Como descobrir qual tipo de aparelho auditivo é mais indicado para cada necessidade
| Foto:
  • Por Centro Auditivo Lider
  • 06/09/2021 15:35

Você já imaginou sua vida sem conseguir ouvir os sons ao seu redor? A deficiência auditiva configura um dos distúrbios mais prejudiciais à qualidade de vida das pessoas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em torno de 500 milhões de pessoas têm surdez moderada e/ou severa. Já no Brasil, cerca de 5% da população têm deficiência auditiva.

Diante desse cenário, muitas pessoas conseguem resgatar o bem-estar, mesmo com a capacidade auditiva comprometida, através do uso de aparelhos auditivos.

Os aparelhos são capazes de reverter a perda auditiva?

Assim como os óculos não curam os problemas de visão, os aparelhos não revertem os problemas auditivos. Mas conseguem melhorar a habilidade auditiva e qualidade de vida dos usuários.

De acordo com a tecnologia empregada, cada aparelho tem suas propriedades e características que se adequam às necessidades do paciente.

Com isso, esses equipamentos podem ajudar a desacelerar a evolução da deficiência ou, pelo menos, evitar que ela progrida.

Benefícios dos aparelhos auditivos

Como o sistema auditivo não consegue desempenhar sua função plenamente, o aparelho faz parte do seu trabalho.

Dessa forma, as células e componentes do sistema não ficam sobrecarregados, evitando, assim, comprometimento maior e piora da capacidade de ouvir.

Como saber se preciso usar aparelho auditivo

A primeira coisa a fazer é procurar ajuda de um especialista em saúde auditiva, ou seja, um fonoaudiólogo ou um otorrinolaringologista.

São eles que irão investigar, por meio de uma série de exames, entre eles a audiometria, se existe algum problema para, a partir daí, dar início ao tratamento correto.

Em seguida, o paciente será acompanhado por um fonoaudiólogo, que apresentará os aparelhos auditivos de acordo com o grau e tipo de perda apresentados por ele.

Agora que você já tem consciência do seu problema auditivo e da necessidade de usar um aparelho auditivo, como saber qual aparelho auditivo é mais indicado?

A escolha do aparelho ideal

O mercado dispõe de vários modelos de aparelhos auditivos, cada vez mais modernos e focados em atender às necessidades dos usuários, proporcionando, assim, mais qualidade de vida.

Antes de mais nada, a escolha do aparelho para um paciente deve levar em consideração o seu grau de deficiência, que pode ser leve, moderado, severo ou profundo.

Além do grau da perda auditiva, o fonoaudiólogo se atenta para o tamanho do canal auditivo do usuário, além de suas necessidades individuais e estilo de vida, sempre priorizando o seu conforto.

Agora que você já sabe o que é preciso para escolher o modelo certo de aparelho auditivo, conheça todas as soluções tecnológicas do Centro Auditivo Lider.