• Por Cidade dos Lagos
  • 02/10/2019 11:11

O bairro Cidade dos Lagos, localizado na região centro-sul do Paraná, agrega características que o tornam uma referência mundial dentro do contexto de cidades inteligentes. A união entre oportunidades de negócios, desenvolvimento socioeconômico e qualidade de vida demonstram a sustentabilidade do empreendimento.

Com as realidades física e digital cada vez mais interligadas é fundamental que as ferramentas tecnológicas inovadoras sejam um ponto chave no processo das transformações urbanas, trazendo soluções mais eficientes e práticas para as demandas sociais. Nesse sentido, os gestores da Cidade dos Lagos articularam a construção do Centro de Tecnologia e Inovação no coração do bairro, visando tornar Guarapuava um polo estadual de inovação tecnológica.

A articulação de um Ecossistema de Inovação em Guarapuava ganhou força em 2016, quando o prefeito Cesar Silvestri Filho, e um dos gestores do bairro Cidade dos Lagos fizeram uma viagem para Florianópolis, objetivando conhecer o polo de Desenvolvimento Tecnológico da cidade, que é uma referência nacional em inovação.

“O prefeito Cesar foi a célula que começou desenvolver essa ideia e fez despertar em mim o interesse pela inovação. Estou muito feliz por fazer parte disso e trazer um Centro de Inovação para Guarapuava. A cidade será outra depois desse projeto, com outra visão, onde os recursos humanos ficarão aqui”, afirma um dos gestores do bairro.

Em busca de mais referências para o Centro de Tecnologia e Inovação, em fevereiro deste ano o empresário Odacir Antonelli, acompanhado do prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri Filho, do governador Ratinho Júnior e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sandro Abdanur fizeram uma visita técnica ao Vale do Silício Califórnia (EUA), local que abriga as maiores e mais valiosas empresas de tecnologia do mundo.

Outras duas iniciativas recentes são fundamentais para fortalecer este ambiente inovador em Guarapuava: 1) a sanção da Lei Municipal de Inovação, que tem o objetivo de proporcionar condições para que a inovação faça parte da cultura dos guarapuavanos, fomentando, entre outras coisas, atrair novas empresas de base tecnológica e apoiar micro e pequenas empresas da área; e 2) a criação do Fórum Permanente do Ecossistema de Ciência, Tecnologia de Inovação, que visa identificar sinergias, convergências de atuação e desenvolver propostas conjuntas em prol da consolidação dos segmentos.

O Centro de Tecnologia e Inovação terá quatro andares, o primeiro será destinado para o estímulo e fortalecimento de startups, e os outros três para locação de espaços de trabalho para empresas focadas em inovação e tecnologia. A estrutura contará com laboratórios e espaços amplos, equipados com o que há de mais moderno para incentivar jovens à pesquisa, à ciência, à tecnologia e ao desenvolvimento de projetos.

Um espaço como este é um projeto sem precedentes na história de Guarapuava, que além de oferecer estrutura da ponta, unirá empresas, entidades e instituições de ensino em um espaço onde será possível respirar e vivenciar a inovação no dia a dia. Automaticamente, estes fatores possibilitarão que a região passe da condição de importadora para exportadora de tecnologia. Além do estímulo à tecnologia, outros sete pilares alicerçam o planejamento do bairro Cidade dos Lagos:  segurança, saúde, lazer, educação, trabalho, natureza e ações sociais, ambientais e culturais. Nos próximos dias, confira a reportagem mais detalhada sobre o pilar ações sociais, ambientais e culturais e entenda o que faz com que o megabairro guarapuavano seja uma referência em empreendimentos desta natureza. Acompanhe em nosso site: www.cidadedoslagos.com

Central de Vendas (42) 3624-7232 // (42) 98425-7238
//
vendas@cidadedoslagos.com
//
www.cidadedoslagos.com