A “Lei das Startups” trouxe diversas mudanças para esse formato de negócio no Brasil.
A “Lei das Startups” trouxe diversas mudanças para esse formato de negócio no Brasil.| Foto: Divulgação
  • Por Conflex
  • 15/06/2021 15:00

Caracterizadas por sua inovação e tecnologia, as startups são um modelo mais recente de empresa, focado em trazer soluções inovadoras ao mercado, explorando um nicho e público alvo.

Mas, como todos os outros modelos empresariais, ainda é necessário cumprir com todas as obrigações fiscais e tributárias para manter a regularidade da empresa e organizar todos os aspectos financeiros, a fim de crescer de forma saudável.

O que muda para as startups?

Conhecida como a "Lei das Startups", a Lei Complementar nº 167, de 24 de abril de 2019, trouxe diversas mudanças para esse formato de negócio no Brasil.Com abertura e fechamento simplificados, a lei facilita o registro de marcas e patentes e dá nomenclatura jurídica societária para caracterizar esse tipo de empresa: o Inova Simples.

É possível, também, comercializar produtos e serviços de forma experimental atuando como Microempreendedor Individual, até atingir o limite do faturamento anual (R$ 81 mil). Após esse limite, é possível migrar para microempresa, EIRELI ou sociedade unipessoal, com a tributação adequada.

Atendimento personalizado e 100% digital: conheça um novo jeito de fazer contabilidade com a Conflex

Contabilidade para startups

Assim como em qualquer empresa, a contabilidade ajuda a avaliar o histórico financeiro da empresa, planejar o futuro, avaliar riscos e, claro, manter a empresa regular e legal. A contabilidade focada em startups auxilia desde a abertura da empresa, para que ela esteja de acordo com a nova lei, cumprindo as responsabilidades e também usufruindo dos benefícios focados na categoria.

O principal benefício de todos esses fatores é uma visão completa do negócio, seus riscos e oportunidades. Com métricas e dados é possível ter um melhor controle da rentabilidade da startup, projetando um crescimento mais realista e auxiliando na tomada de decisões. Com todos esses fatores sob controle, as chances de crescimento e escalabilidade são muito maiores, abrindo portas para investimentos.

A contabilidade para startups facilita a tomada de decisões oferecendo uma visão completa do negócio.
A contabilidade para startups facilita a tomada de decisões oferecendo uma visão completa do negócio.| Crédito: Divulgação

Com tantas possibilidades e benefícios exclusivos para as startups, é essencial que a empresa conte com o acompanhamento de um contador qualificado desde o início.

A Conflex oferece atendimento online personalizado e profissionais qualificados, que podem auxiliar desde a abertura da sua empresa, como em todo o gerenciamento contábil e projeções realistas, focando na melhor estratégia para economia e investimento de recursos da sua empresa.