Mesmo com o potencial econômico dos pequenos negócios, o índice de sobrevivência das PMEs é baixo.
Mesmo com o potencial econômico dos pequenos negócios, o índice de sobrevivência das PMEs é baixo.| Foto: Divulgação
  • Por Conquer e GazzConecta
  • 17/02/2022 11:44

O Brasil já é conhecido como uma terra fértil de novos empreendedores e negócios. Exemplo disso são os números crescentes de empresas abertas no país e o quanto movimentam a economia.

Segundo o Sebrae, o Brasil tem mais de 19 milhões de empresas abertas que, juntas, geram 32 milhões de empregos. As pequenas e médias empresas (PMEs) do Brasil, por exemplo, representam um quarto de todo o Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Mesmo com o potencial econômico dos pequenos negócios, o índice de sobrevivência das PMEs é baixo, mostrando um abismo entre as possibilidades e criatividade do brasileiro, e a sustentação das empresas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada cinco pequenas e médias empresas fecha nos primeiros cinco anos de operação.

Também segundo o Sebrae, a dificuldade de gerenciamento está entre as principais causas do fechamento dessas organizações, já que mais da metade dos empreendedores não planejam processos básicos antes de começar uma empresa. Para se ter uma ideia, 46% dos empresários disseram não saber quantos clientes precisavam ter, nem seus hábitos de consumo.  É aí que entra a importância do Gestor Estratégico de Negócios, um profissional que pode mudar a realidade dessas organizações, sejam pequenas ou grandes empresas.

Esse profissional é responsável por planejar e coordenar as ações estratégicas das empresas, garantindo a integração entre os processos e times com visão 360º das ações.  Profundo conhecedor do universo dos negócios, também auxilia na otimização de custos, no desenvolvimento do time e nas iniciativas de inovação Este profissional pode empreender no lugar em que atua ou criar o seu próprio negócio.

Pedro Muschitz, Founder da Weex Pass e Head de Conteúdo da Escola Conquer, explica que um profissional que domina todas as habilidades essenciais de um gestor estratégico pode ser um dos pontos de definição entre o sucesso e o fechamento de uma empresa.

“Às vezes a empresa não sabe aonde quer chegar. Então, o profissional tem que ajudar a construir esse destino; ajudar a extrair dos donos, fundadores, acionistas e do time onde a empresa quer chegar; construir essa ponte do 'como'; e com uma visão sistêmica conseguir absorver a cultura, definir a estratégia para chegar lá, engajar as pessoas e implementar isso em ações práticas na operação”, explica Pedro.

O gestor estratégico combina crescimento e visão do todo

Todas as empresas precisam de um profissional que equilibre expectativas, equipe, produções, relações, processo e tenha visão das tendências de mercado. O gestor estratégico de negócios tem uma visão geral de processos de diversas áreas - como marketing, branding, finanças, pessoas, tecnologia e inovação - e cria um ponto de referência muito mais amplo que pode e deve ser usado na hora de desenvolver soluções.

A gestão estratégica de negócios cria um repertório amplo e multidisciplinar a respeito de todas as estruturas que existem no negócio. O repertório tem um potencial claro e nítido de criar soluções muito mais assertivas para que se “erre rápido e barato” e se tenha um crescimento muito acelerado.

Para Muschitz o dia a dia do Gestor Estratégico envolve desafios como “a ampliação da visão do todo, engajamento das pessoas, aceite da alta gestão ou diretoria e conseguir autonomia. O Gestor precisa conhecer bem a alta gestão e a equipe, insistir em números realistas e não usar metas fora da realidade, ter prioridades claras, concluir o planejado e recompensar quem está fazendo acontecer”, descreve. A média salarial do Gestor Estratégico chega a R$ 5 mil, segundo as plataformas Vagas e Glassdor.

Bruno Leonardo, CEO & Cofundador da Witseed, Head de Conteúdo e professor da Escola Conquer, concorda que a principal característica de um bom Gestor Estratégico de Negócios é  a visão ampla. “Isso significa combinar muita transpiração com inspiração. Em transpiração, é necessário saber executar muito bem - não adianta ter um plano e uma visão bem definida, sem execução. Além disso, uma das competências mais importantes é o foco - estamos em um mundo cheio de distrações e é necessário conseguir diferenciar o que fazer do que não fazer. Em inspiração, o profissional precisa ter a capacidade de acompanhar tendências do mercado, mapear oportunidades e mudanças. É preciso um perfil que una esses fatores para conseguir entregar resultados”, explica Bruno.

Pós em Gestão Estratégica de Negócios da Conquer

Para levar os melhores profissionais ao mercado de trabalho de forma prática e descomplicada, a Escola Conquer lançou uma pós-graduação online de Gestão Estratégica de Negócios

A pós-graduação se diferencia dos demais cursos, pois tem professores que conhecem e vivenciam na prática o mercado de trabalho em empresas como Bayer, Eudora e General-Mills. Entre os diferenciais da pós-graduação Conquer estão os conteúdos direto ao ponto e aplicáveis na prática, TCC prático (sem ABNT) e grade flexível, com disciplinas escolhidas pelo próprio aluno.

As aulas são realizadas em dois formatos: ao vivo, com interação entre a turma e professores; e conteúdos gravados, com mais de 70 opções de cursos e mais de 500 horas de conteúdos complementares para o aluno se desenvolver com autonomia. O certificado do curso é internacional, emitido pela ESIC Business & Marketing School, e reconhecido pelo Ministério da Educação com nota máxima. Para se inscrever no curso de pós-graduação Conquer, acesse o site da escola.

Entre os módulos fixos da pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios estão disciplinas como marketing e vendas, finanças pessoais, planejamento estratégico, dados, inovação e transformação digital, além da possibilidade de cursar módulos que desenvolvem soft skills, como inteligência emocional, produtividade e gestão de tempo.

Para Marcelo Pinhel, Co-fundador e CEO da startup Favo Tecnologia e Head de Conteúdo e professor da Escola Conquer, a Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios reúne as qualidade, a velocidade e o repertório amplo, elementos essenciais para formar um profissional disputado no mercado de trabalho ou fundador de empresas de sucesso.

“Hoje, o mercado é muito volátil, tem muita coisa nova acontecendo a todo tempo. Basta olhar para os últimos tempos e constatar a quantidade de novos modelos de negócios, de receita e proposta de valor. Quando pensamos em inovação e no mundo da nova economia, vemos que geralmente esses novos modelos não surgem de áreas específicas e, sim, de pessoas que têm a visão do todo”, analisa Marcelo.

Inscreva-se no curso de pós-graduação Conquer clicando aqui.