Saiba que dores de cabeça constantes, podem ser causadas por problemas de visão
Saiba que dores de cabeça constantes, podem ser causadas por problemas de visão| Foto: Divulgação
  • Por Clínica Canto Responsável Técnico Médico: Dr. Marco Antonio Santini Canto - CRM 8836/PR | RQE 2637
  • 28/04/2020 10:07

Uma das queixas mais frequentes no consultório dos oftalmologistas é a dor de cabeça. Em geral, os pacientes querem saber se a ocorrência constante e incômoda de dores de cabeça pode significar um problema de visão.

Segundo o médico oftalmologista em Curitiba, Dr. Geraldo Canto, 90% das pessoas já tiveram algum episódio de dor de cabeça ao longo da vida e, muitas vezes, esses pacientes chegam ao oftalmologista encaminhados por outros médicos, devido às crises recorrentes sem que a origem da causa tenha sido detectada.

Nestes casos, o exame é determinante para definir se o paciente precisa usar óculos, seja em decorrência de hipermetropia, astigmatismo, miopia ou alguma doença como glaucoma, neurite e inflamação ocular.

“A visão pode ser uma das causas de dor de cabeça, mas costuma ser de fraca ou de média intensidade e aparece na região frontal da cabeça e pode também afetar a nuca. A dor costuma surgir ao final do dia, depois das atividades de trabalho, muito tempo no computador ou celular”, explica o médico Dr. Geraldo Canto, oftalmologista em Curitiba.

Um dos fatores desencadeantes é a contração da musculatura do rosto e posição do pescoço, para tentar compensar a dificuldade para enxergar. Isto gera uma tensão da musculatura que pode ser o gatilho do início da dor, ocasionando a cefaleia classificada como tensional.

A orientação sempre é realizar uma consulta com um oftalmologista, a fim de detectar se o paciente precisa ou não usar óculos que ofereçam um descanso para os olhos e conforto visual ou detectar se existe alguma doença relacionada.

Grau dos óculos errado

Outra causa comum de dor de cabeça está relacionada ao grau errado dos óculos. São pacientes que já usam óculos, mas que precisam fazer uma mudança do grau, para ajustar o acessório à sua necessidade de visão.

Nestes casos, o eixo do astigmatismo pode estar errado, o grau pode estar acima do necessário ou insuficiente. Para melhorar os sintomas, é fundamental uma nova medição do grau e prescrever de acordo com a necessidade do paciente.

É importante ressaltar que as crianças também podem ter dores de cabeça relacionadas à falta de óculos. Por isso, o ideal é fazer o exame visual durante a infância.

Falta de óculos pode ser o gatilho para crises de enxaqueca

A enxaqueca é um tipo mais intenso e crônico de dor de cabeça que pode até ser classificada como uma doença neurológica, muitas vezes incapacitante, que costuma afetar apenas um lado da cabeça e ser de média a forte intensidade.

Antes da crise de dor começar, alguns pacientes podem ter sintomas visuais como se fossem flashes de luzes, embaçamento na visão e pontos visuais transitórios que duram alguns minutos, estes sintomas são chamados de áurea.

| Divulgação

Em alguns casos, a dor da enxaqueca pode ter como gatilho a falta dos óculos, e a consulta com o oftalmologista vai garantir o diagnóstico correto e poderá amenizar as crises.

Dor tipo pontada atrás do olho tem várias causas

Com frequência, alguns pacientes têm dor do tipo pontada atrás do olho. Estes episódios devem ser sempre investigados. Podem estar fortemente relacionados à enxaqueca ou a doenças próprias do olho, como glaucoma, neurite, infecções e inflamações chamadas de uveíte. Portanto, dor forte na região ao redor do olho deve sempre ser investigada.

Tradição, Respeito e Confiança – Clinica Canto

Há 30 anos na cidade de Curitiba, a Clínica Canto conta com a atuação de mais de 14 especialistas e vários colaboradores. A clinica sempre atuou com o conceito médico de levar o melhor tratamento disponível respeitando o paciente e suas necessidades.

Clinica Canto Oftalmologia

“Nossa Família Cuidando da Sua”.

Unidades de atendimento:

- Av. Sete de Setembro 6695, Seminário
- Rua Voluntários da Pátria 400, conj. 201, Centro

Para saber mais sobre a história e a atuação da Clínica Canto, basta acessar o site oficial ou entrar em contato com as duas unidades pelos canais:

Central telefônica: (41) 3022-8836
WhatsApp: (41) 99123-8227
Facebook:  www.facebook.com/clinicacanto
Instagram: www.instagram.com/clinicacanto/