Geralmente, o zumbido não representa um problema sério, mas pode gerar um grande incômodo.
Geralmente, o zumbido não representa um problema sério, mas pode gerar um grande incômodo.| Foto: Shutterstock
  • Por Centro Auditivo Lider
  • 27/05/2022 18:55

Só quem tem zumbido no ouvido sabe como é irritante ouvir constantemente um som de chiado, apito, cigarra, cachoeira, motor, grilo, panela de pressão ou estalos. Se este é o seu caso, ou de alguém da sua família, existem alguns exercícios capazes de ajudar a aliviar o desconforto, pelo menos no curto prazo.

Em alguns casos, o zumbido pode durar meses ou anos, mas apesar de incômodo, normalmente não representa um problema auditivo grave. Mesmo assim, é necessário procurar ajuda de um médico especializado para diagnóstico e definição do melhor tratamento.

Quais são as causas do zumbido?

Esse é um problema que pode atingir qualquer pessoa, apesar de ser mais comum em idosos, pelo próprio envelhecimento da audição. Mas essa não é a única causa do zumbido, que também pode ser provocado por:

  • Exposição a sons muito altos;
  • Traumatismo na cabeça;
  • Infecções;
  • Intoxicação por remédios;
  • Excesso de cera;
  • Labirintite;
  • Doenças crônicas, como a diabetes e hipertensão;
  • Tumores no cérebro ou no ouvido;
  • Disfunção temporomandibular.

Tratamentos para zumbido no ouvido

Antes de determinar qual tratamento é indicado para o zumbido, o médico precisa identificar a origem do problema, já que, em alguns casos, como excesso de cera, a solução é bem simples.

Alguns dos tratamentos mais utilizados para zumbido no ouvido são:

Medicamentos

Podem ser usados para aliviar o sintoma ou até mesmo para cura. Mas, o tipo de medicamento e sua posologia devem ser indicados por um médico, já que uma das origens do zumbido é a intoxicação medicamentosa

Aparelhos auditivos

Algumas vezes, quem sofre com esse problema também têm perda auditiva e, por isso, o uso do aparelho é indicado. Nesses casos, o equipamento ajuda a pessoa a identificar melhor os sons externos e, assim, diminui a atenção dada ao zumbido (um som interno).

Entenda um pouco mais sobre as tecnologias avançadas nessa área.

Dieta e hábitos

É recomendado alterar hábitos da dieta, já que alguns alimentos atuam como gatilhos para o zumbido. Sendo assim, deve-se evitar o consumo de café, chá preto, álcool, refrigerante tipo cola, doces, chocolate, edulcorantes artificiais (como o aspartato), sal, gorduras saturadas e trans, leite e derivados e frituras. Também é importante parar de fumar.

Terapia do som

Sons utilizados no ambiente ajudam a diminuir a percepção do zumbido. São utilizados músicas ou sons da natureza, por exemplo, para evitar o silêncio e diminuir a atenção ao problema.

Terapia comportamental

Também conhecida como terapia de retreinamento do zumbido. Na verdade, é uma técnica de relaxamento, reordenamento dos pensamentos e habituação a situações psicossociais. Com isso, a pessoa fica mais confortável com o zumbido.

Tratamento odontológico

Uma das causas do zumbido é, justamente, a disfunção da articulação temporomandibular (ATM). Com isso, é indicado tratamento odontológico, que pode ser com a colocação de uma placa rígida (reveste os dentes) na hora de dormir, além da realização de fisioterapia com exercícios de reprogramação postural.

Outras terapias

Algumas terapias alternativas também podem ajudar no tratamento do zumbido: Acupuntura, musicoterapia, técnicas de relaxamento, meditação, entre outras

Exercícios para aliviar o zumbido no ouvido

Para amenizar o desconforto do zumbido, alguns exercícios podem ser feitos em casa. Mas é importante você saber que eles não substituem o tratamento com o médico especialista.

Antes de iniciar, é necessário ficar bem à vontade. Para isso, a pessoa pode sentar em uma cadeira, sem sapatos, com roupas confortáveis e em um local tranquilo. Além disso, uma música relaxante pode ajudar nesse momento.

Relaxamento muscular progressivo

Enquanto está sentada, a pessoa fica concentrada nos músculos de uma região do corpo. Em seguida, deve inspirar e apertar apenas os músculos em questão, por 8 segundos, soltando depois repentinamente e, assim, relaxando. É preciso continuar essa progressão da cabeça aos pés.

Respiração profunda

Repetir a seguinte sequência 20 vezes: expirar completamente pela boca, inspirar pelo nariz por 4 segundos. Prender a respiração por 4 segundos e expirar pela boca de 6 a 8 segundos.

Imagens guiadas

Após relaxamento com o exercício anterior, a pessoa deve fechar os olhos e continuar respirando profundamente, enquanto imagina as cenas, com todos os seus sentidos (cheiro, ar e sabor, por exemplo), do ambiente mais relaxante possível. Aqui, vale a pena usar música para ficar ainda mais confortável.

O Centro Auditivo Lider é referência em ajudar as pessoas a ouvirem melhor. Com mais de 28 anos de mercado, a empresa possui equipe qualificada, estrutura moderna e aparelhos auditivos de última geração.

Clique aqui e conheça todas os modelos de aparelho do Centro Auditivo Lider.