A Cirurgia Refrativa é feita para a correção do "grau dos olhos"
A Cirurgia Refrativa é feita para a correção do “grau dos olhos”| Foto: Divulgação
  • Por Clínica Canto Responsável Técnico Médico: Dr. Marco Antonio Santini Canto - CRM 8836/PR | RQE 2637
  • 26/06/2020 14:25

Os casos de miopia vêm aumentando de forma significativa no Brasil e no mundo. Algumas das principais causas são, provavelmente, devido ao estilo de vida da população e a genética.  Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que, em 2020, o problema de visão pode atingir mais de 35% da população no mundo.

Pessoas que têm miopia sofrem com a falta da visão de longe. Quando ela é associada ao astigmatismo, a dificuldade se torna mais acentuada.

O médico oftalmologista em Curitiba, Dr. Geraldo Canto, explica: “a miopia costuma iniciar na infância ou na adolescência e no início é corrigida com o uso de óculos ou lentes de contato. A estabilidade do grau costuma ocorrer após os 21 anos de idade. Esse é um dos motivos pelos quais os jovens não podem operar antes dessa idade.”

Sala e equipamentos para cirurgia a laser na Clínica Canto
Sala e equipamentos para cirurgia a laser na Clínica Canto | Divulgação

Como prevenir o avanço da miopia?

A ciência ainda não tem resposta concreta para isso. Alguns estudos acreditam que limitar o uso excessivo da visão para perto na infância, como o abuso de smartphones, possa diminuir a progressão, mas isto ainda não está bem claro.

Uma pesquisa australiana mostrou que crianças que ficam mais tempo em atividades ao ar livre são menos míopes. Talvez a explicação seja um componente protetor que a luz solar possa estimular.

Não existe nenhum exercício ou colírio que possa corrigir a miopia. A única forma de eliminar o problema é com o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia.

Posso operar?

Essa é uma dúvida muito comum de quem busca uma solução para ter mais independência dos óculos e uma vida mais prática. Quem usa óculos sabe como isso pode ser inconveniente em algumas atividades esportivas, viagens e atividades básicas do dia a dia como caminhar dentro de casa sem os óculos.

Míopes e pacientes com astigmatismo costumam se adaptar muito bem com uso de lentes de contato, mas mesmo assim alguns não conseguem usar ou desenvolvem alguma intolerância e se cansam do uso. A cirurgia refrativa (laser), neste caso, costuma ser uma ótima alternativa. O procedimento é realizado desde 1987 e ao longo dos anos houve muita evolução.

A cirurgia da miopia só é realizada após uma avaliação prévia das condições oculares do paciente. Os exames pré-operatórios precisam descartar doenças como o ceratocone, que altera a estrutura da córnea.

 Alguns dos critérios de indicação:

  • Idade mínima 21 anos de idade
  • Grau estabilizado
  • Sem sinais de ceratocone
  • Córnea com espessura adequada e formato regular

Como funciona a cirurgia?

Duas técnicas são as mais usadas: lasik ou PRK. Ambas usam o mesmo sistema de laser. Porém, na Lasik é feito um finíssimo corte na córnea e na PRK é feita uma “raspagem”.

O laser provoca um remodelamento da córnea corrigindo o grau.  O tratamento é rápido e indolor, com duração de 8 a 10 minutos para cada olho. Tanto a miopia quanto astigmatismo podem ser corrigidos.

Resultados

Um estudo publicado em 2009 na revista Ophthalmology avaliou a qualidade de vida e satisfação dos pacientes que foram submetidos a cirurgia laser para correção do grau ao redor do mundo. Em média, 95,4% dos pacientes estavam muito satisfeitos com o resultado obtido (esse número é altíssimo comparado a qualquer cirurgia plástica ou estética). Já são mais de 16,3 milhões de pessoas que fizeram o procedimento para correção do grau no mundo.

Para saber quando é possível realizar a cirurgia e se você é um candidato para este procedimento, a recomendação é consultar o oftalmologista de confiança, tirar dúvidas e realizar exames específicos

Tradição, Respeito e Confiança – Clinica Canto

Em Curitiba, a Clínica Canto Oftalmologia tem mais de 30 anos de tradição e oferece tratamento tecnológico atualizado, priorizando a segurança nos mínimos detalhes.

A Clínica Canto conta com a atuação de mais de 14 especialistas. A clínica sempre atuou com o conceito médico de levar o melhor tratamento disponível, respeitando o paciente e suas necessidades.

As unidades de atendimento ficam na Av. Sete de Setembro, 6695, Seminário e na Rua Voluntários da Pátria 400, conj. 201, Centro. Para saber mais acesse o site www.clinicacanto.com.br ou entre em contato pelo (41) 3022-8836 ou Whatsapp (41) 98412-9676.