Em Guarapuava, megabairro Cidade dos Lagos fomenta investimentos em educação
| Foto:
  • Por Cidade dos Lagos
  • 26/09/2019 16:34

O megabairro Cidade dos Lagos, localizado no coração do Paraná, na cidade de Guarapuava, é considerado um case de bairro planejado, por sua capacidade de unir oportunidades de negócios, desenvolvimento socioeconômico e qualidade de vida.

Inúmeras iniciativas ligadas aos negócios empresariais, saúde e entretenimento estão em construção no bairro, mas, para firmar-se, de fato, como uma referência, um pilar específico deve ser muito bem planejado e desenvolvido: a educação. Por isso,  o grupo que administra a Cidade dos Lagos têm atraído investimentos privados e abrigado iniciativas públicas do segmento educacional.

O campus de Guarapuava da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), por exemplo, há cinco anos tem sua sede na Cidade dos Lagos, sendo um dos empreendimentos pioneiros dentro do bairro, com 7 mil metros quadrados de área. Para a Diretora Geral do campus de Guarapuava da UTFPR, Ana Lúcia Ferreira, a localização da universidade contribui para a qualidade de sua infraestrutura.

“Os campus da UTFPR - com exceção da sede central do campus de Curitiba e da reitoria - são construídos em regiões afastadas do centro da cidade. Isso, em geral, faz com que as universidades de outras cidades enfrentem desafios em relação ao transporte e iluminação pública. Mas, nosso campus, por estar inserido na Cidade dos Lagos, têm no mínimo as mesmas condições da vizinhança que a sede central do campus Curitiba e reitoria”, avalia a diretora.

O campus de Guarapuava conta com quatro cursos de graduação, sendo Engenharia Mecânica e Engenharia Civil, em período integral; e Tecnologia em Sistemas para Internet e Tecnologia em Manutenção Industrial, em período noturno. Além disso, recentemente, o campus iniciou seu primeiro curso de pós-graduação em Engenharia de Manutenção, com aulas aos sábados. No total, mais de mil alunos frequentam os cursos, provenientes de todas as regiões do país.

Além disso, está em construção no megabairro um Centro de Tecnologia e Inovação, espaço que unirá empresas, instituições de ensino e a comunidade local com o objetivo de desenvolver projetos de negócios ligados a ferramentas tecnológicas inovadoras. O Centro é um estímulo para o crescimento e competitividade das micro e pequenas empresas de Guarapuava e região, que contarão com uma estrutura moderna de laboratórios, coworking e salas para eventos e reuniões.

Outras iniciativas voltadas ao segmento educacional estão em fase de estudo ou implementação dentro do bairro planejado. “A Cidade dos Lagos é um espaço aberto ao conhecimento, por isso temos alguns projetos de escola integral para crianças e adolescentes. Em relação ao ensino superior, alguns centros universitários de renome nacional têm nos procurado para traçar planejamentos e negociações. Muitas novidades vêm por aí, em breve Guarapuava será reconhecida como polo educacional no Paraná”, conta um dos diretores do Grupo Cidade dos Lagos.

Além da educação, outros sete pilares alicerçam o planejamento do bairro Cidade dos Lagos: segurança, saúde, tecnologia, natureza, lazer, trabalho e ações sociais, ambientais e culturais. Em alguns dias, confira a reportagem mais detalhada sobre o pilar tecnologia, e entenda o que faz com que o megabairro guarapuavano seja uma referência em empreendimentos desta natureza. Acompanhe através do site: www.cidadedoslagos.com

Central de Vendas (42) 3624-7232 // (42) 98425-7238
//
vendas@cidadedoslagos.com
//
www.cidadedoslagos.com