Corretor dando chaves de casa nova e aperto de mão com o cliente
A ABAC registou um aumento de 18% no numero de adesões a novas cotas de Consórcio entre o período de janeiro e setembro de 2018 e o mesmo período de 2019| Foto: Roman Samborskyi/SutterStock
  • Por Consórcio Servopa
  • 20/11/2019 10:31

Um dos principais objetivos de quem reserva parte de seus rendimentos para investir, a independência financeira pode chegar mais cedo e de forma mais simples do que o esperado. Isto porque construir um patrimônio, que ainda gere rendimentos mensais, é uma das vocações do consórcio, uma modalidade de compra de crédito em grupos.

Neste modelo, o investidor passa a pagar parceladamente, sem juros, bens como automóveis e imóveis afim de conquistar uma carta de crédito, no valor total do bem.  Neste período, ele também pode ser contemplado com o sorteio mensal da carta de crédito ou oferecer lances por ela, antecipando os valores totais para compra.

É neste momento que o consumidor pode virar um investidor a longo prazo. É o que defende o supervisor do Consórcio Servopa, Flávio Farias. O tradicional consórcio, fundado em 1966, possui atualmente mais de 55 mil consorciados, destacando-se entre uma das 10 maiores empresas brasileiras deste ramo. “Trabalhamos para conquistar a independência financeira ao longo vida e com muito planejamento financeiro. Esta ideia casa muito bem com a proposta do consórcio”, explica Farias. “Sabemos que no mercado temos diversas ofertas de investimentos, que acabam privilegiando a formação de um patrimônio a longo prazo ou a retirada mensal de proventos. Com o consórcio não é preciso escolher um ou outro. Isto porque o consórcio imobiliário permite a construção de uma carteira que pode remunerar o investidor através da locação”, resume.

Em suma, a vantagem ocorre desta forma: ao adquirir uma carta de consórcio, o cliente investidor pode escolher pagar o bem mensalmente em parcelas. Com a contemplação da carta de crédito, seja por sorteio ou por lance, o consorciado adquire um imóvel e o coloca para locação. “Ele está adquirindo um imóvel, mas quem vai pagar a parcela do imóvel é o futuro inquilino”, explica o supervisor do Consórcio Servopa. “Com o pagamento do aluguel é possível também investir em uma nova carta de consórcio, repetindo essa operação ao longo dos anos, investindo, acumulando capital e formando um patrimônio que também vai prover retiradas mensais de renda com aluguel. É um formato bem forte e consolidado. Vemos diariamente os clientes do Consórcio Servopa construindo dessa forma sua independência financeira”, arremata.

Segundo a ABAC, Houve um aumento nas vendas de novas cotas de consórcio para aquisição de imóveis de 18% comparando o período de janeiro a setembro 2018 e 2019
Segundo a ABAC, Houve um aumento nas vendas de novas cotas de consórcio para aquisição de imóveis de 18% comparando o período de janeiro a setembro 2018 e 2019| Divulgação/ Consórcio Servopa/ ABAC

Considerado uma alternativa aos investimentos em renda fixa, a venda de novas cotas de consórcio para aquisição de casas, apartamentos e terrenos cresceu mais de 18% entre janeiro e setembro de 2019, se comparado ao mesmo período de 2018. O dado é da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), instituição que também apontou que o valor do tíquete mensal das cotas subiu mais de 9% neste mesmo período, superando os R$ 153 mil. Esses resultados são explicados em parte pelo corte nas taxas de juro básico, que está levando a Selic próxima aos 5% e com projeção de queda ainda maior nos próximos meses, reduzindo assim a atratividade de investimentos tradicionais como a Caderneta de Poupança, fundos de Renda Fixa ou títulos do Tesouro Direto.