Ensinos internacional e bilíngue, se diferenciam essencialmente pela metodologia de ensino
Ensinos internacional e bilíngue, se diferenciam essencialmente pela metodologia de ensino| Foto:
  • Por Colégio Positivo
  • 28/11/2019 15:20

Dentro de um mundo cada vez mais globalizado, saber falar uma segunda língua e desenvolver-se como um cidadão do mundo são competências que fazem a diferença não só na vida escolar, como também profissional de qualquer estudante. É por isso que o Colégio Positivo investe em duas vertentes do aprendizado da língua inglesa: as escolas bilíngues e o Colégio Positivo Internacional. As duas propostas recebem a chancela da Universidade de Cambridge para o ensino da língua inglesa e estabelecem vínculos multiculturais que ampliam a percepção de mundo, partindo desde a educação infantil até o ensino médio.

Para construir de forma natural e espontânea o aprendizado da língua inglesa, a partir das primeiras fases escolares, os colégios Colégio Positivo - Jardim Ambiental, Colégio Positivo - Água Verde, Colégio Positivo Júnior e as unidades em Joinville, Ponta Grossa e Londrina oferecem a educação infantil e fundamental bilíngues, em período integral.

Na prática, o ensino bilíngue foca no aprendizado de uma segunda língua, com o desenvolvimento de atividades exclusivas para este fim, isto é, as disciplinas básicas são ministradas em português, mas os estudantes também participam de atividades culturais e esportivas em inglês.

O ensino bilíngue foi desenvolvimento levando em consideração que para se chegar na fluência de um idioma, o ideal é que a criança comece o processo desde a primeira infância, até os 10 anos de idade.  O ensino de idiomas também estimula outras habilidades e competências como: criatividade, pensamento e raciocínio.

Já o Positivo Internacional, unidade que funciona dentro da Universidade Positivo, no bairro Ecoville, também privilegia a construção natural do segundo idioma, desde o ensino infantil. No entanto, a filosofia de ensino é diferente e busca ensinar as crianças através de métodos de investigação e estímulo a pesquisa, os preparando para uma vivência internacional.  A fórmula é suíça e batizada de IB (International Baccalaureate) um currículo apoiado por professores e coordenadores em mais de 150 países do mundo, em quase 5 mil escolas. O IB também é reconhecido como um certificado internacional, que credencia os alunos para entrada em universidades no mundo inteiro.

“O ensino internacional significa ter uma visão globalizada. O aprendizado da segunda língua vem como reflexo dessa exposição a toda essa diversidade cultural, tanto global quanto local”, explica Michelline Ramos, coordenadora do programa IB do Colégio Positivo Internacional.  “Os alunos são agentes ativos na resolução de problemas e na absorção dos conceitos. Trabalham de forma colaborativa, alcançado o produto final, valorizando todo o processo de aprendizado”.

Escola fell like home

Independente do ensino escolhido, as duas vertentes de aprendizado do Colégio Positivo oferecem material didático referido pelo CEFR (quadro comum europeu de referência para línguas), além de garantir o ensino eficiente e fluência do segundo idioma, com aptidão para prestar os exames de proficiência com certificação internacional da Cambridge Assessment English. O Colégio Positivo é também um aplicador oficial do TOEFL (Test of English as a Foreign Language), um dos mais importantes testes de aptidões. Esta é uma importante vantagem para os alunos da rede, uma vez que acabam ficando familiarizados com as exigências do exame, desde cedo.

Curiosidades

Escolas Bilíngue x Escola de Inglês
Com o passar do tempo, meu filho pode esquecer a segunda língua?
5 razões para escolher uma escola internacional na infância
Conheça 3 vantagens de estudar em uma escola internacional
Porque Bilíngues são mais espertos