Educação bilíngue que forma cidadãos para o mundo
| Foto: Gelson Bampi / Sistema Fiep
  • Por Colégio Sesi
  • 03/12/2021 15:24

Reunir os alunos em mesas redondas, formando equipes para solucionar os desafios propostos pelo professor, estimulando a postura investigativa e, principalmente, promovendo a transdisciplinaridade na educação. Essa é a metodologia utilizada no Colégio Sesi Internacional, que prepara os estudantes não só para o mercado de trabalho, mas para a vida.

Em 2011, com a metodologia, o Colégio Sesi Internacional tornou-se a primeira instituição de ensino brasileira reconhecida com o prêmio Hermès de l’innovation, concedido pelo Instituto Europeu de Inovação e Estratégias Criativas, na França. O método, segundo sua idealizadora, prepara cidadãos e profissionais proativos, mais conscientes de suas responsabilidades e mais empreendedores no sentido da inovação, da criatividade e da iniciativa própria.

| Créditos: Gelson Bampi / Sistema Fiep

As soft skills, habilidades comportamentais ou competências subjetivas como, resiliência, empatia, colaboração, comunicação e relacionamento interpessoal, essenciais para o mundo do trabalho e para a vida, são amplamente estimuladas e desenvolvidas na metodologia. “Estas habilidades garantem que, no ambiente de trabalho, o profissional estará preparado para lidar com situações adversas, conflitos, metas, desafios e resultados”, comenta Jacielle Feltrin, Gerente de Educação e Negócios do Sistema Fiep.

A autonomia e o desenvolvimento de habilidades para expressar, com mais facilidade, ideias de maneira criativa e dinâmica, também são desenvolvidas a partir das Oficinas de Aprendizagem que, além de avaliações individuais, também promovem as avaliações em equipe. “Uma formação integral, que contempla aspectos científicos, tecnológicos, socioculturais e emocionais, é o caminho para a formação de indivíduos capazes de se posicionar, contribuir e transformar a realidade em que vivem”, finaliza Jacielle.

Cambridge University, High School e After School Workshops nos Colégios Sesi Internacional:

| Créditos: Gelson Bampi / Sistema Fiep

No Colégio Sesi Internacional, além do próprio currículo que contempla disciplinas ministradas inteiramente em inglês, os alunos são preparados para certificações de proficiência em nível internacional pela Universidade de Cambridge. Outro diferencial é o High School, programa que possibilita ao aluno cursar à distância disciplinas americanas enquanto mantém as aulas presenciais do currículo brasileiro. Quando terminar os estudos, o estudante terá acumulado créditos em disciplinas americanas, possibilitando acesso a dois diplomas e oportunidades fora do país.

Com objetivo de incentivar o desenvolvimento cognitivo, social e técnico dos alunos, as unidades do Colégio Sesi Internacional também oferecem os After School Workshops: aulas extracurriculares, que acontecem dentro da própria unidade no contraturno escolar. Reforçar conteúdo, identificar os potenciais assuntos de interesse, conhecer novos colegas e até utilizar o momento para testar habilidades em áreas que não estão necessariamente inclusas na grade curricular, estão entre os benefícios das aulas.

Os After School Workshops possibilitam aos estudantes personalizar seu ensino de acordo com suas necessidades e desejos, preparando-se para o mercado de trabalho e para a vida, com aulas uma, duas ou três vezes na semana com atividades envolvendo as áreas do Esporte, Artes, Línguas, ENEM e vestibular, e mundo do trabalho (profissão), de acordo com a procura e disponibilidade em cada uma das unidades.

Matrículas abertas:

O Colégio Sesi Internacional, localizado dentro do Campus da Indústria no bairro Jardim Botânico, em Curitiba, está com matrículas abertas para o Ensino Fundamental II Bilíngue, do 6º ao 9º ano, e para o Ensino Médio Bilíngue. Já a unidade do Colégio Sesi Internacional, no bairro Portão, está com matrículas abertas para o Ensino Fundamental I Bilíngue, do 1° ao 5° ano.

Todas as informações sobre matrículas, estão disponíveis no site www.colegiosesi.com.br/internacional ou pelo WhatsApp.