Transplante capilar para casos de áreas calvas extensas.
Transplante capilar para casos de áreas calvas extensas.| Foto: Shutterstock
  • Por Clínica Muricy
  • 25/08/2021 12:14

A calvície é um distúrbiocaracterizado pela perda gradual de cabelos ou outros pelos do corpo — e pode ser ainda mais comum do que você imagina. De acordo com dados ABCRC - Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar, estima-se que, atualmente, este é um problema que atinge 42 milhões de brasileiros, independente do gênero. As causas tendem a ser bastante diversas, mas as mais comuns são fatores hormonais e genéticos, problemas emocionais e doenças do couro cabeludo (alopecias cicatriciais).

Um dos tratamentos mais conhecidos para a queda de cabelo é o transplante capilar, procedimento que consiste na retirada de folículos capilares do próprio paciente para serem transplantados nas áreas calvas.

A Clínica Muricy foi pioneira ao trazer para Curitiba a Body Hair Transplantation (em tradução livre, transplante de pelos corporais), técnica inovadora que exige enorme expertise e permite a realização da cirurgia de transplante capilar na maioria dos casos de calvície, incluindo aquelas em estágios mais avançados.

Como funciona a BHT?

Assim como as técnicas mais populares de implante capilar, a Body Hair Transplantation parte do princípio de que o paciente seja seu próprio doador. A chave de tudo é a retirada dos folículos capilares, bolsas tubulares localizadas na hipoderme, nas quais se encontram as raízes dos fios capilares. Estas estruturas possuem grande capacidade de auto-renovação e crescimento rápido, de maneira que podem ser re-implantadas e gerar novos fios.

Nessa estrutura em 3D, é possível observar, em laranja, um dos folículos capilares: pequenas bolsas localizadas na hipoderme onde nascem os fios de cabelo.
Nessa estrutura em 3D, é possível observar, em laranja, um dos folículos capilares: pequenas bolsas localizadas na hipoderme onde nascem os fios de cabelo.| Crédito: Shutterstock

O grande diferencial da Body Hair Transplantation é que, nesta técnica, os folículos capilares não são retirados apenas da cabeça; utilizam-se também pelos de outras regiões do corpo, como barba, tórax ou abdômen ou de pelos pubianos, para serem transplantados nas áreas mais afetadas pela calvície. O resultado tende a ser natural e os novos fios crescem em poucos meses, fortes e saudáveis.

Para que a satisfação com o procedimento seja garantida, porém, é muito importante escolher profissionais de confiança.

Com 30 anos em Curitiba e uma unidade em São Paulo, a equipe da Clínica Muricy vem contribuindo com excelência para melhorar a qualidade de vida e bem-estar de muitas pessoas. Com Clínica e Hospital integrados, os pacientes podem contar com conforto, segurança e alto padrão de qualidade singulares.

Dr. José Candido Muricy, fundador e responsável técnico pela Clínica Muricy.
Dr. José Candido Muricy, fundador e responsável técnico pela Clínica Muricy.| Crédito: Divulgação

Existem contraindicações para o BHT?

Antes do agendamento da cirurgia, é realizada uma avaliação completa para verificar se o procedimento é possível. Entre os fatores analisados pelo cirurgião, estão:

  • Condições de saúde do paciente, incluindo doenças pré-existentes que possam dificultar a realização do procedimento;
  • Tamanho da região calva
  • Quantidade de folículos disponíveis na região doadora do couro cabeludo e  em outras partes do corpo.

De modo geral, a cirurgia com a técnica FUE tem uma recuperação simples e não apresenta riscos significativos. Consulte um especialista e avalie a possibilidade de aproveitar uma vida mais plena, tranquila e feliz.

Ligue e agende sua consulta.