A cultura clássica vai preparar seu filho para uma vida digital. Saiba por quê
| Foto: Divulgação
  • Por Colégio do Bosque Mananciais
  • 22/12/2021 18:45

Nossa sociedade é digital. Aplicativos, programas de computador, smartphones, tablets, redes sociais e sites de busca são apenas algumas das ferramentas que utilizamos no dia a dia.

Não temos como evitar, a transformação digital faz parte das nossas atividades e também influencia o modo como nos relacionamos, inclusive a forma como seu filho interage com outras pessoas.

Mas será que as crianças e jovens de hoje estão preparados para exercer suas capacidades de interpretação, argumentação e articulação de pensamentos, diante do oceano de informações, verdadeiras e falsas, ao qual eles são expostos?

Leonardo Teixeira de Oliveira, professor de Literatura e Redação do Colégio do Bosque Mananciais, alerta sobre a importância de educar alunos e suas famílias para que o uso das tecnologias não se transforme em compulsão e imediatismo.

A cultura clássica inserida no desenvolvimento do indivíduo

| Divulgação

A partir da consciência das tradições por trás do conteúdo dos livros paradidáticos, o Colégio do Bosque Mananciais proporciona aos alunos a experiência de ter um contato direto com obras clássicas.

Por cultura clássica, compreendem-se, basicamente, os frutos das ciências e das artes produzidos pelo gênio humano, que nos foram transmitidos e nunca "saíram de moda".

Com isso, a expectativa é que crianças e jovens transcendam o seu tempo e espaço particulares, adquirindo um horizonte humano mais amplo através do contato com a produção clássica, as quais são capazes de influenciar quem eles podem ser.

"A maneira dessa tradição ser incorporada é, sobretudo, pelo exercício de contemplação", explica o professor Leonardo Oliveira.

Assim, após os jovens realizarem o exercício crítico de compreensão de obras do passado, incentiva-se que os frutos desse entendimento sejam conhecidos com admiração, reconhecendo-se neles os transcendentais da bondade, da beleza e da verdade.

Como a cultura clássica é inserida no dia a dia dos estudantes?

| Divulgação

As turmas do Ensino Fundamental e Médio do Colégio do Bosque são incentivadas à leitura de obras clássicas da literatura, o que representa o desafio de assimilar diversas linguagens e culturas diferentes daquelas circunscritas à realidade particular dos alunos.

"Ao mesmo tempo, durante a leitura dessas obras, eles também são incentivados a conceber esse conteúdo comparando-o às suas experiências e realidades locais", explica o professor de Literatura.

Assim, fechando o ciclo de recepção dos clássicos, é realizada a produção de releituras, através de atividades de desenhos, cartas e até mesmo novas peças literárias.

Para alunos matriculados no período integral, o incentivo ao estudo da cultura também acontece durante as aulas de inglês, espanhol, teatro e música.

Exercícios semanais de leituras são estendidos ao âmbito familiar através do projeto Lendo Juntos.

"Nele, obras clássicas também são incorporadas, para que, além de treinar a oratória e incentivar o hábito da leitura, os alunos possam ampliar o vocabulário e a visão crítica, com um debate mais amplo", acrescenta o professor.

Por fim, o trabalho de educação personalizada, por meio de preceptorias individuais, reuniões semanais entre o professor encarregado de classe (PEC) e a turma, além de encontros mensais entre o casal encarregado de classe e o PEC, garantem um acompanhamento da relação dos alunos e suas famílias com esse trabalho.

Conheça o Colégio do Bosque Mananciais e desperte o que há de melhor no seu filho!

Preparação para exercer o pensamento em uma sociedade digital

A experiência com os frutos mais significativos de diferentes tradições da história coloca em perspectiva as informações que circulam diariamente no meio dos jovens.

Assim, para ajudar o desenvolvimento do pensamento crítico e argumentativo, é necessário proporcionar uma experiência além da mera enumeração de características da história, mas que seja promovida pela contemplação.

"Uma história acompanhada do início ao fim, uma reflexão mais detida e aplicada a partir de critérios de pensamento de um texto, entre outras coisas", acrescenta o professor Leonardo Oliveira.

Além disso, a relação com os eletrônicos e o exercício do senso crítico com as ideias em circulação são direcionados pelo trabalho de formação humana no colégio.

O educador explica que, a cada mês, uma virtude diferente é eleita e, a partir disso, todos são incentivados a lembrá-la e aplicá-la em suas atividades.

Assim, a necessidade de saber como administrar o uso das tecnologias, bem como a análise das informações recebidas e sua procedência, é trabalhada regularmente.

“No mês em que trabalhamos particularmente a virtude ligada à competência da comunicação, fomentamos debates sobre como lidar com as informações de noticiários e meios de comunicação digitais", reforça Leonardo.

O Colégio do Bosque Mananciais prepara seus alunos para serem cidadãos conscientes, responsáveis e com capacidade de argumentação diante das informações consumidas no dia a dia.

Clique aqui e conheça uma instituição educativa inovadora voltada para famílias que buscam uma formação completa para seus filhos.