A dor de ouvido pode ser causada por otite, que é uma infecção causada por vírus e bactérias.
A dor de ouvido pode ser causada por otite, que é uma infecção causada por vírus e bactérias.| Foto: Shutterstock
  • Por Centro Auditivo Lider
  • 03/05/2022 17:21

A dor de ouvido é um sintoma comum para algumas condições e doenças. Além do desconforto, pode representar algum problema auditivo, como otite e acúmulo de cerume, ou em outras regiões, como infecções na garganta e resfriados.

Se você ou alguém da sua família está sofrendo com esse tipo de dor, seja qual for o motivo, é importante passar por um otorrinolaringologista para investigar as possíveis causas e definir qual tratamento é mais adequado para evitar o agravamento do quadro.

Quais são as principais causas da dor de ouvido?

Essa é uma queixa frequente de pacientes no consultório médico e as causas podem ser muitas: água e cotonetes introduzidos no canal auditivo, sinusite, dente crescendo, infecções por bactérias e vírus, entre outros fatores.

Para te ajudar a entender o que pode estar acontecendo com os ouvidos do seu familiar, listamos as causas mais frequentes de dor de ouvido.

Cerume (cera)

Embora seja a proteção natural do sistema auditivo, o cerume, quando produzido em excesso, pode provocar dor e, algumas vezes, redução da audição. Isso ocorre quando o resíduo acumula e cria uma espécie de "rolha de cera", que entope o canal auditivo, ou ainda, quando o cerume está muito perto do tímpano.

Água no ouvido

Esse problema é comum de acontecer com as pessoas quando elas tomam banho ou se exercitam no mar e na piscina. Nessa situação, a dor pode vir acompanhada de secreção e redução da audição.

Infecção no ouvido

Também conhecida como otite, a infecção é gerada por vírus ou bactérias, podendo causar, além da dor, febre, coceira, secreção, redução da audição e acúmulo de líquido no ouvido.

Problemas com os dentes

O nascimento do siso e outros problemas, como cárie e bruxismo, podem provocar inflamações e infecções no local. Como os nervos dos dentes ficam próximos ao ouvido, pode existir dor.

Traumas e tímpano rompido

Infecções mais graves no ouvido, bem como traumas ocasionados por perfuração de objetos como hastes flexíveis, grampos e tampas de caneta, podem gerar o rompimento do tímpano. Nesses casos, além da dor, pode acontecer sangramento, sensação de barulho ou zumbido e perda da audição.

Dor de garganta

Quem tem problema de garganta, como amigdalites, pode sentir uma dor que irradia para os ouvidos, já que as duas regiões são bem próximas.

Labirintite

Esse tipo de inflamação é causada por uma infecção na estrutura interna do ouvido e, além da dor, pode provocar tontura, zumbido, perda do equilíbrio e enjoo.

Diabetes

Essa doença crônica pode acarretar o enfraquecimento do sistema imunológico e, assim, aumentar o risco de dores no ouvido causadas por infecções. Normalmente, elas são acompanhadas de secreção ou mau cheiro na região, além de diminuição da audição.

Clique aqui e agende uma audiometria para a avaliar a saúde auditiva.

Sintomas da dor de ouvido

Como já vimos, a dor de ouvido pode ter diversas causas e, sendo assim, além da dor propriamente dita, algumas vezes vem acompanhada de outros sintomas, tais como:

  • Coceira (prurido);
  • Zumbido;
  • Perda da capacidade auditiva;
  • Secreção;
  • Febre e perda de apetite (quando existe uma infecção).

A dor de ouvido pode causar surdez?

Você sabe, uma das causas da dor de ouvido é a otite, um tipo de infecção capaz de afetar diferentes níveis do canal auditivo, chegando, inclusive, a evoluir para a surdez.

Isso acontece quando a otite atinge a parte localizada atrás do tímpano, onde fica um canal que vai até o nariz.

Assim, quando a pessoa está com alguma infecção respiratória, o canal funciona como um "túnel" de transporte de vírus e bactérias até o ouvido médio. O resultado é o acúmulo de pus, com dor intensa, febre e diminuição da audição.

Diagnóstico e tratamento de dor de ouvido

Para identificar o motivo da dor de ouvido é importante investigar o histórico da pessoa, ou seja, se houve introdução de algo no canal auditivo ou alguma infecção, por exemplo.

Para isso, é necessário passar por um otorrinolaringologista, que realizará exames específicos. Com base nos resultados, ele conseguirá avaliar a gravidade do problema, definirá qual tratamento é mais adequado, se há necessidade de antibióticos ou outros medicamentos.

Nos quadros mais graves, como já mencionamos, a otite pode evoluir para diminuição da audição e, assim, é indicado o uso de aparelho auditivo, que ajuda a diminuir ou até mesmo eliminar o problema.

Antes de terminar, entenda o que acontece quando não tratamos uma perda auditiva.

O Centro Auditivo Lider é referência em ajudar as pessoas a ouvirem melhor. Com mais de 28 anos de mercado, a empresa possui equipe qualificada, estrutura moderna e aparelhos auditivos de última geração.

Clique aqui e conheça todas as soluções tecnológicas do Centro Auditivo Lider.