Em um mundo interconectado, adolescentes podem aproveitar a internet para explorar áreas do conhecimento
Em um mundo interconectado, adolescentes podem aproveitar a internet para explorar áreas do conhecimento| Foto: Shutterstock
  • Por Colégio Everest
  • 12/11/2021 13:42

O último ano do Ensino Médio é um momento de expectativa para toda a família. Em uma fase tão decisiva, qualquer pai ou mãe quer que seu filho encontre a melhor maneira de estudar para o vestibular.

O mundo mudou muito nas últimas décadas e as próprias provas de acesso a algumas das universidades mais conceituadas do país acompanharam essa transformação.

Hoje, o Enem e os vestibulares são mais dinâmicos, valorizando os novos modelos de aprendizagem e acabando com o tempo em que a “decoreba” era o suficiente para conquistar a tão sonhada aprovação.

Mas afinal, como ajudar seu filho a se preparar para os processos seletivos usando a tecnologia da melhor forma possível?

Confira algumas dicas:

Como incentivar seu filho a manter o foco nos estudos?

Um dos motivos pelos quais muitas famílias ainda demonstram resistência em associar o computador e o celular ao compromisso com a hora de estudar é justamente a alta quantidade de distrações oferecidas pela rede.

Hoje, existem muitos aplicativos que são grandes apoios para que os jovens consigam organizar seu tempo e criar uma rotina de estudos eficiente.

Para começar, os limitadores de tempo são excelentes suportes. Essa família de programas possibilita que o usuário configure qual é o período máximo que pode passar acessando jogos e redes sociais.

É possível, por exemplo, fixar um teto máximo de uma hora por dia para o TikTok ou Instagram. Uma vez que esse intervalo se encerre, os limitadores bloqueiam a abertura dos apps focados em diversão, impedindo a procrastinação.

Dois aplicativos destinados a essa funcionalidade são o StayFree e o Digitox. Para quem utiliza os modelos mais recentes de iPhone, o próprio celular já oferece essa opção dentro do menu “Ajustes”

Outras plataformas para gestão de tempo e informações também podem contribuir com a missão.

O Brain Focus, por exemplo, ajuda a cronometrar o horário de estudos e facilita a aplicação da técnica Pomodoro, uma estratégia que divide os momentos de dedicação em blocos de 25 minutos.

Além da seleção pessoal de aplicativos, feita de acordo com as necessidades do estudante, uma boa escola também pode oferecer soluções exclusivas e focadas na curva de aprendizado necessário para que seu filho vá bem nas provas que se proponha a fazer.

O Colégio Everest, escola internacional e católica que conquistou uma trajetória repleta de solidez e confiança em Curitiba, vem obtendo resultados impressionantes ao abraçar os recursos tecnológicos de maneira estratégica. Não à toa, seus estudantes são aceitos anualmente em grandes faculdades no Brasil e no exterior.

Uma das ferramentas utilizadas para ajudar os alunos a alcançarem o sonho da aprovação no vestibular é o canal Portal Edros, parte do Sistema Poliedro, um dos mais respeitados materiais didáticos do Brasil.

Por lá, os alunos do Everest conseguem fazer simulados e exercícios atualizados com enfoque em algumas das principais provas do país, como a Fuvest e o ITA.

Clique aqui e saiba como o Colégio Everest consegue aprovar estudantes em grandes provas no Brasil e no exterior

Ferramentas Google para o vestibular fazem a diferença

Outro diferencial adotado pelo Colégio Everest é a parceria com o Google for Education, plataforma de uma das empresas de tecnologia mais importantes do planeta que oferece softwares pedagógicos para estudantes de todas as idades.

Graças a esse acordo de cooperação, o Everest consegue aplicar linguagens como programação, artes, idiomas e contato intercultural com pessoas e instituições que estão geograficamente distantes para direcionar o aprendizado dos adolescentes, expandindo seus horizontes e mantendo os jovens preparados para qualquer processo seletivo.

Além do estudo em si, os alunos também são incentivados a se aprofundarem para dominar os produtos Google, com direito a realização de provas para obter certificados oficiais no escritório da empresa em São Paulo. Assim, seu filho já sai do Ensino Médio com uma bagagem fundamental para o mercado de trabalho.

Que tal proporcionar um ensino moderno e tecnológico de verdade para seus filhos que estão no terceirão? Clique aqui e saiba como funcionam as matrículas no Colégio Everest.