Cerca de 2,2 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência auditiva, segundo Pesquisa Nacional de Saúde.
Cerca de 2,2 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência auditiva, segundo Pesquisa Nacional de Saúde.| Foto: Shutterstock
  • Por Centro Auditivo Lider
  • 27/05/2022 18:42

Zumbido, chiado, perda de audição, labirintite, não importa o sintoma ou a doença, tudo isso pode ser diagnosticado com diferentes tipos de exames auditivos. É a partir deles que o médico poderá receitar o tratamento mais indicado.

Esses procedimentos, realizados geralmente por um otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo, são necessários para diagnosticar precocemente doenças auditivas e evitar o agravamento do quadro.

Entenda melhor.

Quais são os principais exames de ouvido?

Por menor que seja, qualquer dificuldade para ouvir sons, como o de uma pessoa falando em uma ligação telefônica ou pessoalmente, pode indicar perda auditiva. Por isso, os exames de ouvido são essenciais para entender as raízes e as consequências de cada situação.

Conheça os quatro principais exames:

Audiometria

Este exame é responsável por avaliar a capacidade da pessoa ouvir e interpretar sons. Para tanto, existem dois tipos de audiometria, a tonal e a vocal, cada um com uma finalidade diferente.

  • Tonal: analisa o limite da audição em variadas frequências (geralmente variam entre 125 Hz e 8000 Hz) e, assim, mede o som mais baixo que a pessoa consegue ouvir em diferentes tons.
  • Vocal: analisa a capacidade que a pessoa tem de perceber e diferenciar os sons da fala. Por isso, é indicada para quem ouve, mas não entende.

Impedanciometria (Imitanciometria)

Através deste procedimento, o otorrino ou fonoaudiólogo consegue avaliar as condições da orelha média e, assim, verificar como está funcionando o tímpano, a cadeia de ossículos e a tuba auditiva.

No momento em que é feita a Impedanciometria, também acontece a pesquisa do reflexo estapediano (contração do músculo estapédio), que está localizado na orelha média.

Clique aqui e conheça todas as soluções tecnológicas para tratar a perda de audição.

Mapeamento de fala

Esse exame é um teste computadorizado com a função de verificar o correto funcionamento do aparelho auditivo durante sua utilização, para que a pessoa consiga aproveitar ao máximo o equipamento.

Veja como saber se o aparelho está dando bons resultados.

Para tanto, o mapeamento mostra quais ajustes devem ser feitos no aparelho para melhor compreensão da fala. Ou seja, se o exame indicar que a fala não é amplificada da forma ideal, o fonoaudiólogo deverá ajustar as frequências.

Ganho de inserção

Mais um exame com o objetivo de medir o desempenho do aparelho auditivo. Nesse caso, ele avalia qual é o ganho do equipamento. Para isso, precisa ser realizado dentro do canal auditivo, sem depender da resposta do paciente.

Através desse procedimento, o profissional consegue medir o ganho fornecido pelo aparelho auditivo dentro do canal e, assim, concluir se o mesmo está adequado ou não.

Por que é importante realizar exames de ouvido?

Embora negligenciados por muitas pessoas, os exames auditivos são importantes para evitar problemas e garantir nossa qualidade de vida.

Por isso, é necessário realizar check-ups de rotina com o otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo, pelo menos uma vez ao ano, para ter certeza que a audição está saudável, sobretudo para quem já passou dos 50.

Esses exames ajudam a identificar se a pessoa necessita de aparelho auditivo para recuperar sua capacidade de ouvir ou não, e também qual equipamento é mais adequado.

O Centro Auditivo Lider é referência em ajudar as pessoas a ouvirem melhor.

Clique aqui e conheça.