Sem juros, nem burocracia: consórcio ajuda a pavimentar estrada rumo ao primeiro carro.
Sem juros, nem burocracia: consórcio ajuda a pavimentar estrada rumo ao primeiro carro.| Foto: Shutterstock
  • Por Consórcio Servopa
  • 10/08/2021 17:11

Depois de finalmente conquistar a carteira de habilitação, vem o sonho de colocar os novos conhecimentos em prática e explorar o mundo — seja de carro ou de moto. No entanto, poucas pessoas têm dinheiro o suficiente na conta bancária para concretizar o projeto, e olhar para as intermináveis parcelas de um financiamento tradicional pode ser um pouco assustador.

Para quem está nessa situação, a melhor saída é o consórcio, uma solução mais barata, menos burocrática e sem juros para investir no primeiro carro.

Consórcio ou financiamento?

O financiamento de carro ainda é a opção mais popular para várias pessoas. Contudo, a grande desvantagem desse tipo de operação são os juros, que levam o contratante a investir um valor que, em muitos casos, seria o equivalente a comprar um segundo veículo.

Os consórcios de veículos não possuem juros, apenas taxas administrativas fixas pré-definidas em contrato. Além disso, não é necessário oferecer nenhum tipo de entrada, comprovar renda ou ter o nome limpo. É só escolher o plano e começar a pagar.

Mas afinal, o que é um consórcio?

Os consórcios funcionam como uma espécie de poupança em associação, em que um grupo de pessoas que compartilham um objetivo (no caso, comprar um carro) divide o valor de um documento financeiro chamado de carta de crédito. As cartas de crédito, uma vez contempladas, possibilitam que os cotistas realizem compras à vista.

Como resgatar o prêmio?

Para sair pilotando o carro dos sonhos adquirido num consórcio, existem algumas possibilidades. A primeira delas é, claro, pagar todas as parcelas acordadas em contrato. Mas além disso, também é possível contar com os sorteios e sistemas de lances.

Os consórcios são divididos em grupos. Na categoria de sorteios, uma vez ao mês, alguém do grupo é sorteado para receber o objetivo discriminado na carta de crédito. Dependendo do tipo de consórcio, é possível que haja mais de um contemplado por mês.

Já os lances não exigem sorte. O funcionamento se desenrola de forma similar ao de um leilão. Mensalmente, os cotistas podem ofertar um lance, equivalente a um percentual do valor total da carta de crédito. Quem der a maior oferta, leva.

Onde contratar um consórcio em Curitiba?

Se você está buscando por uma seguradora confiável para te ajudar a realizar o projeto do primeiro carro, precisa conhecer o Consórcio Servopa, que tem cinquenta anos de atuação e mais de 250 mil cartas de crédito já contempladas em todo o país, desde 1966.

Filiada à Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, a empresa é uma das instituições mais confiáveis do setor para te ajudar a poupar dinheiro e realizar aquele sonho que hoje parece tão distante.

Acesse e conheça as modalidades do Consórcio Servopa.