Construtora Laguna é a primeira do país a integrar o WELL Portfolio
| Foto:
  • Por Construtora Laguna
  • 24/02/2021 18:31

Com 13 empreendimentos e 24 anos de atuação, a Construtora Laguna é a primeira e única representante do país a fazer parte do “WELL Portfolio”, um seleto grupo com apenas 30 empresas de todo o mundo, comprometidas em desenvolver projetos que promovam qualidade de vida e bem-estar aos consumidores e comunidade.

O WELL é considerado o primeiro certificado focado exclusivamente na saúde. Ele está baseado em 10 categorias relacionadas a essa área no ambiente construído: ar, água, nutrição, luz, movimento, conforto térmico, som, materiais, mente e comunidade.

Oferecida pelo International Well Building Institute (IWBI), a certificação foi lançada em 2015, após sete anos de análise. Seu desenvolvimento passou por pontos importantes, como evidências científicas de estudos promovidos por entidades médicas, científicas e da área de engenharia. Elas confirmam que o ambiente com características adequadas e saudáveis contribuiu de forma plena para o bem-estar, conforto, aumento de produtividade, melhora da satisfação e até a felicidade dos ocupantes. Além disso, influenciam diretamente nos efeitos psicológicos, frequentemente causados por ambientes cujas rotinas possuem alto nível de stress, como é o caso das edificações hospitalares.

“Há anos trabalhamos para a promoção do bem-estar dos nossos clientes. Por isso, a conquista do WELL Portfolio é uma enorme satisfação. Assumimos o compromisso de certificar todos os nossos projetos com o selo WELL, além da certificação de sustentabilidade”, conta André Marin, diretor de incorporação da Laguna. Ele reforça que a busca não está na certificação em si, mas nos benefícios e no retorno clientes, comunidade e meio ambiente.

WELL Portfolio na prática

O estudo “National Human Activity Pattern Survey”, realizado pela Berkeley Lab Energy, aponta que passamos, em média, 90% do tempo de nossas vidas em ambientes construídos. Enquanto a análise científica e a conscientização da saúde aumentam, arquitetos, engenheiros e designers passam a olhar a importância de colocar as pessoas no centro do processo de cada projeto.

Um espaço com certificado WELL pode melhorar a alimentação, humor, padrões de sono e desempenho dos seus ocupantes. Veja de que forma:

  • O WELL estabelece critérios para garantir que a água sempre estará livre de contaminantes e com bom sabor.  Os edifícios WELL tem bebedouros instalados com até 30 metros das pessoas.
  • A luz do sol – que regula o relógio biológico, também chamado de “ciclo circadiano” –   é abundante em edifícios WELL. Eles são projetados, ainda, para garantir que a iluminação artificial seja certa para cada espaço e atividade. Isso é fundamental para trabalhar, estudar, ler e assistir TV de forma confortável. 
  • O projeto de um edifício WELL considera cuidadosamente o estímulo ao movimento e atividades físicas no seu design. 
  • O sistema de ar condicionado tem que ser capaz de regular a temperatura no ambiente, mas o ocupante tem que estar no controle.  Cada pessoa tem um gosto, e conforto é ser capaz de atender as demandas individualmente.

O processo de certificação considera um total de cinco etapas: registro, documentação, verificação de desempenho, certificação, e recertificação.

Hoje, a Laguna é empresa do setor imobiliário com maior número de projetos sustentáveis certificados na região sul, e foi pioneira no país a obter a pré-certificação LEED Gold em um empreendimento residencial. “Além de atender a demanda por qualidade de vida, saúde e produtividade dos usuários aliada à sustentabilidade ambiental dentro dos espaços construídos, a certificação WELL é uma ferramenta complementar a Certificação Internacional LEED”, completa Marin.