Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
  • Por Clínica Canto Responsável Técnico Médico: Dr. Marco Antonio Santini Canto - CRM 8836/PR | RQE 2637
  • 10/04/2020 11:26

Se você sente muitos incômodos com os óculos, as lentes de contato podem ser excelentes opções para substituir esse acessório essencial e ajudar na melhora da sua visão.

A motivação para os uso de lentes de contato pode ser por: questões estéticas, facilidade na prática de esportes, melhora da qualidade da visão ou simplesmente para os óculos deixarem de atrapalhar seus afazeres diários. As lentes de contato possuem muitos benefícios se usadas de maneira correta.

Pensando nisso, a Clínica Canto preparou um artigo onde explica como a substituição dos óculos por lentes de contato pode ser uma boa ideia, além de explicar com mais profundidade características sobre os diferentes tipos de lentes.

Quais as principais lentes de contato?

Ao falarmos dessa alternativa para a melhora da visão é importante entendermos um pouco melhor sobre os principais tipos de lentes de contato.

Os principais tipos existentes são:

  1. Lentes Gelatinosas: corrigem problemas visuais como a hipermetropia e a miopia.
  2. Lentes Gelatinosas tóricas: corrigem o astigmatismo, além de corrigirem a miopia e a hipermetropia.
  3. Lentes Gelatinosas Multifocais: corrigem além da miopia e da hipermetropia, também a presbiopia (vista cansada para perto)
  4. Lentes Rígidas: são lentes de contato “duras” as quais são usadas normalmente para correção da visão em pessoas que apresentem graus mais elevados ou alguma patologia corneana, como por exemplo o ceratocone.

É importante relembrar que apenas um médico oftalmologista é capaz de avaliar com precisão e entender qual o melhor tipo de lente de contato, avaliando além do grau, a córnea através de exames específicos.

Dicas de utilização

Apesar de todas as instruções serem passadas pelo seu oftalmologista é muito importante que você saiba algumas informações antes de tomar a decisão de trocar os óculos pelas lentes de contato.

Afinal, você precisará ter disciplina e seguir algumas das orientações abaixo para manter sua visão saudável com o uso das lentes de contato.

  1. Suas lentes de contato precisam ser adaptadas pelo oftalmologista após exames específicos realizados no consultório
  2. Lave suas mãos todas as vezes que for manusear sua lente de contato (seja para colocá-las ou retirá-las dos olhos).
  3. Utilize produtos específicos para conservar suas lentes de contatos e fazer a limpeza apropriada. Jamais opte por soro fisiológico ou água. Além de fazerem mal para a sua visão, reduzem o tempo de vida da sua lente de contato e podem aumentar o risco de ter uma infecção ocular.
  4. Os líquidos dos estojos onde as lentes de contato repousam durante a noite precisam ser trocados diariamente.
  5. Os estojos das lentes precisam ser lavados uma vez por semana e substituídos a cada três meses
  6. Ao se maquiar, opte por colocar a lente de contato antes de realizar a maquiagem e retire as lentes antes de se demaquilar.

Podem desconfortos com o uso de lentes de contato?

Apesar de serem pequenos, algumas pessoas apresentam alguns desconfortos ao trocarem seus óculos por lentes de contatos. Alguns dos sintomas mais comuns são:

  • Olhos vermelhos
  • Secreção
  • Olhos embaçados durante o uso das lentes

Caso você sinta algum desses sintomas acima, pare de utilizar suas lentes e procure seu oftalmologista imediatamente para que ele consiga avaliar o que está acontecendo.

A Clínica Canto, localizada em Curitiba, atende em dois endereços dois endereços:Avenida Sete de Setembro, 6695 e Rua Voluntários da Pátria, 400.
As consultas podem ser agendadas pelo telefone (41) 3022-8836.
Instagram:  www.instagram.com/clinicacanto
Facebook:  www.facebook.com/clinicacanto