Conheça os sintomas da catarata e saiba quando operar
Conheça os sintomas da catarata e saiba quando operar| Foto: ShutterStock
  • Por Clínica Canto Responsável Técnico Médico: Dr. Marco Antonio Santini Canto - CRM 8836/PR | RQE 2637
  • 27/01/2020 15:48

Com o aumento da expectativa de vida no Brasil há um maior número de idosos e consequentemente um maior número de pessoas com catarata no país. A doença, caracterizada pela opacificação do cristalino, ocorre como parte do processo natural de envelhecimento do organismo, impedindo a entrada de luz nos olhos e causando uma redução progressiva da visão.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é hoje a doença tratável mais prevalente entre a população e também é uma das maiores causas de cegueira reversível no mundo. O problema é mais comum em pessoas entre 60 e 75 anos de idade.

Conhecer os sintomas da catarata é importante para que as pessoas possam buscar o suporte adequado de um oftalmologista. O único tratamento efetivo da doença é a cirurgia de catarata, que é realizada para restabelecer a visão do paciente.

Segundo a Dra. Ana Paula Canto, médica oftalmologista da Clínica Canto, em Curitiba, a opacidade da lente do olho causa sintomas como:

  • Embaçamento visual;
  • Diminuição da percepção de cores;
  • Sensação de que os óculos estão sempre sujos;
  • Distorções visuais;
  • Percepção de halos ao redor das luzes.

A principal causa da catarata é a senilidade, porém existem alguns fatores que também podem levar ao desenvolvimento de catarata, como, por exemplo, doenças metabólicas como o diabetes, infecções e traumas oculares, o uso de determinados medicamentos, entre outros. Além da catarata senil e secundária a doenças ou medicações, algumas vezes a causa pode ser congênita.

Quando é a hora certa de fazer a cirurgia de catarata?

Os médicos indicam que a catarata seja operada quando ela estiver afetando a visão ou a qualidade de vida do paciente, importante também que o paciente esteja se sentindo confortável e apto para a realização do procedimento. Segundo a Dra. Ana Paula Canto, o fator decisivo para muitos pacientes é a reprovação no teste visual do DETRAN para a renovação da carteira de motorista.

“As pessoas precisam saber que não é preciso deixar a catarata ficar madura para operar. A cirurgia é segura já nas fases iniciais da doença. O procedimento consiste em uma pequena incisão, ao redor de 2 mm. Em seguida, a catarata é fragmentada e aspirada. Por fim, uma lente nova e transparente é implantada dentro do olho”, explica a oftalmologista Ana Paula Canto.

A cirurgia de catarata pode ser feita de forma convencional/manual ou de uma forma mais moderna, utilizando um equipamento de alta tecnologia, chamado de laser de femtosegundo. Como parte do procedimento, é implantada uma lente artificial dentro dos olhos, com esta lente é possível corrigir a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo, e a presbiopia, que é a vista cansada desenvolvida principalmente a partir dos 40 anos de idade.

Com a cirurgia de catarata, o paciente ganha mais qualidade de vida, passa a enxergar um mundo mais nítido e colorido e ainda consegue se tornar independente dos óculos. Para saber mais sobre o procedimento, conheça a Clínica Canto Oftalmologia, que possui duas unidades em Curitiba, localizadas na Avenida Sete de Setembro, 6695 e na Rua Voluntários da Pátria, 400. As consultas podem ser agendadas pelo telefone (41) 3022-8836.

Entenda melhor os benefícios da cirurgia para tratamento de catarata e quando operar :