Os sintomas da vida menopausada podem ser tratados e, assim, ter uma vida mais confortável.
Os sintomas da vida menopausada podem ser tratados e, assim, ter uma vida mais confortável.| Foto: Shutterstock
  • Por Clinica Vinhagui Dra. Davielle Vinha, especializada em Ginecologia e Obstetrícia, CRM 19778 / RQE 14980.
  • 03/02/2022 15:52

A vida feminina é marcada por fases, cada uma com suas características e descobertas. A menopausa é apenas mais uma delas. Muita gente pensa que se trata do início de anos difíceis e de sofrimento, mas a verdade é que não precisa ser assim.

A menopausa não vai chegar da mesma forma para todas as mulheres, assim como também seus sintomas e é exatamente por este motivo que o acompanhamento ginecológico precisa ser personalizado.

O que é a menopausa?

A menopausa é clinicamente caracterizada pela ausência do ciclo menstrual por pelo menos um ano. Geralmente, acontece entre os 48 e 50 anos, marcando, assim, o fim da sua vida reprodutiva.

Este é um período de transição física e psicológica para a mulher. A partir deste momento, os ovários param de produzir os hormônios do ciclo menstrual (como o estrogênio e a progesterona), fundamentais para a qualidade de vida feminina.

Processo natural

Vários são os sintomas vivenciados durante a menopausa, mas eles não chegam da mesma forma para todas as mulheres. Algumas, inclusive, nem percebem quando entram neste período.

Mesmo assim, embora variando caso a caso, muitas são as queixas apresentadas, capazes de interferir no bem-estar. Por isso, o conselho é fazer o acompanhamento médico.

É importante entender que a menopausa é um processo totalmente natural e não precisa ser um incômodo na vida da mulher uma vez que os sintomas da vida menopausada podem ser tratados, seja por reposição hormonal, laser fracionado de CO2 ou por outros tratamentos capazes de proporcionar uma vida mais confortável.

Climatério

O período de transição entre a vida reprodutiva e a fase não-reprodutiva, com uma diminuição progressiva da quantidade de hormônios produzidos, é denominado de climatério.

Esta etapa, que normalmente acontece entre os 48 e 45 anos, precede a menopausa. Inclusive, a mulher costuma sentir os mesmos sintomas da etapa menopausada: ondas de calor, ciclo menstrual irregular, cansaço, insônia, entre outros.

Em resumo, o que diferencia o climatério da menopausa é a presença do ciclo menstrual: no climatério ainda existe. É muito importante para a mulher ter acompanhamento profissional desde esse momento para que já inicie o tratamento e evite o aumento dos desconfortos.

Dessa forma, a ginecologista inicia o acompanhamento da paciente e seu tratamento individualizado e, com isso, é possível entrar na menopausa bem e sem sofrimento.

Principais sintomas

Nem todas as mulheres sentem os mesmos sintomas, algumas, inclusive, entram na menopausa sem qualquer sinal.
Nem todas as mulheres sentem os mesmos sintomas, algumas, inclusive, entram na menopausa sem qualquer sinal.| Shutterstock

Nem todas as mulheres sentem as mesmas coisas, mas, geralmente, os sintomas relatados são:

  • Fogachos (ondas de calor);
  • Insônia;
  • Suores noturnos;
  • Diminuição da visão;
  • Dor articular e muscular;
  • Distúrbios sexuais;
  • Secura vaginal;
  • Ganho de peso;
  • Falta de disposição e energia;
  • Lapsos de memória;
  • Oscilação de humor;
  • Queda de cabelo;
  • Alterações no humor.

Estas mudanças trazidas pela fase menopausada podem provocar consequências na saúde sexual, física e emocional da mulher.

Por isso, é importante realizar o acompanhamento com uma ginecologista, que através de um tratamento individualizado consegue ajudar a paciente a ter mais qualidade de vida.

Tratamentos para os efeitos da menopausa

Após os 45 anos, os ovários passam a produzir menos hormônios. Ou seja, diminuição de progesterona e estrogênio no sangue.

Com a falta de estrogênio e progesterona, órgãos e sistemas são afetados, causando alterações na pele, cabelo e ossos e alteração do sono. Por isso, de forma geral, um dos caminhos para combater esses sintomas e, assim, melhorar a vida da mulher, é a reposição hormonal.

No entanto, nem todas podem fazer essa reposição, por histórico de câncer ou outros problemas de saúde. Dessa forma, a ginecologista faz um acompanhamento individualizado com cada paciente.

Nesses casos, existe a suplementação natural, através de alimentos, como a soja, que é rica em fitoestrogênios, capazes de proporcionar ao corpo pequenas doses de hormônios semelhantes ao estrogênio produzido pelo organismo, atenuando também os sintomas da menopausa.

Alimentos orgânicos e ricos em fito-hormônios, como o inhame, também devem ser consumidos. Além da alimentação e da reposição hormonal, existe uma série de tratamentos para diferentes indicações de sintomas.

Sempre existe uma forma de ajudar

O importante é entender que existe um tratamento adequado para cada situação enfrentada durante a menopausa, mesmo para quem não pode fazer reposição hormonal.

Assim, a mulher consegue passar por esse período com qualidade de vida e sem sofrimento. Para encontrar o tratamento adequado, é fundamental ter o acompanhamento de uma médica ginecologista.

Sobretudo, porque o tratamento da menopausa é feito através de uma medicina personalizada, ou seja, é analisado os riscos e os benefícios de todos os procedimentos de acordo com a realidade e histórico de cada paciente.

Clique e saiba mais.

Dra. Davielle Vinha, especializada em Ginecologia e Obstetrícia, CRM 19778 / RQE 14980.
Dra. Davielle Vinha, especializada em Ginecologia e Obstetrícia, CRM 19778 / RQE 14980.| Divulgação