Megassessões permitem o implante de até 10 mil fios por vez.
Megassessões permitem o implante de até 10 mil fios por vez.| Foto: Shutterstock
  • Por Clínica Muricy
  • 25/08/2021 12:20

Estima-se que, atualmente, 42 milhões de brasileiros sejam afetados pela calvície. Também conhecida como alopecia androgenética (AAG), este distúrbio é caracterizado pela perda gradual e contínua de fios de cabelo. Existem diferentes tipos de queda de cabelo, mas a AAG, em específico, é causada por fatores genéticos, hormonais  e  pode ser acelerada por problemas emocionais e doenças do couro cabeludo.

Nesses casos, o tratamento mais recomendado é o transplante capilar, cirurgia na qual são retirados fios de cabelo do próprio paciente para serem implantados nas áreas mais afetadas pela calvície. A chave do processo é a utilização dos folículos capilares, bolsas tubulares nas quais se encontram as raízes dos fios. Estas estruturas possuem grande capacidade de auto-renovação e crescimento rápido, de maneira que podem ser re-implantadas e gerar novos fios.

Em um transplante capilar regular, a área calva tende a receber, em média 7 a 8 mil novos fios de cabelo. Em casos de calvície severa, porém, podem ser necessários mais de 10 mil fios. Até algum tempo atrás, essa perspectiva poderia ser desanimadora para quem desejava fazer a operação.

Mas o Dr José Candido Muricy, considerado um dos maiores especialistas do país em cirurgia capilar, precursor e  pioneiro do desenvolvimento da técnica das megassessões no Brasil, investiu em conhecimento e treinamento que revolucionaram as cirurgias de transplante capilar.

O que são Megassessões?

Como o nome sugere, as megassessões são cirurgias de transplante capilar maiores que as convencionais. É considerada megassessão a cirurgia que atinge de 3 a 5 mil unidades foliculares, correspondendo a aproximadamente 11 mil fios de cabelo transplantados em uma única sessão — o número varia de acordo com a qualidade dos cabelos e a densidade da área doadora. A técnica possibilita que quem sofre de calvície tenha seu problema resolvido ou amenizado em um número menor de procedimentos do que o habitual.

As megassessões são geralmente combinadas a outras técnicas, como  Body Hair Transplantation, na qual utilizam-se também pelos de outras regiões do corpo, como barba, tórax ou abdômen, para serem implantados nas áreas mais afetadas pela calvície — o que permite que os implantes sejam feitos mesmo em quem tem área doadora diminuída no couro cabeludo.

Graças à experiência de toda a equipe, a Clínica Muricy já realizou, ao longo de sua história, mais de 7 mil procedimentos cirúrgicos, que com certeza contribuíram para trazer mais qualidade de vida para pacientes que antes se sentiam inseguros com a perda de cabelos.

Lique e agende sua consulta.