinhe uma xícara e meia de quinoa em grãos Caldo Bom e duas xícaras de pepino picado;
  • Pique um punhado de morangos, framboesa e meia maçã vermelha;
  • Adicione meia xícara de cebola roxa picada;
  • Misture tudo e aproveite.

Salada de grão-de-bico

Grão de Bico Caldo Bom
Grão de Bico Caldo Bom| Divulgação

Pertencente ao grupo de leguminosas, o grão-de-bico é rico em proteínas, assim como lentilhas, ervilhas e a chia. Isso significa que ele proporciona a sensação de saciedade, sem perder a leveza e a refrescância. A salada de grão-de-bico vai te surpreender tanto no sabor, quanto na facilidade de fazê-la:

  • Cozinhe 800 gramas de grão-de-bico Caldo Bom;
  • Corte 2 pepinos em fatias;
  • Corte 12 tomates-cereja ao meio;
  • Pique meia cebola roxa;
  • Pique 2 dentes de alho;
  • Fatie 480 gramas de azeitona;
  • Corte em pequeninos pedaços 50 gramas de queijo feta;

- Junte todos os ingredientes em uma travessa com ½ xícara de molho para salada italiano, ½ suco de limão e ½ colher e chá de pimenta-do-reino moída Caldo Bom. Coloque salsinha e sal a gosto. Mexa bem e deixe gelar por cerca de duas horas.

Salada de lentilha

Provavelmente você já comeu sopa de lentilha. Mas como o verão combina com frescor, você vai precisar de laranjas! Isso mesmo, a mistura inusitada gera um sabor apetitoso. Nessa versão, coloque o suco de laranja com 1 xícara de lentilha Caldo Bom uma panela – complete com água para cobrir os grãos com uma pitada de sal. Cozinhe até eles ficarem al dente, mais firmes. Resfrie imediatamente com água gelada. Acrescente 150 gramas de tomates-cereja cortados ao meio e tempere com um dente de alho picado, ½ maço de coentro somado a 2 colheres de azeite e sal. Deixe gelar. Apesar de o prato brilhar sozinho, também é ótima opção para ser acompanhado com filé de peixe grelhado.

Lentilha Caldo Bom
Lentilha Caldo Bom| Divulgação

Salada de chia

A chia é um alimento excelente para combinar com sua dieta. Pode fazer parte de receitas de pudim, sorvete, bolo e rosquinhas – e o melhor, todas saudáveis. Como já mencionado, a chia também é rica em proteína, conferindo maior sensação de saciedade que os carboidratos. Não podemos deixar de fora uma opção de salada com folhas. Mas, é claro que fugimos das tradicionais. Aqui, além de supercolorido, o prato serve como uma refeição completa.

Para fazê-lo, corte 2 xícaras de alface roxa em tiras finas e coloque-as em uma travessa. Misture 3 colheres (sopa) de cenoura crua ralada; 3 colheres (sopa) de beterraba crua ralada; 1 1/2 xícara (chá) de tomates-cereja partidos ao meio; e 5 ramos de brócolis cozidos al dente.

Em uma tigela, misture 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã; 3 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem; 2 colheres (chá) chia em grãos Caldo Bom; 1 colher (chá) de gersal e sal a gosto. Coloque a mistura na travessa e sirva.

Chia em grãos Caldo Bom
Chia em grãos Caldo Bom| Divulgação

Salada light de sementes

Para finalizar nossa lista deliciosa, esta opção com sementes excelentes para o organismo. A linhaça, tanto a dourada quanto a marrom, é a mais rica fonte vegetal de ômega 3. Já o gergelim é bom para os ossos, previne sintomas da diabetes, é rico em fibras e colabora para o bom funcionamento do intestino.

  • Cozinhe 160g de arroz negro em três xícaras de água fervente;
  • Faça um mix de sementes com 50 gramas de gergelim sem casca Caldo Bom, 30 gramas de linhaça dourada Caldo Bom e 20 gramas de semente de girassol e junte a água fervente. Tampe a panela até que fiquem macios. Quando macios, solte os grãos com um garfo e mantenha no fogo baixo por mais cinco minutos;
  • Misture alecrim, orégano e azeite, na quantidade que preferir, para fazer um mix de azeite com ervas;- Corte 240 gramas de alface crespa em tiras, 160 gramas de abobrinha (na parte grossa do ralador ou corte em julienne);
  • Fatie 60g de champignon em lâminas e 120 gramas de peito de peru light em cubos médios;
  • Misture todos os ingredientes em um recipiente, regue com o azeite com ervas e sirva.

Agora que você aprendeu novas opções, certamente vai encontrar prazer em comer saladas e manter uma rotina saudável. Mas antes de iniciar o preparo, não se esqueça de fazer a higienização dos alimentos corretamente.