Calvície se caracteriza pela perda progressiva dos cabelos e tem influência genética e hormonal
Calvície se caracteriza pela perda progressiva dos cabelos e tem influência genética e hormonal| Foto: Shutterstock
  • Por Clínica Muricy
  • 05/11/2021 17:14

Perceber que os fios de cabelo estão caindo em uma quantidade além do normal pode ser uma situação bastante incômoda. Nesse processo, é comum que as pessoas utilizem os termos “perda de cabelo” e “calvície” como se ambos tivessem o mesmo significado. No entanto, entender a diferença entre as duas situações é fundamental para chegar ao diagnóstico do problema e assim, prosseguir com o tratamento correto.

Queda de cabelo X Calvície

O principal caminho para compreender a origem da perda dos fios está na observação de um fator muito importante: se cada fio que cai é substituído por um novo ou não. A origem do crescimento capilar está em pequenas bolsas localizadas na parte mais profunda de pele, chamadas de folículos capilares. Essas estruturas armazenam de 1 a 4 fios, que continuam sendo alimentados ininterruptamente com o passar do tempo.

Quando um fio cai, independente do motivo, o ideal é que, em um indivíduo saudável, novos fios comecem a nascer a partir daquele mesmo folículo. No caso da calvície, os fios perdidos não são substituídos na mesma velocidade por fios novos, dando origem a falhas em várias partes da cabeça. O volume de cabelo perdido também é consideravelmente

É importante salientar que é comum que indivíduos adultos percam, em média, de 50 a 100 fios de cabelo por dia. Portanto, detectar uma pequena queda é totalmente normal.

Causas

Em geral, as causas mais comuns para a calvície são desequilíbrios hormonais e tendência genética. Portanto, se sua família possui um bom número de pessoas que sofrem com o problema, é importante ter atenção dobrada. Mulheres em períodos caracterizados pela alteração hormonal, como a menopausa e gestações, também podem apresentar casos de alopecia — nome clínico para a calvície.

Já a perda de cabelo pode ser ocasionada por fatores mais subjetivos, que exigem tratamentos para a causa em si. Entre eles, estão a falta de vitaminas, estresse severo, diagnóstico recente de depressão e ingestão de alguns medicamentos.

Como tratar a calvície?

Independente das suas desconfianças sobre ser calvície ou uma simples queda de cabelo, é muito importante consultar um médico para avaliar suas possibilidades e encontrar a resposta correta.

É fundamental que você procure ajuda de médicos especialistas da saúde capilar pois em alguns casos o tratamento medicamentoso (farmacológico)pode resolver, mas em outros é necessário que sejam estimuladas ou tratadas algumas especificidades capilares na haste dos fios ou no folículo capilar (raiz).

A capital paranaense conta com a excelente Clínica Muricy, conhecida por ser uma das mais renomadas do Brasil. Com alguns dos melhores especialistas da área, o espaço oferece o tratamento multidisciplinar, clínico ou cirúrgico, necessário para corrigir quadros de calvície.

Agende uma consulta de avaliação.

Clique e faça já a sua avaliação.