Aluna do Colégio Sesi Internacional se forma em Finanças na University of South Florida
| Foto: Gelson Bampi/Sistema Fiep
  • Por Colégio Sesi
  • 01/10/2021 17:33

Muita dedicação, esforço e coragem levaram Eduarda Gaige Azolin, egressa do Colégio Sesi Internacional do Paraná, a se formar em bacharelado em Artes, com área de estudo em International/Global Business, na University of South Florida. “A minha jornada no Sesi foi maravilhosa, eu me encontrei na vida e descobri que o meu sonho de morar nos Estados Unidos era possível. Fiz amigos para a vida toda. Mesmo longe, estamos sempre juntos de coração e celebrando as nossas vitórias”, conta.

Sobre sua preparação para morar no exterior, Eduarda explica que o Colégio Sesi Internacional a ajudou muito no processo. “O colégio fez total diferença na minha vida, eu não sei se eu estaria aqui hoje se eu não tivesse tomado a decisão de entrar no Sesi. Só a ideia de estar estudando em um colégio internacional abre a sua cabeça para outras possibilidades. E foi isso que aconteceu comigo. O Sesi nos levou para uma feira de intercâmbio e aí começou a minha jornada. Outro ponto foi que o colégio também me ajudou bastante com a questão do inglês. As aulas em inglês me prepararam melhor para quando eu chegasse aqui. Vejo que foi uma coisa extremamente importante de se fazer”, lembra.

A metodologia e os professores do Sesi também fizeram a diferença. “O ensino do colégio te prepara para a vida real. Eu uso a metodologia do Sesi até hoje, durante todo o meu estudo aqui, enquanto muitos odiavam fazer trabalho em grupo, eu adorava e ajudava todos dos meus grupos a se posicionarem para aprender a trabalhar um com o outro. Já a professora Vivien (que dava aula de Matemática e Alemão) me deu um suporte incrível quando eu estava começando o meu processo de me mudar para os EUA. Ela escreveu uma carta de recomendação maravilhosa quando eu estava aplicando para as universidades e sentava por horas comigo pra me ajudar com qualquer coisa que precisasse”, se recorda a egressa.

Sobre a graduação no exterior:

Quanto ao processo de fazer uma graduação nos EUA, Eduarda ressalta que isso a abriu os olhos para mais oportunidades e sonhos que pode alcançar. “Conheci pessoas do mundo inteiro, e meus melhores amigos aqui são amigos que eu levarei para a vida toda. Além das amizades, o meu processo de graduação aqui foi bem rigoroso, muitas noites em claro estudando. Eu tive excelentes oportunidades dentro do campus para me envolver com coisas que eu gosto. No ano passado eu apliquei e consegui entrar no Fundo de Investimentos da USF, que foi uma experiência que levarei para vida toda. Nesse fundo eu tive a oportunidade de trabalhar lado a lado com os melhores alunos de finanças da USF e falar com vários profissionais da indústria. Foi um programa extremamente difícil e exigiu muito de todos os alunos, mas foi uma oportunidade que foi além das salas de aula”, relata.

Para quem tem o sonho de morar fora do país, Eduarda dá a dica: “se tiver um sonho, coloca ele no papel, fale com alguém, não importa o quão louco e fora da sua realidade ele é. Trabalhe muito para alcançar esse sonho, não espere sentado. A alegria de alcançá-lo é muito mais que gratificante, é o melhor sentimento do mundo”.

Cambridge University, High School e After School Workshops nos Colégios Sesi Internacional:

Além do próprio currículo que contempla disciplinas ministradas inteiramente em inglês, os alunos são preparados para certificações de proficiência em nível internacional pela Universidade de Cambridge. Outro diferencial é o High School; programa que possibilita ao aluno cursar à distância disciplinas americanas enquanto mantém as aulas presenciais do currículo brasileiro. Quando terminar os estudos, o aluno terá acumulado créditos em disciplinas americanas, possibilitado acesso à dois diplomas e oportunidades fora do país.

Além disso, com objetivo de incentivar o desenvolvimento cognitivo, social e técnico dos alunos, as unidades do Colégio Sesi Internacional também oferecem os After School Workshops. Aulas extracurriculares, que acontecem dentro da própria unidade no contraturno escolar. Reforçar conteúdo, identificar os potenciais assuntos de interesse, conhecer novos colegas e até utilizar o momento para testar habilidades em áreas que não estão necessariamente inclusas na grade curricular, estão entre os benefícios das aulas.

Outro diferencial são os After School Workshops, que possibilitam aos estudantes personalizar seu ensino de acordo com suas necessidades e desejos, preparando-se para o mercado de trabalho e para a vida, com aulas uma, duas ou três vezes na semana com atividades envolvendo as áreas do Esporte, Artes, Línguas, ENEM e vestibular, e mundo do trabalho (profissão), de acordo com a procura e disponibilidade em cada uma das unidades.

Aula de Robótica
Aula de Robótica| Crédito: Gelson Bampi/Sistema Fiep

No Colégio Sesi Internacional a metodologia é reconhecida pelo Instituto Europeu de Inovação e Estratégias Criativas:

Para desenvolver habilidades e estimular o protagonismo dos alunos, o Colégio Sesi Internacional tem a metodologia como grande diferencial. As aulas são baseadas nas Oficinas de Aprendizagem, possibilitando aos alunos reunirem-se em mesas redondas, formando equipes para solucionar os desafios propostos pelo professor, estimulando a postura investigativa, o trabalho em equipe e, principalmente, a integração entre todas as disciplinas.

Soft skills como, resiliência, empatia, colaboração, comunicação e relacionamento interpessoal, competências essenciais para o mundo do trabalho e para a vida, além da autonomia e o desenvolvendo de habilidades para expressar, com mais facilidade, ideias de maneira criativa e dinâmica, também são desenvolvidas e estimuladas. A cada bimestre, os professores, que neste modelo atuam como mediadores do conhecimento, apresentam um tema que será trabalhado nas Oficinas de Aprendizagem e os trabalhos e avaliações são realizados de maneira individual e em equipe.

Alunos em aula
Alunos em aula| Crédito: Gelson Bampi/Sistema Fiep

As Oficinas de Aprendizagem são escolhidas pelos estudantes pela situação-problema apresentada e pelas competências e habilidades que gostariam ou que precisam desenvolver, possibilitando, deste modo, que os alunos se agrupem pelas necessidades e/ou interesses de aprendizagem, adquirindo, também, uma formação que caminha em sintonia com a inovação e as necessidades da indústria do futuro, conhecida também como indústria 4.0.

Desenvolvida pela pedagoga Márcia Rigon (1950-2013), especialista em linguística e filologia, estudo da linguagem em fontes históricas escritas, com especialização nos idiomas francês e inglês, a metodologia utilizada pelo Colégio Sesi Internacional está patenteada na Biblioteca Nacional na categoria de propriedade intelectual, além de registrada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), desde 1996.

Em 2011, o trabalho foi reconhecido com o prêmio Hermès de l’innovation, concedido pelo Instituto Europeu de Inovação e Estratégias Criativas, na França. Na ocasião, o prêmio foi entregue por Marc Giget, um dos maiores especialistas do mundo na área da inovação, à professora Márcia Rigon, que desenvolveu a metodologia considerada, na ocasião da premiação, uma das experiências educacionais mais inovadoras do mundo.

Matrículas Abertas:

O Colégio Sesi Internacional, localizado dentro do Campus da Indústria no bairro Jardim Botânico, em Curitiba, está com matrículas abertas para o Ensino Fundamental II Bilíngue, do 6º ao 9º ano, e para o Ensino Médio Bilíngue. Já a unidade do Colégio Sesi Internacional, no bairro Portão, está com matrículas abertas para o Ensino Fundamental I Bilíngue, do 1° ao 5° ano.

Todas as informações sobre matrículas, estão disponíveis no site: www.colegiosesi.com.br/internacional.