A teleconsulta permite atender pacientes de todos os lugares do mundo, aumentando sua cartela de clientes e lucros
A teleconsulta permite atender pacientes de todos os lugares do mundo, aumentando sua cartela de clientes e lucros| Foto: Shutterstock
  • Por Clínica Work
  • 12/12/2023 16:33

A telemedicina é uma prática que já existe há alguns anos, mas que ganhou força durante a pandemia do Covid-19.

A prática une a medicina com a tecnologia, a fim de levar atendimento médico de maneira prática, rápida e segura a todos os pacientes que precisam. Dentro da telemedicina existem diversas ferramentas que facilitam esse trabalho, como a teleconsulta, envio de diagnósticos, pedidos de exames, receitas e declarações médicas.

Aqui no Brasil, a primeira resolução sobre telemedicina foi aprovada pelo Conselho Federal de Medicina em 2002. No entanto, foi somente em 2020 (no auge do isolamento social) que o Ministério da Saúde e o Senado Federal aprovaram o PL 696/2020. A partir disso, o atendimento pré-clínico, assistencial, consultas, monitoramento e diagnósticos foram liberados para serem executados de forma online.

A prática da telemedicina e teleconsulta, embora tenha sido útil na época de isolamento social, ainda é uma ferramenta muito utilizada atualmente, em dias “comuns”. Isso acontece devido aos seus diversos benefícios gerados não só para as clínicas, mas para todos os pacientes também.

Entenda melhor, neste artigo, como funciona a teleconsulta, quais são seus benefícios e como sua clínica pode ofertar esse serviço de forma fácil. Confira!

O que é teleconsulta? 

A teleconsulta consiste na realização de consultas médicas de forma online, à distância, por meio de videochamadas. Esse tipo de atendimento só é possível graças ao acesso à internet.

A prática beneficia profissionais de saúde de diversas áreas, como radiologia, clínico geral, dermatologistas, psicólogos, nutricionistas, entre outros, assim como também é muito vantajoso para os pacientes, principalmente aqueles que tem dificuldade de locomoção.

A teleconsulta pode ser realizada em casos de:

  • Primeira consulta com médicos de diferentes áreas; 
  • Atendimento destinado à saúde mental, com psicólogos e psiquiatras; 
  • Monitoramento de doenças crônicas; 
  • Suporte ao home care; 
  • Consultas de medicina preventiva, como em casos de atendimento com nutrólogos. 

Benefícios da teleconsulta 

Como mencionado acima, a prática da teleconsulta possui inúmeras vantagens tanto para o profissional, quanto para o paciente que precisa de atendimento. Abaixo, confira alguns dos principais benefícios dessa modalidade.

Acessibilidade 

A modalidade de teleconsulta oferece muita vantagem para pacientes que possuem alguma dificuldade em ter acesso a tratamentos.

Pessoas que sofrem de enfermidades que dificultam seu deslocamento, por exemplo, conseguem se consultar com seus médicos do conforto do seu lar, sem precisar de todo o transtorno para sair de casa. Os residentes de cidades interioranas, onde os serviços de saúde podem ser precários, conseguem realizar consultas com especialistas sem precisar viajar ou gastar com isso.

Redução de custos 

A teleconsulta é uma modalidade de atendimento muito mais barata que as consultas presenciais. Para os pacientes, deslocar-se para o atendimento pode ter custos de gasolina, passagem de ônibus ou taxa de aplicativos de mobilidade, além do gasto de tempo.

Para alguns, uma consulta de 1h pode precisar de 3h fora do trabalho. Para quem mora em outra cidade, pode ser necessário um dia todo fora, o que pode gerar descontos no salário. Com as teleconsultas, o paciente não precisa gastar com deslocamento ou se ausentar de suas atividades por muito tempo.

Para os médicos, essa redução de custos pode ser ainda maior. Imagine que você é um profissional da saúde que aluga uma sala para fazer os atendimentos. No final do mês, isso gera um grande custo. Com as teleconsultas você consegue realizar o atendimento tranquilamente da sua casa, em um ambiente calmo, diminuindo custos.

A teleconsulta permite atender pacientes de todos os lugares do mundo, aumentando sua cartela de clientes e lucros.

Sistema completo 

A teleconsulta permite realizar um atendimento completo de modo muito mais simples.

Por meio de um sistema de gestão de clínicas você pode fazer o agendamento de forma rápida e prática, realizar as consultas online de forma segura, montar o prontuário, iniciar o histórico médico e realizar a prescrição de medicamentos, diagnósticos e exames de maneira simples.

Ao contar com uma plataforma robusta, você também garante que seu consultório esteja conforme a Lei Geral de Proteção de Dados, tendo certeza de que todas as informações dos seus atendimentos estão bem protegidas.

Se você quer contar com toda essa facilidade, você precisa conhecer a Clínica.Work!

A empresa oferece uma plataforma para telemedicina avançada, que garante uma solução de telemedicina integrada, permitindo consultas virtuais de alta qualidade entre médicos e pacientes, criando uma opção conveniente para acompanhamento médico e reduzindo a necessidade de deslocamentos.

A plataforma oferece opções de personalização para atender às necessidades específicas de cada clínica ou profissional de saúde, garantindo uma adaptação perfeita às operações existentes.

Quer saber mais? Acesse Clínica.Work e descubra!