As áreas de TI, Marketing Digital, Finanças e Recursos Humanos são as que mais precisam de profissionais capacitados.
As áreas de TI, Marketing Digital, Finanças e Recursos Humanos são as que mais precisam de profissionais capacitados.| Foto: Divulgação/Conquer
  • Por Conquer e GazzConecta
  • 09/02/2022 10:00

O mercado de trabalho vem sendo desafiado, nos últimos anos, pelo processo de transformação digital, com todos os segmentos da economia sendo obrigados a se adaptar aos novos modelos de negócios. Com isso, a demanda por pessoas estratégicas e especializadas para realizar a digitalização dos serviços nas empresas está cada vez maior.

Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria de recrutamento Robert Walters, as profissões em alta em 2022 seguem dominadas pelos setores de Tecnologia e Digital. De acordo com o levantamento, 2022 será um ano promissor para contratação profissional, especialmente para cargos nas áreas de Tecnologia da Informação, Marketing Digital, Finanças e Recursos Humanos.

A rede profissional LinkedIn também divulgou uma pesquisa sobre os empregos em alta para o ano de 2022, reforçando a alta procura por profissionais em tecnologia e negócios. As cinco profissões com maior demanda em 2022, de acordo com o LinkedIn, são: recrutador(a) especializado(a) em tecnologia, engenheiro(a) de confiabilidade de sites, engenheiro(a) de dados, especialista em cibersegurança e representante de desenvolvimento de negócios.

Já o último levantamento Jobs of Tomorrow (Profissões do Futuro) do Fórum Econômico Mundial aponta para boas perspectivas profissionais para as áreas de Dados, Pessoa e Cultura, Desenvolvimento de Produto e Vendas, Marketing e Conteúdo, entre outras. Essas pesquisas evidenciam que a área de negócios como um todo, da estratégia à comunicação, deve seguir em alta nos próximos anos.

Guerra de talentos: faltam profissionais qualificados

No mercado de trabalho brasileiro, observa-se a escassez de profissionais qualificados para preencher as vagas nessas áreas. Uma pesquisa realizada pela Educa Insights aponta que apenas 31% dos líderes e gestores acreditam que os profissionais saem bem preparados da faculdade para o mercado. Isso se reflete no resultado da pesquisa da consultoria Robert Walters que prevê que as empresas poderão entrar em uma “guerra de talentos”, já que a procura por profissionais especializados deverá superar significativamente a oferta.

Com a tecnologia e o digital ocupando um papel cada vez mais estratégico nos negócios, aumentam as responsabilidades e exigências sobre o profissional. Hoje, além de possuir habilidades e conhecimentos técnicos em tecnologia, o profissional da área precisa desenvolver soft skills, como comunicação, negociação e trabalho em equipe, para se destacar no mercado de trabalho.

Buscando solucionar estas dores e capacitar os profissionais para o novo mercado de trabalho, a Escola Conquer lançou na última segunda-feira (7) novos cursos de pós-graduação. Para quem procura crescimento profissional ou se interessa em ingressar em uma dessas áreas com alta no mercado de trabalho as inscrições estão abertas para quatro novos cursos de pós-graduação da Conquer.

Os cursos ofertados são: Gestão Estratégica de Negócios, Gestão de Projetos, Liderança e Gestão de Pessoas, assim como Marketing digital. A escola aposta em um modelo de grade flexível, unindo as habilidades técnicas com soft skills, conta com professores que são profissionais do mercado e emprega uma metodologia mão na massa para que os alunos aprendam o dia a dia da profissão na prática. Além disso, a pós foi cocriada com mais de 500 executivos de mercado, que deram insights sobre o que as empresas buscam nos candidatos.

Saiba um pouco mais sobre as carreiras mais procuradas pelo mercado de trabalho brasileiro em 2022, com dados da pesquisa realizada pela consultoria de recrutamento Robert Walters.

Tecnologia da Informação

A área de TI envolve atividades e soluções que empregam banco de dados, hardwares, softwares e redes para administrar informações, fazer análises e gerenciar negócios.

  • Cargos em destaque: Chief Technology Officer (CTO); Gerente de TI; Líder de Tecnologia
  • O que os profissionais mais valorizam: autonomia; excelente remuneração e benefícios; trabalho flexível.
  • Diferenciais para se destacar no mercado: comunicação; negociação; trabalho em equipe.

Marketing Digital

O marketing digital corresponde ao conjunto de estratégias a fim de posicionar uma marca, ampliar seus lucros ou ainda aumentar a relevância de um negócio no ambiente digital.

  • Cargos em destaque: Analista de Marketing; Produtor de Conteúdo e Copywriter; Especialista em SEO/SEM.
  • O que os profissionais mais valorizam: seguro desemprego; caminhos de carreira claros; trabalho flexível.
  • Diferenciais para se destacar no mercado: análise de dados; comunicação; criatividade.

Finanças

A área de Finanças desempenha um papel importante no controle de custos de uma empresa, mas também é responsável pela análise de investimentos e expansão de negócios.

  • Cargos em destaque: Diretor de Finanças; Gerente de FP&A (planejamento e análise financeira); Controlador de Negócios.
  • O que os profissionais mais valorizam: autonomia; excelente remuneração e benefícios; trabalho desafiador e interessante.
  • Diferenciais para se destacar no mercado: capacidade analítica; visão estratégica; flexibilidade.

Recursos Humanos

Manter o time motivado, reter os melhores talentos e potencializar os resultados são algumas das atribuições de um profissional na área de recursos humanos.

  • Cargos em destaque: Diretor de Recursos Humanos; Gestor de RH; Chefe de Aquisição de Talentos.
  • O que os profissionais mais valorizam: inspirar colegas e cultura; autonomia; gestão aberta e eficaz.
  • Diferenciais para se destacar no mercado: produtividade; negociação; comunicação.