Passo a passo de como usar sua carta de consórcio
Passo a passo de como usar sua carta de consórcio| Foto: ShutterStock
  • Por Consórcio Servopa
  • 26/11/2019 00:01

Para adquirir sua primeira carta de consórcio em poucos minutos basta acessar o portal online do Consórcio Servopa, procurar uma das sete lojas da marca ou um de seus quase 500 representantes. Igualmente simples é usar o crédito disponível caso seja contemplado através de um sorteio ou dando um lance para arrematar esse valor, dentro de seu grupo. O gerente administrativo do Consórcio Servopa, Mário Munhoz explica o passo a passo de com utilizar esse crédito:

Para comprar um automóvel

Através do consórcio é possível adquirir automóveis novos ou seminovos, em prazos de até 100 meses. “O que muitas pessoas não sabem é que a carta de crédito pode ser usada para comprar carros tanto em lojas como com particulares”, comenta o Munhoz.  Para qualquer uma dessas aquisições é necessário no momento da contemplação, que o consorciado esteja com as parcelas em dia e passe por uma validação de cadastro, mostrando que tem possibilidade financeira de arcar com as demais parcelas.

“A próxima etapa é trazer o veículo até a loja ou representante Servopa, caso a compra esteja sendo feita de um particular. É aqui que fazemos uma avaliação de valor de mercado do bem”, continua o gerente. “Lembrando que o valor de um carro seminovo, por exemplo, pode ser menor do que o valor total do crédito. Neste caso o cliente pode utilizar a carta para adquirir um segundo veículo durante o período de duração do grupo”.

Adquirindo um imóvel

O processo para utilização do crédito na compra de imóveis é muito semelhante ao dos automóveis. Após a validação de cadastro, o valor pode ser aplicado para a compra de imóveis novos e seminovos. “Também é possível quitar financiamentos, comprar imóveis comerciais ou terrenos, inclusive rurais”, complementa Munhoz.

O gerente administrativo do Consórcio Servopa também chama atenção para a possibilidade do uso do FGTS para oferta de lances dentro do grupo de crédito. “Se a carta será usada para adquirir um imóvel que esteja de acordo com as regras da Caixa Econômica Federal para o uso do Fundo de Garantia, que basicamente resume-se a ser o primeiro imóvel e para uso residencial, este valor pode ser usado como lance”, detalha o especialista.

A carta de crédito, no entanto não pode ser usada para a compra de imóveis na planta.

Reformando ou construindo

Engana-se quem imagina que o consórcio serve apenas para comprar um bem. Ele também pode ser usado para fazer melhorias ou construir. Nesta modalidade, o crédito vai sendo liberado na conta dos consorciados de acordo com um cronograma de obras. “A construção é dividida em fases e o consorciado nos apresenta um orçamento para cada uma delas. Através de notas fiscais, vamos liberando os valores aos poucos, sempre resguardando um valor final para a regularização da documentação”. Para reformas, também é necessária a apresentação de um cronograma, no entanto a liberação do crédito é feita conforme o cronograma apresentado respeitando o teto de 30% do valor total do bem.