Autonomia do aluno no período do vestibular: como a independência ajuda a trazer bons resultados?
| Foto:
  • Por Colégio do Bosque Mananciais
  • 15/10/2021 13:55

Todos que já realizaram o vestibular sabem o quanto essa época pode ser estressante. Decidir qual curso e conseguir seguir uma rotina de estudos são tarefas que exigem esforço e podem gerar muita ansiedade nos adolescentes que estão se preparando para a vida adulta. Por isso, a escola e a família devem ter como principal objetivo o desenvolvimento da autonomia do aluno, que deve chegar no último ano do ensino médio já acostumado a estudar por conta própria.

Ser dedicado e se preparar para os desafios desse período pode parecer difícil, mas se a autonomia e as virtudes foram incentivadas e trabalhadas desde a infância, tudo fica muito mais fácil. Assim, ao invés de esperar que a escola trace um plano de estudos ou questione sobre as decisões do futuro, o adolescente já vai realizá-las de forma natural, porque isso faz parte da sua rotina e dos seus objetivos.

Um trabalho que começa na infância

Para que a instituição de ensino consiga trabalhar a autonomia do aluno desde a infância, é importante que entenda todos os aspectos individuais da criança e como eles influenciam a vida acadêmica, levando em consideração os hábitos e comportamentos, além de estar alinhada com o que é ensinado dentro de casa. Assim, um plano de estudos deve ser traçado considerando as necessidades de cada um e os professores devem acompanhar o progresso de perto.

Crescendo com esse tipo de acompanhamento em um ambiente acolhedor e incentivador, o adolescente vai chegar na fase do vestibular tendo desenvolvido confiança para saber do que ele gosta e o que ele precisa. Assim, mesmo que seja um período de muitas comparações e concorrências, o fato do aluno ter sido incentivado a sempre dar o seu melhor e perceber a sua evolução dentro de sala de aula vai garantir que ele esteja preparado psicologicamente para ir atrás dos seus objetivos no final do ensino médio.

Os benefícios de chegar preparado no último ano

Além de ter melhores resultados acadêmicos, o aluno que chega ao último ano já conhecendo seus pontos fracos e fortes e tendo ferramentas para trabalhá-los, também terá mais facilidade para focar em resultados a longo prazo, se tornando um estudante e um profissional mais capacitado. Além disso, se conhecendo melhor e desenvolvendo inteligência emocional, fica mais fácil não deixar que fatores externos o afetem e, acima de tudo, conseguir identificar quando é preciso focar nos estudos e quando é preciso descansar, praticar exercícios e socializar.

Confira o depoimento do ex-aluno Giovanni Heurich:

Colégio acolhedor

Mas como funciona para aqueles alunos que entram no colégio em séries mais avançadas e que não tiveram esse “incentivo” desde pequenos? Não há nenhum problema. O sistema de ensino do Colégio é pensado para que as crianças se desenvolvam constantemente, independente da série que começam a estudar nestes formatos.

Com ambiente acolhedor e de amizades, apoio individual do professor preceptor, rotinas adequadas e estratégias de estudo de acordo com o perfil do aluno, levando em consideração suas dificuldades e potencialidades e seu objetivo futuro, todos os alunos podem alcançar os benefícios da Educação Personalizada.

"Aqui no Colégio do Bosque Mananciais acreditamos que é preciso formar o aluno para a vida, porque ensinar para passar no vestibular é muito pouco. Ajudamos o aluno a criar uma rotina adequada, com base no seu autoconhecimento e com foco em superação, entendendo que a excelência humana leva a ótimos resultados acadêmicos. O trabalho é contínuo e conta com a orientação de um professor preceptor que vai ajudar o aluno a se desenvolver de forma integral e a ir construindo sua própria trajetória de sucesso", comenta Luis Ernesto Marroquín, Diretor da Unidade Bosque.

Conheça o Colégio do Bosque Mananciais

O Colégio Bosque Mananciais é uma instituição educativa inovadora voltada para famílias que buscam uma formação completa para seus filhos. Os objetivos pedagógicos do ensino médio são voltados para formar pessoas empreendedoras, autônomas, abertas e com um perfil adaptado a um mundo em constante mutação e novas realidades de mercado. Para isso, o projeto utiliza o Sistema Poliedro, tradicional parceiro que, além dos altos índices de aprovação em vestibulares e coerência nos valores éticos que promove, contribui para a solidez da nossa proposta educativa.

Em 2022, tivemos 100% de aprovação nas Universidades Federais pelo vestibular e ENEM. Em 2023, além das aprovações na USP, UFPR, UTFPR, entre outras públicas, tivemos destaque também na redação do ENEM, com vários alunos alcançando ou superando os 900 pontos.

Acesse o site e saiba mais sobre o que o colégio oferece para seus filhos.