zumbido no ouvido constante
| Foto: Centro Auditivo Lider
  • Por Centro Auditivo Lider
  • 06/09/2021 16:35

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o zumbido no ouvido é mais comum do que possa parecer. Segundo o Dr Drauzio Varella, cerca de 28 milhões de brasileiros sofrem com essa condição.

No mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são 278 milhões de pessoas com zumbido, também conhecido como tinnitus.

Esse problema é caracterizado pela presença de um barulho incômodo ou som constante, ou que vai e volta, sem apresentar qualquer relação de causa e efeito com o ambiente.

O som pode ocorrer na forma de chiado, apito, cigarra, cachoeira, motor, grilo, panela de pressão, cliques e estalos.

É uma condição que pode ser leve, sendo sentido apenas quando há silêncio ou mais intenso, tornando-se algo que persiste durante todo o dia.

Quais as causas do zumbido no ouvido?

Antes de mais nada, é preciso entender que o zumbido no ouvido não é uma doença, mas um sinal de que existe algo errado com o sistema auditivo.

Por isso mesmo, é fundamental procurar ajuda de um médico especialista, como um otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo, para identificar as causas e origem.

Inclusive, tratar as causas é fundamental para reduzir os sintomas e restabelecer o bem-estar.

As principais causas seguem abaixo.

Excesso de cera

Pode causar o entupimento do canal auditivo, com surgimento do zumbido no ouvido, além de outros sintomas como dificuldade para ouvir, dor, coceira no ouvido ou tontura, por exemplo.

Exposição a sons muito altos

Pode danificar as células ciliadas (revestem os ouvidos), causando o zumbido, que geralmente dura 2 dias. Em alguns casos, pode durar 1 ou 2 semanas.

Labirintite

Inflamação ou infecção que afeta o labirinto. Quando está inflamado, pode causar tontura, náusea, falta de equilíbrio e também zumbido.

Infecção no ouvido

Pode ser provocada por fungos, bactérias ou vírus. Causa uma alteração na pressão do ouvido, ocasionando dor, sensação de pressão e zumbido.

Doenças crônicas

Pressão alta, obesidade, artrite reumatoide, diabetes, lúpus, AVC, hipertireiodismo, entre outras doenças, podem causar zumbido no ouvido.

Uso de remédios

Algumas medicações podem ter efeito tóxico, causando danos nos ouvidos ou nos nervos que controlam a audição, favorecendo o surgimento no zumbido.

Tumores no cérebro ou no ouvido

Esses casos, o zumbido pode afetar um ou dois ouvidos e geralmente vem acompanhado de outros sintomas como dor, dormência, tontura, dor de cabeça ou perda do equilíbrio.

Disfunção temporomandibular

Ocorre devido a uma alteração na articulação que liga o maxilar à mandíbula, podendo causar zumbido.

Acesse o Centro Auditivo Lider e veja as promoções.

Fatores de risco

Alguns fatores de risco contribuem para o surgimento do tinnitus, entre eles:

  • Tabagismo;
  • Colesterol elevado;
  • Uso excessivo de bebidas alcoólicas;
  • Consumo excessivo de açúcar, sal e cafeína;
  • Desvios na coluna cervical;
  • Envelhecimento natural do sistema auditivo;
  • Estresse.

O que fazer quando ouvir zumbidos?

É imprescindível procurar ajuda de um especialista, já que esse problema é um distúrbio multifatorial. O otorrinolaringologista fará uma avaliação para chegar a um diagnóstico.

Para isso, ele realizará exames clínicos e laboratoriais, como a audiometria, para medir o nível de audição.

O médico também solicitará alguns exames de sangue para investigar possíveis fatores ligados ao zumbido, como diabetes, colesterol alto e/ou síndrome metabólica.

Como base no resultado desses exames, o tratamento será direcionado para um fonoaudiólogo.

Tratamento para zumbido no ouvido

A ligação que esse problema tem com a perda auditiva é um fator facilitador para o tratamento.

Na maioria dos casos, o uso do aparelho auditivo resolve os dois problemas, ajudando a reduzir ou até mesmo eliminar a percepção do zumbido.

Isso ocorre porque, quando a audição melhora, a percepção dos sons desconfortáveis diminui. Agora que você já sabe o que está por trás do zumbido nos ouvidos, conheça os aparelhos auditivos mais indicados para tinnitus do Centro Auditivo Lider.