• Por Clínica Canto Responsável Técnico Médico: Dr. Marco Antonio Santini Canto - CRM 8836/PR | RQE 2637
  • 26/06/2020 16:02

Durante o período da infância, a visão ainda está em processo de desenvolvimento, assim como as capacidades cognitivas. Ter saúde visual é importante para que não haja impactos diretos em outros aspectos da vida, como o rendimento na escola. Por isso, o exame oftalmológico na infância é tão recomendado a partir do primeiro ano de vida.

“Se você não sabe responder quando foi a última vez que levou a criança ao oftalmologista, existe a possibilidade de existir algum distúrbio visual e você nem ter percebido”, afirma a médica oftalmologista em Curitiba, Dra. Ana Paula Canto.

Quando fazer o exame oftalmológico na criança?

O primeiro teste que a criança deve fazer já é ao nascer. O Teste do Olhinho é feito na maternidade e essencial para descartar mais de 20 doenças. Porém, ele é muito simples para descartar problemas que possam surgir com o crescimento.

Por isso, é importante que a criança repita o Teste do Olhinho com um ano de idade, para verificar a fixação ocular e algumas anormalidades. Aos três anos de idade já é possível fazer um exame completo. É possível medir a visão com desenhos, verificar se existe algum grau relevante. Além disso, o tratamento precoce com óculos e tampão tem melhores resultados.

Na idade escolar após os oito anos, a miopia começa a se tornar mais frequente e a dificuldade para enxergar de longe é o principal sintoma.

Quais os principais sintomas da dificuldade visual?

Os sintomas podem ser desde desinteresse por atividades de leitura, timidez ou sinais como franzir a testa para enxergar. Confira a lista de sinais que sinalizam um alerta:

  • Piscadas excessivas
  • Olhos lacrimejantes com frequência
  • Olho torto (estrabismo)
  • Confundir letras
  • Franzir a testa
  • Dores de cabeça frequentes
  • Sensibilidade excessiva em ambientes com muita luz
  • Tremores oculares
  • Assistir TV muito de perto
  • Fechar um dos olhos

Necessidade de óculos

Alguns problemas de visão se manifestam nos primeiros anos da vida. A hipermetropia pode ser detectada logo no início da infância. São olhos curtos demais que geram cansaço e esforço intenso para leitura e atividades de perto. Graus muito altos, diferença grande entre os olhos ou estrabismo são sinais que o tratamento deve ser precoce e muito bem supervisionado por um oftalmopediatra.

A miopia, o astigmatismo e a hipermetropia estão presentes em cerca de 8% das crianças menores do que quatro anos. Já entre as crianças até 9 anos, a probabilidade de apresentarem dificuldades visuais são de até 22%.

Portanto, fazer o acompanhamento periódico da visão do seu filho nos primeiros anos de vida é essencial para evitar problemas futuros.

Tradição, Respeito e Confiança – Clinica Canto

Em Curitiba, a Clínica Canto Oftalmologia tem mais de 30 anos de tradição e oferece tratamento tecnológico atualizado, priorizando a segurança nos mínimos detalhes para sua visão.

A Clínica Canto conta com a atuação de mais de 14 especialistas e atua com o conceito médico de levar o melhor tratamento disponível respeitando o paciente e suas necessidades.

A clínica tem duas unidades de atendimento, na Av. Sete de Setembro 6695, Seminário, e na Rua Voluntários da Pátria 400, conj. 201, Centro.

Para saber mais acesse o site www.clinicacanto.com.br ou entre em contato pelo  (41) 3022-8836 ou pelo Whatsapp (41) 98412-9676.