Pipoca com cobertura de Caramelo
Pipoca com cobertura de Caramelo| Foto: Divulgação
  • Por Caldo Bom
  • 11/01/2021 15:59

Os encontros entre amigos e famílias estão diferentes, menores, sem aglomerações e cada vez mais caseiros. Com isso, é preciso pensar em todos os detalhes para que os momentos sejam agradáveis. Principalmente se você for o anfitrião do evento nesse momento de encontros mais intimistas. Afinal, o que servir aos poucos convidados, mas sem deixar de lado o glamour, a diversão e o clima de descontração?

Os aperitivos podem ser a solução. Também chamados de petiscos, entradas ou tira-gostos, são preparações de comidinhas rápidas que podem ser simples ou elaboradas, frias ou quentes, servidas antes do prato principal ou sozinhas para um encontro rápido e acompanhado de uma bebida.

Práticos, eles auxiliam as pessoas que têm uma vida mais agitada e ficam sem tempo para preparar tudo sozinhas. Mas para fugir do óbvio, basta ter um pouco de criatividade. Pensando nisso, organizamos algumas dicas que, certamente, tornarão os momentos fraternos mais saborosos.

Aperitivos que fazem a diferença

Uma opção deliciosa e que pode ser preparada rapidamente é uma porção de queijo empanado, que pode ser frito, assado ou ainda preparado em uma fritadeira sem óleo. É só escolher o tipo de queijo – ou vários deles – e empanar. É possível encontrar no mercado uma mistura para empanar já pronta, com farinha de rosca e tempero, oferecida pela marca Caldo Bom. Além de prático, o produto é ideal para momentos em que o sabor é fundamental, mas o tempo é curto.

Mistura para empanar
Mistura para empanar| Divulgação

Seguindo a ideia do empanado, outros vários petiscos podem ser preparados rapidamente, como iscas de frango, carne ou peixe, cebola em rodelas e salgadinhos diversos. Afinal, quando bem sequinha e crocante, uma fritura agrada facilmente. Outras soluções para esse tipo de preparo é utilizar azeite de oliva, que contém bons nutrientes e faz bem para os vasos sanguíneos – ou ainda optar pela fritadeira sem óleo.

Para os que gostam de opções mais saudáveis, é possível organizar um mix de castanhas, que podem ser compradas separadamente ou já na embalagem com todas juntas, como a oferecida pela Caldo Bom.

Quem gosta de se aventurar na cozinha, pode também preparar os mais diversos “chips”, cortando em rodelas bem finas batata-doce, abobrinha, berinjela e assar em forno com o tempero que preferir.

Grão-de-bico Crocante
Grão-de-bico Crocante| Divulgação

Outra opção deliciosa e saudável é o grão-de-bico crocante, que é fácil de fazer e conta com inúmeras possibilidades de temperos. Basta cozinhar o grão (deixar de molho antes se preferir) e, em seguida, colocar no forno com azeite e as especiarias e ervas que desejar. A porção é ótima para servir numa reunião de amigos ou para degustar sozinho enquanto assiste a um filme ou lê um bom livro.

Para pegar e servir

Há opções ainda mais práticas e tradicionais, que agradam a todos os paladares e caem bem em qualquer ocasião, como o amendoim. Nesse caso, é possível investir na diversidade do produto para fugir do senso comum. Que tal, por exemplo, organizar um prato com diferentes tipos de amendoim: japonês, gigante, tradicional e descascado?

Amendoim Tipo Gigante
Amendoim Tipo Gigante| Divulgação

Igualmente fácil de servir, outro tira-gosto que é unanimidade nacional é a pipoca. Além de ser perfeita para acompanhar um filme, uma seção de jogos ou conversas descontraídas, ela pode ser preparada como se fosse no cinema ou em menos de cinco minutos no micro-ondas. A Caldo Bom, por exemplo, conta com vários sabores do petisco, como manteiga, natural com sal, bacon, queijo e pizza. E ainda, de sobremesa, duas opções: cobertura de caramelo ou de chocolate.

Pipoca premium
Pipoca premium| Divulgação

E para beber?

Certamente, os aperitivos são ótimas pedidas em praticamente todas as ocasiões. Afinal, eles criam momentos que unem as pessoas para comemorações ou simplesmente para celebrar a amizade. Mas seja para apreciar sozinho ou com amigos, acompanhar os petiscos com bebidas aperitivas é uma ótima alternativa. Assim como as comidas, os drinks servem para estimular o apetite e aumentar a sensação de sabor.

Algumas das opções são o vinho do porto, licores e bebidas secas, geralmente servidos frescos em copos ou cálice. E, claro, a popular cerveja, que cai bem com quase todos os aperitivos.

Versões sem álcool deliciosas e sofisticadas podem ser chás gelados com frutas. Alguns exemplos são: chá verde com limão e folhas de hortelã; chá de frutas vermelhas, com pedaços de morango ou framboesa e folhas de manjericão; e chá de frutas amarelas, com pedaços de manga e fatias de limão. Além de visualmente bonitos, eles são saborosos e nutritivos, trazendo sofisticação para o momento.

Chá Camomila com Abacaxi e Hortelã
Chá Camomila com Abacaxi e Hortelã| Divulgação

No site da Caldo Bom, é possível conferir seus snacks favoritos para servir e desfrutar de momentos de descontração.