Dr. Marco Canto
Dr. Marco Canto| Foto: Divulgação
  • Por Clínica Canto Responsável Técnico Médico: Dr. Marco Antonio Santini Canto - CRM 8836/PR | RQE 2637
  • 26/06/2020 16:08

Ao atingirmos determinada idade, todos nós iremos vivenciar alguma dificuldade para a leitura de perto, a chamada presbiopia (ou vista cansada). Se você sente a necessidade de colocar óculos para perto ou em caso de míopes, remove os óculos de longe para conseguir focar, você já tem presbiopia.

A capacidade de focalização se torna insuficiente devido à perda da força de um músculo interno do olho e à elasticidade da lente chamada cristalino. “A presbiopia é um processo natural que tende a ocorrer a entre 38 e 48 anos de idade. Infelizmente nem todas as pessoas aceitam bem a necessidade do uso de óculos. E são nesses momentos que começam a procurar alternativas. Dependendo da complexidade do caso, você poderá encontrar alguma opção eficaz para se livrar desse acessório”, afirma o médico oftalmologista em Curitiba, Dr. Marco Canto.

Uma avaliação do seu oftalmologista é imprescindível neste processo, mas a equipe da Clínica Canto separou alguns métodos e dicas para que você consiga entender alternativas para evitar a utilização dos óculos de perto.

Lentes de contato

Talvez esse seja o método mais simples e rápido de conseguir fazer a substituição dos óculos de perto. Utilizando de maneira indicada pelo oftalmologista, você poderá ter a lente de contato a seu favor para algumas possibilidades de uso como enxergar com um olho para perto e outro para longe (monovisão) ou alcançar média distância.

Tudo isso dependerá do grau que o paciente apresenta, do exame oftalmológico e da análise das necessidades e perfil de cada paciente. Após um teste será feita uma adaptação das lentes mais indicadas.

Cirurgia

Uma vida sem óculos. Esse é o desejo de quem quer operar. São duas as técnicas cirúrgicas para correção do grau.

A aplicação do Excimer Laser na córnea promove o remodelamento do tecido corneano e melhora da visão. Pode ser realizado um Lasik hipermetrópico ou o PresbiLasik.

O implante de lente intra-ocular é uma modalidade cirúrgica que remove o cristalino e coloca uma lente fixa e definitiva dentro do olho. As mais modernas são chamadas trifocais ou de foco estendido. São lentes com alta tecnologia que têm se tornado mais disponíveis e apresentam excelentes resultados. Quem faz essa cirurgia remove também a catarata existente.

Ambos os procedimentos podem ser feitos com anestesia tópica com colírio anestésico. O procedimento é indolor e de rápida recuperação. Uma avaliação detalhada de cada caso é fundamental para a indicação correta e alcançar o sucesso desejado.

Tradição, Respeito e Confiança – Clinica Canto

Em Curitiba, a Clínica Canto Oftalmologia tem mais de 30 anos de tradição e conta atualmente com mais de 14 especialistas e vários colaboradores. A clínica sempre atuou com o conceito de medicina mais humana, proporcionando o tratamento disponível respeitando o paciente e suas necessidades.

Clinica Canto Oftalmologia. Nossa família cuidando da sua. As unidades estão localizadas na Av. Sete de Setembro 6695, Seminário, e na Rua Voluntários da Pátria 400, conj. 201, Centro. Acesse o site www.clinicacanto.com.br e saiba mais.