A rinoplastia cria harmonia e suavidade nos traços da face
A rinoplastia cria harmonia e suavidade nos traços da face| Foto: Shutterstock
  • Por Clínica Be.e
  • 02/04/2024 15:48

Você sabe o que é rinoplastia, como é feita e a idade mínima para fazer o procedimento? Vamos explicar tudo nesta matéria.

Por dentro da rinoplastia

Antes de iniciar as explicações sobre a rinoplastia, vamos tirar algumas dúvidas frequentes das pessoas.

Você sabe com quantos anos é possível fazer uma rinoplastia?
É preciso ter o crescimento facial completo para realizar essa cirurgia, o que ocorre por volta dos 15 ou 16 anos. Como depende do corpo de cada pessoa, é essencial ter a avaliação de um cirurgião especializado. As mulheres costumam ter a maturação do rosto de forma mais rápida do que os homens.

Quanto tempo depois da rinoplastia posso assoar o nariz?
O ideal é evitar ao máximo assoar o nariz nos primeiros dias após a rinoplastia, já que esse ato cria uma pressão que pode ser prejudicial durante a recuperação. A dica é realizar uma lavagem nasal suave com soro fisiológico, o que ajuda a remover o excesso de secreção e crostas, melhorando a respiração.

Quanto tempo o nariz fica entupido depois da rinoplastia?
O tempo varia de acordo com o paciente e o tipo de cirurgia realizada, mas pode variar entre uma e duas semanas a congestão nasal e o inchaço.

O pós-operatório da rinoplastia é doloroso?
Essa é uma das dúvidas mais comuns sobre a rinoplastia. Em alguns casos há um desconforto leve ou sensação de pressão no nariz, mas não é dolorosa a sua recuperação.

O que é rinoplastia?

Se você tinha dúvida sobre o que significa rinoplastia, agora não tem mais: é a cirurgia realizada para esculpir o nariz, por meio da remodelação das estruturas nasais. Ela tem como objetivo principal criar harmonia e suavidade nos traços da face, já que o nariz está situado no centro do rosto, sendo indispensável para a harmonia da face.

Para manter esse equilíbrio estético entre o nariz e a face e manter a autenticidade e a naturalidade do rosto, o cirurgião precisa observar e estudar com cuidado cada caso e assim dar uma forma mais harmônica em relação à face do paciente.

Como é feita a rinoplastia

A rinoplastia serve para reduzir ou aumentar o tamanho do nariz, corrigir saliências, tortuosidades ou afundamentos, estreitar as narinas ou melhorar o ângulo nasolabial – ou seja, o aspecto de nariz caído ou muito empinado. O objetivo é atingir a melhor harmonia e as proporções ideais das estruturas nasais e entre a face e o nariz.

A cirurgia dura entre 2 e 6 horas, em média, e pode ser feita com anestesia geral ou local, com sedação. A internação do paciente varia de meio período até um dia, a depender de cada caso.

Os efeitos colaterais da rinoplastia incluem equimose (roxo) ao redor dos olhos, edema (inchaço), dormência e sangramento. Geralmente indolor, a recuperação precisa considerar alguns pontos, como retornar ao trabalho em uma a duas semanas, realizar atividades físicas apenas após um mês, não usar óculos por 30 a 60 dias e evitar exposição solar por 30 dias.

O resultado da operação é permanente, sendo que pode ser vista após um a dois anos.

Qual o valor de uma rinoplastia?

É preciso pensar no custo-benefício da rinoplastia antes de realizar o procedimento. Isso porque, ao contrário do que muitos pensam, a cirurgia é considerada complexa e precisa ser feita em uma clínica especializada, com profissionais capacitados.

Os momentos anteriores ao procedimento também precisam ser levados em conta para que se tenha sucesso na cirurgia, como a escolha da anestesia adequada, uso de instrumentais de ponta e centro cirúrgico equipado.

No Brasil, o valor da rinoplastia pode variar muito, partindo de R$15 mil chegando a R$50 mil, dependendo de uma série de fatores que precisam ser avaliados entre paciente e médico.

Rinoplastia em Curitiba

A Clínica Be.e é referência em rinoplastia na cidade de Curitiba, no Paraná. Além de oferecer um ambiente sofisticado e planejado em torno da jornada do paciente, a Clínica Be.e conta com atendimento humanizado e focado no paciente, por meio de uma equipe coesa e em constante treinamento para manter a excelência de atendimento.

Dentre os profissionais da clínica, há o Dr Hugo Vasselai, CRM 26.390/PR | RQE 17.162, otorrinolaringologista com expertise em cirurgia plástica facial - principalmente na rinoplastia - com mais de 12 anos de prática.

O especialista atua há nove anos como professor de cirurgia plástica facial em serviço de residência médica de otorrinolaringologia do Hospital Mackenzie, sempre em busca por inovação e melhores resultados.

Para proporcionar uma experiência multissensorial única aos pacientes, o local conta com um conceito inovador e diferenciado de atendimento. Além de ter um spa, a clínica oferece vários protocolos para complementar a potencializar os resultados tanto dos procedimentos estéticos cirúrgicos quanto dos não cirúrgicos.

Conheça a equipe de profissionais e entre em contato para saber tudo sobre rinoplastia no site da Clínica Be.e.